Postagem especial do dia das crianças
Uma curiosidade sobre a Turma da Mônica, minha turminha preferida: foi lançado o primeiro LP da trilha sonora dos personagens de Maurício de Sousa em 1971, com a orquestração bem bonita, bem trabalhada e digna de uma trilha sonora de filmes infantis de antigamente. Afinal, os arranjos são de ninguém menos que Hector Lagna Fietta (1913-1994), maestro argentino conhecido por produzir a trilha sonora de filmes do Mazzaropi (1912-1981).
"A Bandinha da Turma da Mônica" é um álbum infantil inspirado nos personagens da Turma Da Mônica criado pelo próprio cartunista Maurício de Sousa e pelo maestro Odmar Amaral "Gaó" Gurgel (1909-1992) em parceria com a letrista Wilma Camargo (1928-2011)*. Foi lançado no dia 1 de fevereiro de 1971 pela gravadora Fermata / RGE (hoje Som Livre) e relançado no dia 20 de agosto de 2013 com a colaboração da Inovashow e ONErpm no iTunes, junto a remasterização da Turbo Mastering em comemoração aos 50 Anos da Mônica. Os arranjos e regências são do músico argentino Hector Lagna Fietta e a produção é de Juvenal Fernandes.
*Wilma Porchat Bueno de Camargo foi cantora, compositora, atriz e maestrina. É mãe de Marion Camargo, cantora e dubladora que participou de vários álbuns do Padre Zezinho na década de 1970, e avó de Vanessa, ex-integrante do grupo infantil Trem da Alegria nos anos 1980, parceira de dupla musical romântica de Luan (Luan & Vanessa) com quem é casada e, com o marido, foi membro do grupo vocal católico Cantores de Deus criado pelo Padre Zezinho.
Cada faixa é uma caracterização de um personagem da turminha. A primeira e a mais famosa é "Mônica" que, com o tempo, o título foi mudando para "Sou a Mônica". As demais faixas também levam o nome do personagem: a "Magali" fala da sua famosa compulsão alimentar, "Cebolinha" com a sua dislalia, "Cascão" e a sua ablutofobia, o cãozinho "Bidu" e a "Tina", a personagem juvenil da turma que é uma hippie que luta pelos direitos da mulher. A "moda caipira" "Chico Bento" foi resgatada recentemente para a cena extra pós-créditos do filme "Turma da Mônica - Lições" (Biônica Filmes / Maurício de Sousa Produções / Paris Filmes / Paramount Pictures / Globo Filmes, 2021) como anúncio do lançamento do filme em live-action "Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa" que só aconteceria em 2025.
Criação
Com a popularização crescente da Turma da Mônica desde o lançamento da revista da Mônica em 1970 pela Editora Abril, o cartunista Maurício de Sousa aproveitou a vinda do famoso compositor brasileiro, Gaó Gurgel, que voltou dos Estados Unidos em 1945 e radicou-se em Mogi das Cruzes (SP) no início dos anos 1970, para iniciar uma parceria e, no mesmo ano, criaram a trilha sonora original. A melodia e arranjos, realizadas pelo compositor argentino Hector Lagna Fietta, foram introduzidas e a gravação das músicas foram desempenhadas pelos dubladores e cantores dos personagens naquela época, na sede da gravadora Fermata, Avenida Ipiranga, São Paulo. O álbum, lançado originalmente em 1971, também foi distribuído pela Turminha Peralta no ano seguinte.
"A Bandinha da Turma da Mônica"℗1971 Fermata do Brasil / RGE Discos, Rádio Gravações Especializadas
℗1972 (relançamento) Peralta / Fermata do Brasil / RGE Discos, Rádio Gravações Especializadas
℗2013 (relançamento digital) Inovashow
Produzido por Juvenal Fernandes
Arranjo e regência de Hector Lagna Fietta
Todas as músicas são da autoria de Maurício de Sousa, Gaó Gurgel e Wilma Camargo
1- "Mônica" ("Sou a Mônica")
2- "Bidu"
3- "Magali"
4- "Horácio"
5- "Cascão"
6- "Tina"
7- "Chico Bento"
8- "Cebolinha"
9- "Astronauta"
10- "Jotalhão"
11- "Piteco"
12- "Anjinho"
Ouça a playlist abaixo das faixas do disco: