"A Tv Canção Nova comemora 30 anos de alegria por evangelizarmos juntos."
Hoje eu vou falar de uma das emissoras de TV católica que eu gosto muito de ver sempre que eu posso, a TV Canção Nova que no dia 8 de dezembro deste ano faz 3 décadas! Antes do final de 2011 quando o meus pais resolveram instalar a antena parabólica em casa, crentes de que com ela vai melhorar a imagem dos seis canais abertos de Itajaí (risos), eu já ouvia falar na TV Canção Nova. E eu fiquei bem feliz em ver que a operadora da antena incluía a TV Canção Nova e a TV Brasil do Rio de Janeiro, embora não fosse toda hora que eu podia assistir-lhes, já que a antena só dá para uma televisão, a da sala de estar, onde meus pais assistem a jogos de futebol, telejornais e novelas. Para a minha alegria, a TV Canção Nova é transmitida simultaneamente pelo YouTube.
Eu fiquei sabendo que a TV Canção Nova tem um sinal aberto e livre, ou seja, independentemente da antena parabólica, operadora de TV por assinatura ou internet, em Balneário Camboriú, aqui do ladinho de Itajaí, em sinal HD desde julho de 2017. Ainda torço para que a TV Canção Nova seja transmitida dessa mesma forma aqui em Itajaí (SC). É utopia minha, mas eu torço muito, porque, além da TV Aparecida, Rede Século 21 e Rede Vida, a TVCN é uma emissora com uma programação agradável e saudável de se ver.
Sobre a TV Canção Nova
TV Canção Nova é uma rede de televisão brasileira pertencente à comunidade católica Canção Nova fundada pelo Padre/Monsenhor Jonas Abib. A emissora mantida por contribuição de sócios do Brasil e do mundo possui em sua sede 5 estúdios e 3 espaços para eventos, um deles com capacidade para aproximadamente 80 mil pessoas, sendo o maior vão livre coberto da América Latina, que servem de cenário para a programação, sendo a sua área sonorizada e equipada com tecnologia de video walls (que é aquele conjunto de telas conectadas que formam uma só) e telões. Além de contar com três unidades móveis de geração e produção via satélite.
Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade/ TV Canção Nova: um sonho realizado de evangelizar multidões
Em 1989 iniciaram-se a construção do primeiro prédio da TV Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP) e a produção de programas, mas a primeira transmissão aconteceu no dia 8 de dezembro do mesmo ano com a celebração da Santa Missa emitindo o sinal para as cidades do Vale do Paraíba, Cachoeira Paulista e Lorena. A partir disso a TVCN foi oficialmente inaugurada. Na época possuía uma retransmissora da antiga TVE (hoje TV Brasil) no Rio de Janeiro transmitindo apenas duas horas de programação local.
Oito anos depois, em outubro de 1997, graças à campanha do Projeto Dai-Me Almas, foi feita a compra da primeira geradora em Aracaju, capital de Sergipe. Hoje a TV Canção Nova conta com retransmissoras espalhadas por todo o Brasil.
O símbolo dos 30 anos da TV Canção Nova: sabe o que significa? Paula Guimarães, missionária da Comunidade Canção Nova, jornalista e apresentadora da emissora explica neste vídeo abaixo.
Sua programação é inteiramente voltada a aspectos relacionados à Igreja Católica e sempre com a missão de evangelizar. As atrações têm como seus apresentadores os membros da Comunidade Canção Nova. Os programas "PHN - por Hoje Não", apresentado pelo cantor católico Dunga e "Revolução Jesus" são voltados ao público jovem. "Cantinho da Criança", no ar desde 1995 é dedicado ao público infantil. "O Amor Vencerá" exibido nas manhãs de segunda a sexta às 11 horas é um dos programas de oração da TVCN que reza pelas intenções dos telespectadores. "Direção Espiritual" estreado em 2004 e apresentado desde 2007 se eu não estou errada pelo Padre Fábio de Melo, o padre famoso e membro da Comunidade Canção Nova, é um convite à reflexão do nosso cotidiano. "Gente de Fé" exibido todas as terças às 21 horas e apresentado pelo Padre Anderson Marçal mostra padres, missionários, voluntários e cantores religiosos dando testemunho de fé, superação e de esperança. Sem falar também que a TV Canção Nova transmite ao vivo o Santo Terço e missas na sede da comunidade e no Vaticano, neste presididas pelo Papa Francisco.
"O bonito não é realizar o nosso próprio sonho, mas realizar o sonho de Deus"
Monsenhor Jonas Abib
Eu demorei muito tempo para conhecer a Rede Século 21 até o ano passado, já que a emissora católica infelizmente não tem sinal aqui em Itajaí (SC), tampouco na operadora de TV a cabo daqui de casa. Mais em seguida aqui na postagem vocês vão saber por quê. Contudo sempre que eu posso eu gosto muito de acompanhar pela internet e eu diria que sou uma telespectadora-internauta assídua da emissora que na semana que vem, dia 11 de julho, completará 20 anos! São duas décadas de evangelização e lutas incansáveis para se manter no ar. Mas o que é a Rede Século 21, um dos meus canais de TV preferidos?
Rede Século 21 é uma emissora de televisão com sede em Valinhos, São Paulo, fundada em 11 de julho de 1999, com o nome de TV Século XXI. A sua programação é voltada majoritariamente a aspectos relacionados à Igreja Católica. A emissora é um dos frutos da Associação do Senhor Jesus, uma instituição ligada à Igreja Católica Apostólica Romana fundada em 1981 na cidade de Campinas (SP) pelo sacerdote jesuíta americano Padre Eduardo Dougherty, nascido como Edward John Dougherty e pelas Irmãs Luiza Tecilla e Nellie Guimarães (in memoriam). A Associação do Senhor Jesus (ASJ) trabalha com a formação, informação, entretenimento e evangelização através dos meios de comunicação. Essa Obra é sustentada por sócios contribuintes espalhados por todo o Brasil e pelo mundo.
Assim que a TV Século 21 passou a transmitir para o Brasil com imagem em HDTV, isso em 30 de janeiro de 2013, alterou sua marca, passando a chamar-se Rede Século 21. Dentre os talentos da emissora, além do próprio fundador, estão os apresentadores Dom José Falcão (do programa "Igreja Militante"), a cantora e missionária Maria do Rosário (dos programas "Mãos Ensanguentadas de Jesus" e "Brasil Cristão"), Pe. Air José de Mendonça, Henrique Santos Filho, Pe. Adilson Ulprist, Pe. Anderson Andrade, Pe. Nilso Motta e Ironi Spuldaro.
Padre Eduardo Dougherty, fundador da Associação do Senhor Jesus e Rede Século 21
Da Associação do Senhor Jesus inaugurada em 1981 saíram projetos e meios de evangelização para o Brasil, inclusive a Rede Século 21.
No dia 1º de julho de 2016, a Rede Século 21 passou a transmitir sua programação em rede nacional em parceria com a RCI e foi graças à essa parceria que a RS21 foi retransmitida através de canais abertos em 21 capitais brasileiras e, posteriormente, operadoras de TV por assinatura Sky, ClaroTV, OiTV e VivoTV.
O sinal da emissora nas quatro operadoras citadas contudo foi bem efêmera: teve seu início no dia 14 de fevereiro de 2017 e durou até 17 de março do mesmo ano, ou seja, um pouco mais de um mês. É que a parceria com a RCI fez com que a Rede Século 21 crescesse e entrasse em milhões de residências. Até aí tudo bem. Mas esse ótimo crescimento gerou um custo muito alto à Rede Século 21 que depende muito dos sócios do Brasil e do mundo para se manter no ar e não foi possível cobrir os valores mensais do contrato. Em razão disso, foi necessário o rompimento da sua parceria com a RCI, o que fez com que o sinal da emissora nas 21 capitais e nas quatro operadoras de TV por assinatura fosse interrompida bruscamente. O próprio fundador, Padre Eduardo Dougherty, havia explicado que essa lamentável alteração começaria a valer a partir do dia 19 de março de 2017. Em um vídeo (clique aqui), Dougherty, simpático como sempre, acrescenta em tom de otimismo sobre o fato: "demos um passo atrás, mas eu não vou desanimar. Não podemos nos desanimar. Jesus também teve muitas provações, mas a sua confiança era grande o suficiente para não esmorecer".
Porém nem essa interrupção repentina por motivos financeiros fez com que a Rede Século 21 perdesse seus fiéis seguidores. Além de estar ao ar gratuita e abertamente em poucas cidades de seis estados brasileiros (São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Sergipe e Piauí) e transmitir através de algumas antenas parabólicas e operadoras de TV a cabo (aqui em Santa Catarina são só na capital, Florianópolis, pela Vivo Fibra, a rede de fibra da Vivo, e em Brusque, pela sua afiliada, a TV Claret), a Rede Século 21 também pode ser vista ao vivo pelo aplicativo da emissora no celular e no tablet ou pelo seu site oficial (www.rs21.com.br), seja pelo computador, notebook ou, para quem prefere não gastar a bateria do celular com espelhamento, pelo navegador da sua smart TV , isso se o seu único navegador televisivo suportar ao player de transmissão ao vivo da Rede Século 21, claro! Já tem até gente torcendo e sugerindo à RS21 para que o seu aplicativo reproduzisse através do Google Chromecast para o televisor. Se fosse possível, seria muito legal também pelo YouTube, assim como fazem a TV Canção Nova e a Rede Vida, já que o aplicativo de vídeos pertencente ao Google tem muitas vantagens, inclusive por estar incluído em todas as smart TV's e por ser compatível ao Google Chromecast, é lógico.
Da garagem da paróquia Bom Pastor para o Brasil: o primeiro programa católico de TV no país
Para quem não sabe, a Associação do Senhor Jesus surgiu na garagem de 50 metros quadrados emprestada da Paróquia Bom Pastor de Campinas, São Paulo, "como um grão de mostarda", que é como o próprio Padre Eduardo Dougherty costuma falar referindo-se à parábola de Jesus Cristo nos livros de Mateus 13:31-32, Marcos 4:30-32 e Lucas 13:18-19. "Era tudo muito pequeno e sem espaço, mas isso não era problema, porque tínhamos uma urgência no coração: começar a evangelizar pelos meios de comunicação. E sabíamos que Deus abençoa os pequenos começos.", disse o Padre Eduardo Dougherty no site da ASJ. Um sonho que parecia impossível aconteceu: dessa garagem foi lançado o primeiro programa católico da televisão brasileira, "Anunciamos Jesus" que foi ao ar pela primeira vez em 04 de Junho de 1983 e produzido com equipamentos de TV alugados. Mesmo sem dinheiro, "mas confiando na providência divina – que se manifesta através dos sócios", Dougherty comprou meia hora por semana na TV Gazeta que só atingia a Grande São Paulo. Vários pregadores passaram por "Anunciamos Jesus", entre eles, o Padre/Monsenhor Jonas Abib da Comunidade Canção Nova (clique aqui para ver o vídeo). O programa fez tanto sucesso, que tiveram que passar para outro canal de televisão que atingia todo o Estado de São Paulo e, em seguida, em rede nacional. O programa existe até hoje e é apresentado pelo Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger na Rede Século 21.
"Louvemos o Senhor"
"Louvemos o Senhor", outra produção da ASJ, foi o primeiro programa de auditório católico dominical exibido inicialmente pela Rede Vida de Televisão e que estreou em 13 de agosto de 1995, domingo de Assunção de Nossa Senhora. A partir de 1999 passou a ser transmitido pela TV Século XXI / Rede Século 21 e vai ao ar todo domingo das 9 da manhã ao meio-dia e a segunda parte das 13 às 17 horas, sendo que às 16 horas a atração é encerrada com uma missa. Inclusive eu já fiz uma postagem aqui no meu blog sobre o primeiro programa "Louvemos o Senhor (clique no link seguinte): https://jotadejeane.blogspot.com/2018/05/louvemos-o-senhor-o-primeiro-programa.html
Séries, novelas e filmes
A Associação do Senhor Jesus gravou novelas e minisséries com temas cristãos e bíblicos. O renomado novelista Geraldo Vietri (1927-1996) escreveu três obras para ASJ, como as minisséries "A Verdadeira História de Papai Noel" (1996) e "Irmã Catarina" (1996) esta protagonizada por Myrian Rios ("As Aventuras de Poliana, SBT, 2018) e a novela "Antônio dos Milagres" estrelada por Eriberto Leão ("O Sétimo Guardião", Rede Globo, 2018-2019) em seu primeiro trabalho na TV no papel de Santo Antônio. Todas elas foram exibidas pela Rede CNT (essa emissora já não pegava mais aqui em Itajaí nessa época) e algumas delas foram reexibidas pela Rede Século 21 entre as décadas de 2000 e 2010.
As minisséries "A Última Semana" e "Ele Vive" (CNT, 1996) estreladas por Denis Derkian ("Insensato Coração", Rede Globo, 2011) no papel de Jesus Cristo e Jonas Mello ("Salve Jorge", Rede Globo, 2012) no papel de Caifás vêm sendo reprisadas pela Rede Século 21 sempre nas Semanas Santas. "A Última Semana" foi premiada no Festival de Filmes Católicos da Polônia em 2001, com o prêmio de “História mais bem contada”.
Veja uma postagem que eu fiz sobre a novela "Antônio dos Milagres" clicando no link seguinte: https://jotadejeane.blogspot.com/2019/06/dvd-da-novela-antonio-dos-milagres.html
Sem falar em outros programas que eu também gosto de ver que são "Arena do Som", um programa musical que a cada dia tem um artista católico, "Você Pode Ser Feliz" transmitida ao vivo nas manhãs de segunda a sexta, alguns ligados à Novena das Mãos Ensanguentadas de Jesus e "Sobriedade Sim", uma parceria entre a Rede Século 21 e a Pastoral da Sobriedade que mostra "o testemunho de pessoas que viveram alguma dependência química, espiritual ou de outra ordem e que se encontram em processo de sobriedade".
Parabéns à Rede Século 21!!!!!
Para comemorar, nada melhor que ver esse vídeo da inauguração da Rede Século 21 da Associação do Senhor Jesus em 1999 apresentada pelo Pe. Eduardo Dougherty. Repare que há trechos da novela "Antônio dos Milagres" e das minisséries "A Vinda do Messias", "Irmã Catarina", "A Última Semana" e "Ele Vive" e até pequenos takes com a participação do rei Roberto Carlos no programa "Louvemos o Senhor" em 1999.