"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Herivelto Martins

O compositor carioca faria 102 anos hoje (30/01/2014)






Herivelto de Oliveira Martins nasceu no dia 30 de janeiro de 1912 em Vila de Rodeio, atual Engenheiro Paulo de Frontin, RJ.
Tem sua trajetória dividida em duas partes: antes e depois de Dalva de Oliveira, de 1936 até 1950, quando se separaram definitivamente.
Participou da Dupla Preto e Branco e, em seguida, do grupo Trio de Ouro, com a participação da cantora Dalva de Oliveira, dona de uma voz poderosa por quem Herivelto se apaixonou.
A vida conjugal de Herivelto e Dalva foi sempre muito tumultuada. Após 10 anos de casamento e dois filhos Pery (Ribeiro, que fez muito sucesso bem mais tarde) e Ubiratan, separaram-se, protagonizando um escândalo nacional, divulgado pela imprensa.
Esse episódio serviu para fortalecer a carreira de Herivelto, pois, diante do sofrimento da separação, fez letras que eram maravilhosas, retratando fielmente a crise que estava vivendo.
A partir daí houve um verdadeiro duelo musical, ele de um lado, juntamente com David Nasser (jornalista e compositor) e Dalva de outro, sustentada por letras/músicas de Ataulfo Alves, Nelson Cavaquinho, Mário Rossi, J. Piedade e Marino Pinto.
Tudo começou com o samba de Herivelto Martins, "Cabelos Brancos", respondido por Dalva com "Tudo Acabado", de J. Piedade e Osvaldo Martins.
Herivelto respondia com outras canções como "Caminhemos", "Quarto Vazio", "Caminho Certo" e "Segredo".
Dalva rebatia com "Calúnia", "Errei Sim" e "Mentira de Amor". E o público brasileiro era quem ganhava. A época era de viver uma boa fossa e as músicas embalavam os suspiros a favor, ora de Herivelto, ora de Dalva.
Mas a vida não deixa barato e ele conheceu Lurdes Torelly, seu grande amor e companheira pelo resto da vida. A morena de olhos verdes viveu com ele por quase 40 anos e lhe deu três filhos: Fernando, Yaçanã [Martins, atriz] e Herivelto Filho.
Para ela, foi composta a música "Pensando em Ti", que acirrou ainda mais o duelo musical com Dalva.
Algum tempo depois, Dalva e Lurdes tornaram-se muito amigas, sendo Lurdes o esteio de Dalva até o fim de sua vida. Herivelto teve duas mulheres muito especiais. Ele faleceu no dia 17 de setembro de 1992, no Rio de Janeiro.

Adaptado do site www.letras.com.br no dia 12/11/2012

Texto: "Almanaque Santa Antônio", Editora Vozes, 2014.





Video: cena do filme "É De Chuá" (1958) com o Trio de Ouro com outra formação: Herivelto Martins (o fundador do trio e único que permaneceu no grupo), Raul Sampaio e Lourdes Bittencourt (esposa do cantor Nelson Gonçalves) cantando "Adeus, Mangueira" (de Herivelto Martins e Grande Otelo).



 http://www.youtube.com/watch?v=LeucxV2F2AY

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil