Frente e verso da capa gatefold do compacto simples "Um Novo Tempo" (Som Livre, 1971) com elenco da Rede Globo (foto: https://blogdodanielskiter3.blogspot.com/2020/11/um-novo-tempo-elenco-da-rede-globo-ze.html )
As festas de fim de ano já ficaram para trás, mas vale a pena falar de uma das canções mais executadas durante Natal e Ano Novo que completa 50 anos em 2021: "Um Novo Tempo" com música de Marcos Valle e letra de Paulo Sérgio Valle, irmão do Marcos, e Nelson Motta lançada em 1971 pela Som Livre em compacto simples com capa dobrável. A canção virou o tema mais recorrentes das mensagens de fim de ano exibidas pela Rede Globo desde então. "Um Novo Tempo" foi gravada originalmente pelo elenco da emissora carioca, entre eles, Chacrinha (José Abelardo Barbosa de Medeiros, 1917-1988), Cid Moreira (na época, apresentador do Jornal Nacional), o casal querido de atores Glória Menezes e Tarcísio Meira, Jô Soares e Silvio Santos, quando este ainda era um dos "globais". A trilha para a vinheta foi criada sob encomenda de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, que ainda ocupava a chefia da direção de programação e produção da Rede Globo.
O próprio Marcos Valle no programa "Ensaio" da TV Cultura revelou que Nelson Motta e Boni queriam uma música somente para aquele ano e que fosse mais empolgante, esperançosa para o ano seguinte e, ao mesmo tempo, sofisticada, já que era o elenco da Globo que cantaria. Com a música e letra prontas, os compositores escolheram Hugo Bellard como arranjador que regeria orquestra e coro que gravariam o jingle nos estúdios da Som Livre no Rio de Janeiro. Em seu site oficial, Hugo Bellard conta que, para fazer o arranjo do tema global, se inspirou em "What the World Needs Now Is Love" (música de Burt Bacharach e letra de Hal Davis, 1965), um dos clássicos do compositor e músico americano Burt Bacharach de quem Bellard e Marcos Valle são fãs. Além das cordas e piano, Bellard também teve a ideia do dueto de saxes no estilo Billy Vaughn (1919-1991).
O lado B do compacto era "Martim Cererê" (de Zé Katimba e Gibi, 1971) , samba-enredo da escola de samba Imperatriz Leopoldinense no carnaval de 1972 que foi incluído na trilha sonora da novela "Bandeira 2" (Rede Globo, 1º de outubro de 1971 -18 de julho de 1972) e gravado por Zé Katimba (que na época seu nome era grafado como "Zé Catimba") e grupo Brasil Ritmo.
Chacrinha e Silvio Santos
Fonte: Notícias da TV (UOL)
https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/silvio-santos-gravou-primeira-vinheta-de-fim-de-ano-da-globo-em-1971-24002
Hoje é um novo dia
De um novo tempo
Que começou
Nesses novos dias
As alegrias
É só querer
Todos os nossos sonhos
O futuro já começou
Hoje a festa é sua
Hoje a festa é nossa
É de quem quiser
Quem vier
A festa é sua
Hoje a festa é nossa
É de quem quiser!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.