Finalmente chegou o tão aguardado CD "Canto do Leo" de Leo Russo. Quem mora no Rio de Janeiro, está nas melhores lojas. Quem é de fora, faça encomendas pelo email : cantodoleo.compreseucd@gmail.com. O álbum na íntegra estará nas plataformas digitais no 6 de outubro. No vídeo abaixo no qual ele conversa com fãs no Facebook, Leo faz uma pequena amostra do álbum e faz uma discussão bem bacana sobre a preferência entre o disco no formato físico ou formato digital.
A cantora Karinah já deu à luz os gêmeos Lilian e Gerd. Em sua conta no Facebook (www.facebook.com/eukarinah), a cantora paranaense radicada em Santa Catarina e esposa do empresário Diether Werninghaus compartilhou sua emoção com os fãs na sua página no Facebook: "Sou mais forte do que eu pensava. Muito mais feliz do que eu jamais sonhei ser! Foram meses no ventre e no coração pelo resto da vida. Bem vindos meus amorinhos Lilian e Gerd".
Felicidades aos pais Karinah e Diether e muita saúde aos bebês!
Durante a gestação, Karinah estava trabalhando em seu terceiro álbum, como mostra a primeira foto acima. Mas enquanto ele não sai, ouça o primeiro álbum da cantora no Spotify, "Você Merece Samba", gravado em 2012: https://open.spotify.com/album/5ml6iEziNNWt1ogrVm2tEf
São meus colegas mais novos de sacerdócio (sobre Padre Marcelo Rossi e Padre Fábio de Melo) e fazem um grande bem cada um do seu jeito e com o seu talento.
Recentemente os dois contaram para o público ( são milhões de seguidores) as suas dores de alma.
Creio que acharam honesto expor seu sofrimento porque muita gente sofre semelhantes dores. Portanto foram testemunhos não de glória, mas de sofrimento!
Como sempre, há quem reaja a favor, contra, ou como quem sabe a resposta que nem os doutores em psicologia ou teologia não sabem o suficiente.
Mas como gosto deles, digo que arriscaram. Imagino que sabiam o que faziam. Lido com mídia e comunicação há 45 anos. Dei aulas por 32 anos. E sei que contar suas dores pela TV ou pelas redes, é como deixar examinar o coração e os rins por curiosos que não estudaram medicina.
Imagino que sabiam das consequências. Nossa igreja criou o confessionário e os psicólogos e psiquiatras montam consultórios para que curiosos não opinem sobre as dores da alma .
Mas discordo frontalmente dos que disseram que as dores dos dois jovens sacerdotes foi falta de oração e de fé. Deveriam ler (Rei) Davi, (profeta) Jeremias, (Santa) Tereza de Avila (ou Santa Teresa de Jesus), (São) João da Cruz e de muitos santos que oravam muito e serviram o povo, mas passaram pela noite escura da alma.
O fato de eu não ter passado por esta escuridão não me faz nem mais sábio, nem melhor do que os que sofrem esta angústia !
Oremos por todos nossos amigos que tem dores de alma! Elas existem!"
No post anterior, eu falei sobre o Setembro Amarelo, a campanha de prevenção contra o suicídio (clique aqui). E a raiz do suicídio é a depressão. É com esse texto do Padre Zezinho que começo este post. Aqui o sacerdote não só diz que os jovens padres foram corajosos em confessar publicamente que enfrentam distúrbios emocionais, mas também cita exemplos para negar que depressão é como muitos que nunca passaram por isso dizem impensavelmente ("frescura", "covardia", "falta de Deus", etc.). Contudo, embora ele nunca tenha sofrido esse distúrbio, Padre Zezinho não se envaideceu. Muito pelo contrário: pede aos outros que rezam por aqueles que sofrem.
Depressão é uma doença que acontece com qualquer um, não escolhe credo, espiritualidade ou classe social. Ela é muito mais que uma simples tristeza. "Atinge diversas áreas químicas do cérebro. Os neurotransmissores é uma grande parte atingida daquelas pessoas que desenvolvem essa doença". (site Saúde Mental).
Este mesmo site explica que alguns sintomas que podem ser detectados são ansiedade, angustia, falta de interesse social, desanimo, humor depreciativo, sentimentos de medo e indecisão. A depressão poderá também ter sintomas físicos, como: Dores de barriga, má digestão, azia, flatulência, diarreia, dores de cabeça, e outras dores sem qualquer explicação cientifica.
Para saber mais sobre depressão e como reagir diante de quem tem essa dor, recomendo que visitem os sites a seguir:
SITE M DE MULHER - "Coisas que nunca devemos dizer para uma pessoa com depressão"
Frases como "durma bem e amanhã não terá mais depressão", "foque só na parte feliz da vida" e "tem gente com situação bem pior que você no mundo", mesmo cheias de boas intenções, mais atrapalham do que ajudam. Leia e saiba por quê.
Já que estamos no mês de setembro, neste post eu vou falar de um assunto que realmente me sensibiliza e muito: o suicídio. Foi pensando neste assunto que criaram o "Setembro Amarelo".
"Setembro Amarelo" é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro desde 2015 [devido ao dia mundial de prevenção ao suicídio, 10 de setembro] por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações. (site Setembro Amarelo: http://www.setembroamarelo.org.br/ ). Outro objetivo do Setembro Amarelo é quebrar o tabu e o preconceito que existem envolvendo o suicídio.
No Brasil, a cada 45 minutos, uma pessoa comete o suicídio, ou seja, diariamente são cerca de 32 casos no país. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa a oitava posição no ranking de países com maior incidência de suicídios, ultrapassando o número de 12 mil casos anuais. 90% desses casos podem ser evitados. São vários os motivos que podem levar alguém ao suicídio, tais como doença mental (ou depressão), abuso de álcool e drogas, bullying, desestrutura familiar, perdas recentes, abusos e maus-tratos, fatores genéticos, cobranças sociais, desemprego, fracasso amoroso, doenças, falência financeira, culpa, remorso, ansiedade, medo, fracasso, humilhação, religião, cultura, ambiente, etc.
Nunca subestime os sintomas de depressão. Se você sofre de depressão, peça ajuda e impeça que ela (depressão) se transforme em tendência suicida. Se você tem alguém mais próximo que sofre de depressão, ajude-o, porém nada de julgamentos ou condenações. Recomendo que leia a reportagem do site "Justificando" do portal Carta Capital (o link está no final deste post)
O quadro a seguir foi exibido através da fanpage humorística Artes Depressão no Facebook que deu trégua nas piadas com pinturas para falar sério (clique na imagem para visualizar melhor) sobre o suicídio. Outra coisa interessante que devemos ler para quebrar o tabu e o preconceito.
Em dezembro do ano passado, a assessoria do cantor já confirmou que o filme será rodado em breve.
A vida de Roberto Carlos vai virar cinebiografia autorizada. O projeto terá a direção de Bruno Silveira e o roteiro de Nelson Motta (de "Dois Filhos de Francisco", 2005) e Patrícia Andrade. Segundo informações do Lauro Jardim do Jornal O Globo, o filme mostrará o acidente na sua infância que lhe custou uma perna e contará com cenas de sexo. "Ainda segundo a publicação, tudo será mostrado em detalhes, e a partir da perspectiva do próprio Roberto." (TV Foco)
Eu soube através do Blog "Clara Nunes Voz de Ouro" do Márcio Guima e Neide Pessoa que vai estrear o documentário "Clara Estrela - Uma História Em Primeira Pessoa".
"CLARA ESTRELA é um documentário sobre Clara Nunes (1942-1983), cantora que sintetiza com elegância o caldeirão cultural brasileiro, mestiço, agregador e sincrético. O filme narra, apenas em primeira pessoa, através de entrevistas em diversos programas de TV e rádio, a trajetória da cantora que conquistou o Brasil e vários países do mundo. Além do minucioso trabalho de pesquisa audiovisual, o documentário traz ao público a oportunidade de ouvir as entrevistas de mídia impressa através da narração da atriz Dira Paes. Os depoimentos são entrecortados por imagens oníricas que traduzem o universo místico de Clara, suas raízes e alegria de viver tão marcantes em suas canções. O filme traz para o espectador a chance de relembrar os sucessos e a trajetória da artista e a possibilidade de conhecer um pouco mais de uma personagem que, mesmo passados mais de trinta anos de sua morte, permanece em lugar de destaque na história da música popular brasileira." - fanpage Clara Estrela - o Filme
Mais informações na mesma fanpage do filme
Em sentido horário: Fachada do Atlântico Shopping, Rodovia Osvaldo Reis, Rua José Gall (aqui em Itajaí) e Rua 3780.
Eu me lembro com saudade o tempo que passou...
Hoje faz um ano que Roberto Carlos fez seu show aqui na cidade ao lado, Balneário Camboriú, na casa de shows Music Park BC. Sem falar que ainda esta noite sonhei com esse show 😁. Mas para relembrar, veja no link abaixo as postagens feitas semanas antes da vinda do rei da música brasileira no litoral catarinense.
"Eu quero segurar na mão dos Beatles!" Fãs em ritmo de aventura no hotel do quarteto britânico.
Recentemente eu vi e ri um monte com esse filme que, no Brasil, foi um dos clássicos da Sessão da Tarde da Rede Globo: "Febre de Juventude" ("I Wanna Hold Your Hand", Universal Pictures, 1978) que conta a história de seis adolescentes de Maplewood, Nova Jersey, dois rapazes e quatro moças, que fazem loucuras e outros absurdos para se aproximarem de seus ídolos, os Beatles, por ocasião da vinda da banda inglesa para a sua primeira apresentação antológica nos Estados Unidos no programa de TV do Ed Sullivan (1901-1974). Essa atração quebrou o recorde de audiência na noite de 9 de fevereiro de 1964. Por um lado, é uma comédia que consegue mesmo arrancar gargalhadas usando a beatlemania na América como o tema. Por outro, o psicológico, o filme acenderia a discussão sobre a extrema admiração de adolescentes por seus ídolos.
A primeira vez que eu tinha visto esse filme foi quando eu tinha 13 anos, em 1995, na Sessão da Tarde, claro. Eu lembro porque foi logo depois de eu ter acabado de conhecer parcialmente sobre Jovem Guarda e os três filmes de Roberto Carlos. Eu já estava no auge do meu fascínio por anos 60 e por Roberto Carlos.
Cabe mais um aí?
O sexteto era formado por Grace Corrigan (Theresa Saldana, 1954-2016 / dublada por Vera Miranda, 1939-2008), aspirante a fotógrafa que anseia em tirar fotos exclusivas dos Beatles e consegue o jeito de ela e suas amigas entrarem no hotel luxuoso em Nova Iorque onde a banda se hospedaria, Rosie Petrofsky (Wendie Jo Sperber, 1958-2005 / dublada por Marisa Leal), a mais fanática de todas, especialmente pelo Paul McCartney que no meio dessa aventura toda conhece Richard "Ringo" Kalus (Eddie Deezen / dublado por Nizo Neto), um beatlemaníaco fora do normal que conseguiu se alojar clandestinamente em um quarto no hotel, Pam Mitchell (Nancy Allen / dublada por Fátima Mourão), a mais tímida que menos sabia dos Beatles, mas que teve a grande sorte de entrar no quarto deles e termina o seu noivado por causa dos ídolos (???), Tony Smerko (Bobby Di Cicco / dublado por Élcio Romar), o absoluto depreciador (ou hater, como se diz hoje em dia) dos Beatles que tem uma aparência física semelhante à de Paul McCartney e fica bastante irritado quando as fãs o comparam com ele, Janis Goldman (Susan Kendall Newman / dublada por Maria Helena Pader), outra que odeia o quarteto e tenta provar que ele não passa de um grupo comercial e alienador, e Larry Dubois (Marc McClure / dublado por Cleonir dos Santos, 1944-1998), filho de agente funeral que se disfarça de chofer para dirigir a limousine de seu pai para conduzir a turma até o hotel dos Beatles.
"Boicotem os Beatles!", protesta Janis Goldman, personagem de Susan Kendall Newman, filha de Paul Newman (1925-2008).
Os rapazes (da esquerda para direita) Tony Smerko (Bobby Di Cicco) e Richard "Ringo" Kalus (Eddie Deezen) e as meninas (da esquerda para direita) Grace Corrigan (Theresa Saldana / dublada por Vera Miranda), Pam Mitchell (Nancy Allen) e Rosie Petrofsky (Wendie Jo Sperber).
Logo no começo do filme, após o apresentador Ed Sullivan (vivido por Will Jordan / dublado por Orlando Drummond) anunciar a apresentação dos fab-four, somos brindados com as imagens originais da própria banda chegando ao aeroporto John F. Kennedy (JFK) em Queens, um dos distritos de Nova Iorque, Estados Unidos e sendo recebida por milhares de fãs americanos. Como fundo musical, a canção-título original do filme, "I Want To Hold Your Hand" (de John Lennon e Paul McCartney, 1963) que em português quer dizer "quero segurar em sua mão". Este clássico foi a primeira gravação dos Beatles em quatro canais, o que fez com que George Martin (1926-2016) produzisse uma mixagem melhor do estéreo, entre outras melhorias sonoras impossíveis nas gravações anteriores em dois canais. (fonte: O Baú do Edu). "Escuta só, é estéreo!" disse a personagem Rosie Petrofsky, com o radinho de pilha na mão, para a Pam Mitchell enquanto entravam em uma loja de discos lotada de fãs loucas comprando o LP "Meet The Beatles" (Capitol Records/Parlophone/EMI Music, hoje Universal Music, 1964), o primeiro álbum oficial da banda nos Estados Unidos lançado em janeiro de 1964 pela gravadora americana Capitol Records, subsidiária da EMI (hoje Universal Music), em parceria com a gravadora britânica Parlophone Rcecords*, esta também da EMI na época. As cópias saíam feito pão quente do estabelecimento!
Na versão dublada do filme, na cena em que a turma chega de carro em meio a uma montoeira de fãs reunidos em frente ao hotel, repare que o coro da multidão está no áudio original: "We want the Beatles! We want the Beatles", ou seja, "Queremos os Beatles! Queremos os Beatles!"
Outro detalhe que eu vi. Quase no final do filme, durante os intervalos comerciais do histórico programa do Ed Sullivan, lá nos bastidores, os operadores de GC (gerador de caracteres) que ainda não sabiam quem era quem dos Beatles, revisavam para inserirem ao vídeo os nomes dos integrantes da banda para identificá-los um por um e ao chegarem a vez do close em John, o John Lennon (1940-1980), debaixo do nome anunciariam entre parêntesis: "sorry, girls, he's married", ou seja, "sinto muito, garotas, ele é casado". Na época, com Cynthia Powell Lennon (1939-2015) com quem teve o filho Julian Lennon, nascido em 8 de abril de 1963. Quem assistiu ao filme "The Wonders - O Sonho Não Acabou" ("That Thing You Do", Twentieth Century Fox, 1996), outro clássico da Sessão da Tarde que também retratava a década de 1960, viu uma cena que foi inspirada nessa ideia. Durante a apresentação da banda fictícia The Wonders no programa de TV à Ed Sullivan Show, ao identificarem o vocalista, um alerta às fãs: "careful, girls, he's engaged!" ("cuidado, garotas, ele está comprometido!").
"Febre de Juventude" foi dirigido por Robert Zemeckis, o mesmo da franquia oitentista "De Volta Para o Futuro" ("Back To The Future", Universal Pictures) e produzido por Steven Spielberg. Diversão pura! Não paro de assistir!
*A partir de 2013, a gravadora Parlophone Records passou a ser subsidiária da Warner Music que não possui na transação o Catálogo dos Beatles que ficou com a Universal Music.
Finalmente as novidades do Leo Russo! Essa semana o cantor anunciou em sua página no Facebook que seu segundo álbum já está na fábrica! Segundo a fanpage Leo Russo Fã Clube, o CD foi produzido pelo próprio Leo e a escolha de repertório é dele em parceria com Cecília Rabello, filha do Paulinho da Viola. A direção musical e arranjos do álbum ficaram por conta de Cristóvão Bastos. Nesta mesma postagem, a fanpage divulgou a lista das dez músicas do álbum. Confira!!!
1. Manhã de Primavera (Cristiano Fagundes)
2. Pôster (Evaldo Gouveia/ Paulo César Pinheiro)
3. Razão e Emoção (Vadinho/Renato Barros)
4. Sim Ou Não (Leo Russo)
5. Nada Mudou (Evaldo Gouveia/Fausto Nilo)
6. Somos Iguais (Evaldo Gouveia/Jair Amorim)
7. Olhos de Mar (Leo Russo)
8. Leva o Jornal (Leo Russo/Gisa Nogueira)
9. Dois Bombons e Uma Rosa (Aldir Blanc)
10. Meu Vício é Você (Adelino Moreira)
11. Preciso de Alguém (Evaldo Gouveia/Paulo César Pinheiro)
12. Olhos Teus (Leo Russo)
Em clima da vinda de Ivete Sangalo à Santa Catarina (hoje, 1 de setembro, em Florianópolis e amanhã em Blumenau. Não irei em nenhum dos dois, infelizmente), um post do belo videoclipe de seu mais recente sucesso, "À Vontade" que foi publicado no primeiro domingo de agosto (dia 6). A música tem a participação do cantor Wesley Safadão.
Inspirado no filme "Grease - Nos Tempos da Brilhantina" ("Grease", Paramount Pictures, 1978), o vídeo foi gravado na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, com a direção de Giovanni Bianco, o brasileiro que já trabalhou com Madonna, e Henrique Sauer.
"À Vontade"
Escrita por Ivete Sangalo, Radamés Muniz Venâncio e Neilton Cerqueira Santos (Gigi)
Interpretada por Ivete Sangalo
Participação especial de Wesley Safadão*
(P) 2017 Universal Music Brasil
*Wesley Safadão, artista exclusivo da Som Livre.
Vai começar
A banda dando acordes de uma canção
Casais preparam pra entrar no salão
Anunciando que não dá pra parar
Ôôô, não para
Do lado daqui
Meu coração dispara só de te ver
E eu fingindo que você não está lá
Mas o balanço já começa a envolver
Ôô, não para
Acenou de lá, dei um tchau daqui
Sugerimos um bate papo
Vou me apaixonar, 'to ficando a fim
Só Deus sabe onde a noite vai dar
A gente fica à vontade
Se embala e começa a dançar
A dançar, iê
Essa onda, a gente se envolve
E começa a dançar
A dançar
A gente fica à vontade
Se embala e começa a dançar
A dançar, iê
Nessa onda, a gente se envolve
E começa a dançar
Muito prazer
Eu quero ver você mexer sem parar
Me aperte, vem colar seu rosto no meu
Segure firme então, comece a girar
E não para
Mais uma vez
Me envolva nos seus braços, quero sentir
O seu calor numa dança bem sensual
E se prepare eu vou querer outra vez
Ôô, não para
Eu já vi que essa noite é nossa
(Tudo é bom assim, quando é natural)
Quando a gente se atrai no salão
A gente fica à vontade
Se embala e começa a dançar
(A dançar, iê)
Nessa onda, a gente se envolve
E começa a dançar
A dançar
A gente fica à vontade
Se embala e começa a dançar
A dançar, iê
Nessa onda, a gente se envolve
E começa a dançar
Vem dançar
Vem dançar
Se apaixonar
Vem, vem dançar
Se apaixonar
Acenou de lá, dei um tchau daqui
Sugerimos um bate papo
Vou me apaixonar, 'to ficando a fim
Só Deus sabe onde a noite vai dar
A gente fica à vontade
Se embala e começa a dançar
A dançar, iê
Nessa onda, a gente se envolve
E começa a dançar
A dançar
A gente fica à vontade
Se embala e começa a dançar
A dançar, iê
Nessa onda, a gente se envolve
E começa a dançar
A gente começa a dançar
Vem, vem, vem dançar
(A dançar, iê)
Então, vem (vem, vem, vem dançar)
(A dançar, iê)