"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

quinta-feira, 13 de junho de 2019

DVD da Novela "Antônio dos Milagres" (Associação do Senhor Jesus, 1996)

Postagem especial do dia de Santo Antônio


A novela católica marcou pela estreia do ator Eriberto Leão na televisão.


Eu tive a oportunidade de assistir a essa linda novela "Antônio dos Milagres" (Associação do Senhor Jesus, 1996) que para o DVD triplo foi reduzida aos 200 minutos de duração. A novela foi originalmente exibida pela CNT em 1996 (nesse ano a CNT já não pegava mais aqui em Itajaí, Santa Catarina) e é uma produção simples realizada pela Associação do Senhor Jesus.

"Antônio dos Milagres" foi gravada em Santos, São Paulo, a terra-natal da associação fundada e presidida pelo Padre Eduardo Dougherty. Passou a ser reprisada na TV Século 21, emissora católica pertencente à Associação do Senhor Jesus, a partir do dia 8 de agosto de 2010.
Foi o primeiro trabalho do ator Eriberto Leão na TV logo depois de ele voltar de Nova York, Estados Unidos, onde estudou representação na escola Lee Strasberg Theatre and Film Institute da qual também saíram Alec Baldwin, Scarlett Johansson, Robert DeNiro e Angelina Jolie. Na novela ele faz o papel do protagonista Fernando Bulhões/Santo Antônio de Lisboa/Santo Antônio de Pádua, conhecido popularmente como o "santo casamenteiro".
"Antônio dos Milagres" também marcou como um dos últimos e mais obscuros trabalhos do renomado dramaturgo Geraldo Vietri (1927-1996) antes de morrer naquele mesmo ano de 1996 por broncopneumonia. Ademais, o enredo contou com a adaptação de Dárcio Della Monica e Chico Martins.
A trama na verdade discorre nos dias atuais _no provável ano de 1996_ quando o menino Fernando (Alexander Dutra) encontra um livro que conta a história do santo. Durante a leitura do garoto, o telespectador faz um retorno aos séculos XII e XIII para ver a história do tão aclamado Santo Antônio (1195-1231). O nome do garoto é uma referência ao nome de batismo de Santo Antônio, Fernando Bulhões.
Para o DVD lançado no segundo semestre de 2011, apenas o núcleo de época (séculos XII e XIII) foi aproveitado. No extra estão as orações declamadas pelo personagem Santo Antônio no cenário antigo ou contemporâneo. Estas cenas se eu não estou errada serviam de chamadas para a abertura da novela.
Neste vídeo abaixo, o próprio Eriberto Leão, no auge de sua carreira, foi garoto-propaganda do lançamento do DVD triplo da novela "Antônio dos Milagres".





Eriberto Leão, como Santo Antônio

Santo Antônio, o santo que inspirou a novela de Geraldo Vietri.

Sinopse

Embora sua data de nascimento e os nomes de seus pais sejam incertos, a tradição indica que Santo Antonio ou Fernando Bulhões (Eriberto Leão) nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto de 1195. De família nobre, era filho único de Martinho de Bulhões, oficial do exercito de Dom Afonso, e de Tereza Taveira, uma religiosa fervorosa. Sua formação inicial foi feita pelos cônegos da Catedral de Lisboa. Fernando gostava de estudar e de ficar mais recolhido. Aos 19 anos dando início ao seu sonho de ser sacerdote, entrou para o Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho contra a vontade de seu pai que queria que seu filho também servisse ao exército. Morou no Mosteiro por 2 anos e, em Coimbra, Fernando foi ordenado sacerdote identificando-se agora como Padre Antônio. Lá o Padre Antônio conhece os freis franciscanos, entusiasma-se pelo fervor e radicalidade com que estes viviam o Evangelho e, pouco depois, torna-se Frei Antônio, mudando-se para o mosteiro de São Francisco de Assis. Sempre com vontade de ajudar os pequenos (os menos favorecidos), o "homem que fazia milagres" despertou curiosidades e exaltações, mas também a ira, inveja e depreciação. Ao longo de sua jornada eclesiástica, o religioso também venceu as tentações.
Frei Antônio se tornaria Santo Antônio, um dos santos mais cultuados do Catolicismo pelo dom de levar a palavra de Deus ao povo, o que fez com que ele fosse conhecido como o "Martelo dos Hereges".


Santo Antônio em cenário contemporâneo: o Santo sempre presente.

Fernando Bulhões morreu em 13 de junho de 1231, vítima de uma grave crise de hidropsia em Pádua, cidade da Itália. Por isso ele é chamado de Santo Antônio de Pádua, mas também é conhecido como Santo Antônio de Lisboa em referência à sua terra-natal. No ano seguinte, no dia 30 de maio, foi canonizado pelo papa Gregório IX (Ugolino di Anagni, 1145-1241) devido à sua fama de tamanha santidade.


2 comentários:

  1. Por favor,eu quero muito assistir essa novela. Assisti quando era pequena mas agora nquero relembrar. Por favor,me ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Infelizmente o DVD está fora do catálogo, mas se você for procurar no YouTube por "Antônio dos Milagres Novela", existem alguns vídeos com trechos da novela. Um abração!

      Excluir

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil