"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Os 25 anos de Roque Santeiro



Na época eu tinha três anos de idade. Assim que foi reprisada, em 2000, eu, agora com 18 anos, não perdia um capítulo

A Rede Globo e a Som Livre lançam em DVD a novela de grande sucesso da TV que completa 1/4 de século:"Roque Santeiro", escrita por Dias Gomes (Alfredo de Freitas Dias Gomes Salvador, Bahia, 19 de outubro de 1922 — São Paulo, 18 de maio de 1999) e Aguinaldo Silva (Carpina, Pernambuco, 7 de junho de 1944). O produto é um box com 16 (dezesseis???) DVD's com 209 capítulos (só imagino quanto custa esse troço!). "Roque Santeiro" é a primeira novela da história brasileira a ser lançada em DVD.


http://www.youtube.com/watch?v=A67MW0jY9AY


A História

Roque Santeiro é uma das melhores novelas já produzidas pela teledramaturgia brasileira. Lançada pela TV Globo em 1985, a obra conseguiu manter uma média de audiência de 74 pontos, um feito inédito na historia da televisão nacional. (Lojas Americanas)

Pra comemorar os 10 anos da TV Globo, em 1975, Dias Gomes escreveu "A Saga de Roque Santeiro e a Incrível História da Viúva que Foi Sem Nunca Ter Sido!", com a intenção de inovar o gênero. A novela já tinha 30 capítulos gravados, porém, na noite de estréia, a Rede Globo recebeu ofício do governo federal censurando a telenovela. A Censura Federal justificou que a novela "contem ofensa à moral, à ordem pública e aos bons costumes, bem como achincalhe (ofensa, humilhação) à Igreja"

Dez anos depois, agora com os ares liberais da Nova República e com o governo civil de José Sarney (José Sarney de Araújo Costa,Pinheiro, Maranhão, 24 de abril de 1930) ,o remake de "Roque Santeiro" estreou no dia 24 de junho de 1985 no horário das 20 horas, substituindo a polêmica novela "Corpo a Corpo" de Gilberto Braga (Gilberto Tumscitz Braga, Rio de Janeiro, 1 de novembro de 1946) e alcançando 74 pontos (!) de audiência.

Teve no elenco José Wilker, Regina Duarte, Lima Duarte, Armando Bógus, Ary Fontoura, Lucinha Lins, Fábio Junior (recentemente conhecido por ser pai de Cléo Pires e Felipe Fiuk) e Arnaud Rodrigues.


Sinopse

A trama se passa na cidade fictícia de Asa Branca, em algum lugar do nordeste há 17 anos. O coroinha Luiz Roque Duarte, conhecido como Roque Santeiro por conta de sua habilidade em modelar santos, morreu ao se defender dos homens do bandido Navalhada, logo após seu misterioso casamento com a desconhecida Porcina. Santificado pelo povo, que lhe atribui milagres, tornou-se um mito e fez prosperar a cidade ao redor da sua historia de heroísmo. Só que Roque não está morto e volta a cidade, ameaçando pôr um fim ao mito. Sua presença leva ao desespero o padre Hipólito, o prefeito Florindo Abelha e o comerciante Zé das Medalhas, principal explorador do sano. Mas o maior prejudicado é Sinhozinho Malta, o todo-poderoso fazendeiro do lugar, que vê ameaçado o seu romance com a viúva Porcina, que nunca foi casada com Roque e sempre viveu à sombra de uma mentira articulada por Malta. A coleção Roque Santeiro é um compacto de 16 DVDs que conta o começo, o meio e o fim das historias dessa grande obra!



Trilha Sonora

A trilha sonora volume I foi remasterizada e lançada em CD em 2001, pela Som Livre, de modo que as faixas Verdades e Mentiras de Sá & Guarabira e Vitoriosa de Ivan Lins, do segundo volume, também foram inclusas no CD. Já a faixa "A Outra", de Simone, foi excluída, sem saber por que. Inclusive, as faixas e o crédito do LP original de 1985 foram ditas aqui no meu blog no ano passado (clique aqui). A trilha foi uma das mais vendidas no Brasil.
Prêmios:

Troféu APCA (1985):
Melhor Novela
Melhor Atriz - Regina Duarte (personagem Viúva Porcina)
Melhor Ator - Lima Duarte (personagem Sinhozinho Malta)
Revelação Feminina - Cláudia Raia (personagem Ninon)
Melhor Texto de Novela - Dias Gomes e Aguinaldo Silva

Troféu Imprensa (1985):
Melhor Novela
Melhor Atriz - Regina Duarte
Melhor Ator - Lima Duarte
Revelação do Ano - Cláudia Raia (empate com a cantora Tetê Espindola)




Roque Santeiro

Novela de Dias Gomes

Escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva
Colaboração de Marcílio Moraes e Joaquim Assis
Direção de Gonzaga Blota, Marcos Paulo, Jayme Monjardim e Paulo Ubiratan

Elenco

José Wilker (Roque Santeiro / Luis Roque Duarte)
Regina Duarte (Viúva Porcina)
Lima Duarte (Sinhozinho Malta)
Fábio Júnior (Roberto Mathias)
Armando Bógus (Zé das Medalhas)
Ary Fontoura (Florindo Abelha)
Yoná Magalhães (Matilde)
Eloísa Mafalda (dona Pombinha)
Lucinha Lins (Mocinha Abelha)



Chamada de estréia de "Roque Santeiro" (1985)


Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil