Foto:Jeane Martins
Hoje fou falar de uma coisa ultrapassada, old-fashioned , mas que é uma das minhas paixões: o disco de vinil. É que essa semana recebi um bolo de LP's que era da minha madrinha que, ao fazer a limpa na casa, resolveu dar os vinis pra mim e recebi nesse domingo, 28 de março. Vi LP por LP e, caraca, descobri que ela tinha um bom gosto quendo o assunto é MPB e que tinha um bom dinheiro no bolso. É que, até 1979 ou 1980, quem tinha o toca-discos no Brasil era considerado rico, classe-média ou, simplesmente, bem de vida financeiramente. Meu pai conseguiu comprar um em 1983, quando eu tinha um aninho de idade, bem bebezinha, mesmo. E por isso citei alguns dos meus LP's preferidos. Alguns, eram da minha madrinha, outros dos meus, pais, outros eu tenho, não tenho ou são dificílimos de encontrar até em sebos.Pra facilitar quais são, pus em ordem alfabética por nome de artistas.
* Alcione - "Gostoso Veneno"
Discos Philips /PolyGram Discos (hoje Universal Music), 1979
Esse disco era da minha madrinha.E como a Marrom cantava tão bem nesse LP! É claro que até hoje ela canta bem, sim, mas na época ela chegava a alcançar notas mais altas. É só samba do início ao fim. E com grandes compositores:Nonato Buzar, o humorista Chico Anysio, Candeia, Darci da Mangueira, a dupla João Nogueira e Paulo César Pinheiro... só feras!
* Ataulfo Alves - "Ataulfo Alves e Seus Sucessos"
Discos Philips (hoje Universal Music), 1968
* Chico Buarque - "Meus Caros Amigos"
Discos Philips - Companhia Brasileira de Discos Phonogram (hoje Universal Music), 1976
* Clara Nunes - qualquer uma dentre 1966 e 1982
EMI - Odeon, Electrical and Musical Industries (hoje EMI Music)
* Elizeth Cardoso - "Canção do Amor Demais"
Festa, 1958 (relançado em CD pela gravadora Biscoito Fino)
* Fafá de Belém - "Água"
Discos Philips - Companhia Brasileira de Discos Phonogram (hoje Universal Music), 1977
* Fafá de Belém - "Banho de Cheiro"
Discos Philips - Companhia Brasileira de Discos Phonogram (hoje Universal Music), 1978
* Gilberto Gil - "Um Banda Um"
Warner Bros. Record - WEA Brasil (hoje Warner Music do Brasil), 1982
* João Gilberto - "Chega de Saudade"
Odeon (hoje EMI Music, Electrical and Musical Industries), 1959
* João Nogueira - "Espelho"
EMI-Odeon, Electrical and Musical Industries (hoje EMI Music)
* Martinho da Vila - "Martinho da Vila"
RCA Victor, Radio Corporation of America (hoje Sony Music Entertainment Brasil), 1969
Primeiro LP da carreira do Martinho da Vila, com os sucessos "Casa de Bamba", "O Pequeno Burguês", "Iaiá do Cais Dourado" e "Pra quê Dinheiro".
* Qualquer uma do Martinho da Vila na década de 70
RCA VIctor, Radio Corporation of America (hoje Sony Music Entertainment - Brasil)
* Martinho da Vila - "Festa da Raça
Discos CBS, Columbia Broadcasting System / Companhia Brasileira de Som (hoje Sony Music Entertainment Brasil), 1988
* Maysa - "Convite Pra Ouvir Maysa"
* Maysa - "Convite Pra Ouvir Maysa nº 2"
Comercial Fonográfico RGE, Rádio Gravações Especializadas Ltda., 1958
* Os Mutantes - "Os Mutantes"
Polydor / Discos Philips (hoje Universal Music), 1968
Os Mutantes são uma banda brasileira de rock psicodélico formada durante o Tropicalismo no ano de 1966, em São Paulo, por Arnaldo Baptista (baixo, teclado, vocais), Rita Lee (vocais) e Sérgio Dias (guitarra, baixo, vocais). Também participaram do grupo Liminha (baixista) e Dinho Leme (bateria).
A banda é considerada um dos principais grupos do rock brasileiro. Além do inovador uso de feedback, distorção e truques de estúdio de todos os tipos, os Mutantes foram os pioneiros na mescla do rock and roll com elementos musicais e temáticos brasileiros. Outra característica do grupo era a irreverência.(Wikipedia)
* Os Mutantes - "Os Mutantes"
Polydor / Discos Philips (hoje Universal Music), 1969
* Raul Seixas - "Krig-Ha, Bandolo!"
Discos Philips / Companhia Brasileira de Discos Phonogram (hoje Universal Music), 1973
Primeiro LP de Raul Seixas. O título faz referência a um grito de guerra de Tarzan que significa "Cuidado, aí vem o inimigo", conhecido à época nas revistas em quadrinhos da EBAL. (Wikipédia). A introdução do LP era a gravação caseira do menino Raul, aos 9 anos de idade, cantando "Good Rockin' Tonight".O disco era um álbum repleto de grandes sucessos como Mosca Na Sopa, Metamorfose Ambulante, Al Capone, Dentadura Postiça e Ouro De Tolo . O primeiro álbum de Raul em parceria com Paulo Coelho.
* Raul Seixas - "Gita"
Discos Philips / Companhia Brasileira de Discos Phonogram (hoje Universal Music), 1974
* Raul Seixas - "Há Dez Mil Anos Atrás"
Discos Philips / Companhia Brasileira de Discos Phonogram (hoje Universal Music), 1976
* Rildo Hora - "A Vez e a Hora de Rildo Hora"
Pouquíssima gente teve o privilégio de ouvir esse LP do Rildo Hora, gaitista e atual produtor de grandes nomes do samba, pois, infelizmente, o LP não foi bem distribuído. Inclusive eu até fiz um comentário nesse blog. Clique aqui , pois, se eu começar a falar sobre o disco, eu não paro mais. Rildo Hora e esse raríssimo LP de 1971 são tudo de bom!!
* Rita Lee & Tutti-Frutti - "Fruto Proibido"
Som Livre, 1975
Considerado o álbum solo mais importante de sua carreira, 'Fruto Proibido" foi gravado juntamente com a banda Tutti Frutti. À época, o LP vendeu 200 mil cópias, recorde de vendas para um disco de rock brasileiro. Dentre os principais sucessos do disco, estão "Esse Tal De Roque Enrow" (parceria com o futuro escritor Paulo Coelho), "Agora Só Falta Você" (parceria com Luís Sérgio) e "Ovelha Negra".
O LP foi eleito em uma lista da versão brasilieira da revista Rolling Stone como o 16º melhor disco brasileiro de todos os tempos.
* Rita Lee & Tutti-Frutti - "Arrombou a Festa / Corista de Rock"(compacto simples)
Som Livre, 1976
Eu também tinha comentado sobre a música aqui no blog. Clique aqui
* Rita Lee e Gilberto Gil - "Refestança"
Som Livre, 1977
Mais uma que era da minha madrinha. Coincidentemente, o compadre e grande amigo da Rita Lee, Gilberto Gil, na época também foi preso por porte de maconha, mas foi em Florianópolis, aqui em Santa Catarina. Depois que Gilberto Gil e Rita Lee, ou melhor, "Gilberto Lee e Rita Gil" responderam em liberdade, lançaram a turnê "Refestança". Era a fase dos "Res" criado pelo Gil através dos seus albuns anteriores, "Refazenda" e "Refavela", este que leva o nome de sua banda que, nesta turnê, se junta com a banda da Rita Lee, Tutti-Frutti. Nesse video abaixo exibido pelo Fantástico em 1977, a dupla canta "Refestança", com a backing vocal e amiga de Rita, Lucia Turnbull, uma dos músicos participantes citados na contracapa do LP. A parceria Rita Lee & Tutti-Frutti se desfez no mesmo ano.
* Roberto Carlos - Qualquer LP lançado entre 1963 e 1984
Discos CBS, Columbia Broadcasting System / Companhia Brasileira de Som (hoje Sony Music Entertainment Brasil)
Não só em LP's, mas também tenho em CD's os melhores antigões do Rei de 50 anos de carreira!!Amo muito o Roberto Carlos!!Roberto é mesmo o rei!!!Assim como Rita Lee, Os Mutantes, Raul seixas, João gilberto, Chico Buarque e Elizeth Cardoso, Roberto Carlos também teve alguns dos seus álbuns na lista dos 100 maiores discos da música brasileira da revista Rolling Stone do Brasil (pra ver o resto da lista, clique aqui) : "Jovem Guarda" (1965), "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura" (1967), "O Inimitável" (1968) e "Roberto Carlos" (com as músicas "Detalhes" e "Amada Amante"(1971)
* "Sambas de Enredo" durante a década de 70
Vários artistasNa década de 70, os LP's de sambas de enredo das escolas de Samba do Rio de Janeiro do Grupo Especial (antes se chamava "Grupo 1") eram lançadas pela extinta Top Tape e, a partir de 1980, pela RCA. As letras e as melodias eram mais criativas, diferentemente dos sambas de hoje em dia. Bons tempos aqueles... A foto é a de 1977.
* Wando - "Porta do Sol"
Beverly Discos / Copacabana Discos [hoje em posse da EMI Music, Electrical and Musical Industries do Brasil], 1976
Esse era o Wando que, quem não era nascido, não o conhecia. É um dos discos aqui da lista bem difíceis de encontrar, mas eu já tinha comentado aqui no blog no ano passado. Clique Aqui.
* Wando - "Amar e Comum É Não Morrer de Amor"
Arca Som ( hoje selo em posse da Universal Music), 1985
Justamente esse foi um dos LP's com o qual eu cresci ouvindo. Era dos meus pais. Sabe o "Fogo e Paixão", aquela que todo mundo conhece como "Você é Luz..."? Está nesse disco e é da autoria de Wando em parceria com sua então mulher Rose. E do "Chora, Coração" que já foi tema da novela "Roque Santeiro" (clique aqui) com aquele refrão-chiclete, então? E mais curiosidades: na faixa "Clara", da autoria do próprio Wando, ele canta com a sua filha, a pequena Gabi. E na faixa " De Tentação à Cantada", ele canta com uma de suas backing-vocals, Caú. A letra era de conteúdo tão picante que, na contracapa do LP, na parte inferior, houve o seguinte aviso: "Proibida a radiodifusão e a execução pública da faixa ' De Tentação à Cantada' ". Ainda era a época da censura, que só foi liquidada meses depois.
* Zé Ramalho - "A Terceira Lâmina"
Epic Records, selo da Discos CBS, Columbia Broadcasting System / Companhia Brasileira de Som (hoje Sony Music Entertainment Brasil), 1981
Mais uma da minha madrinha que não soube o que acabou de perder. Gravado nos estudios da Som Livre, segundo o Wikipedia (o encarte desse LP da madrinha com ficha tecnica completa de ter se perdido no tempo), esse LP do Zé Ramalho abre com "Canção Agalopada", com arranjo assustador e bem trabalhado que leva a participação da cantora lírica Maria Lúcia Godoy nos contracantos finais. E segue com os xotes animados, como "Um Pequeno Xote", "Galope Rasante", "Violar" (música em instrumental) e "Cavalos do Cão", esta com a participação da amiga Elba Ramalho. Deste LP eu já conhecia algumas músicas como "Canção Agalopada", "A Terceira Lâmina", "Galope Rasante" e "Violar",mas em versão acústica do CD "20 Anos - Antologia Acústica" , de 1997 que meu pai tinha comprado, sendo que "Galope Rasante" tem o "Violar" como introdução, é meio que pot-pourri. Um ótimo LP do Zé Ramalho, que esteve aqui em Itajaí (SC) inúmeras vezes, que merece ser ouvido repetidas vezes.
* Zeca Pagodinho - "Zeca Pagodinho"
Comercial Fonográfico RGE, Rádio Gravações Especializadas Ltda., 1986
O primeiro LP de sucesso do Zeca Pagodinho. Apesar de suas músicas como "Quando Eu Contar (Iaiá)", "SPC", "Judia de Mim" e "Casal sem Vergonha" estourarem nas rádios, de algumas dessas fazerem parte de trilha sonora de novelas globais e do Zeca apresentar seu clipe no "Fantástico" e dar entrevista a Leda Nagle no Jornal Hoje (clique aqui), a vida do Zeca não era fácil. Os discos vendiam pouco e, segundo o próprio Zeca, fazia muitos shows, mas não aparecia na mídia e ganhava mal.