Descobri a existência desse vídeo da festa de debutante da cantora Sandy (que na época fazia dupla de grande sucesso com seu irmão Junior) na página @vivaanos8090 no Instagram e do vídeo da reação humorística do canal Diva Depressão criado pela dupla de youtubers Eduardo Camargo e Filipe Oliveira. Depois disso nunca mais parei de ver. Só de reparar em vários detalhes noventistas _e na presença do cantor Leandro (Luís José Costa, 1961-1998) que fazia dupla com seu irmão Leonardo e nos deixaria 5 meses depois da festa_ a saudade bateu que chegou a doer o peito. E assistir a esse vídeo faz a gente se sentir como se fosse uma mosquinha (e me fez salivar por aqueles docinhos de mesa após o jantar, porque eu adoro! Risos).
A festa de 15 anos da Sandy aconteceu em janeiro de 1998, mês do aniversário da cantora. O vídeo foi publicado originalmente no programa "Vida de Artista" no canal CNT em novembro de 1998 (aqui em Itajaí, Santa Catarina, a CNT já havia deixado de ser transmitida). Esse baile de debutante foi feito para 550 pessoas (!) na Sociedade Hípica de Campinas. Dentre os convidados estavam os músicos da banda de Chitãozinho & Xororó, o tio e o pai da cantora, os cantores Daniel, Leandro e Wanessa Camargo, filha do Zezé di Camargo antes de virar cantora famosa e, na época, integrante do grupo de dançarinos dos shows de seu pai e seu tio, Luciano. Antes da exibição dos trechos da festa no programa da CNT, Sandy revelou que Leandro, parceiro do irmão Leonardo, havia dito em uma entrevista que viria de qualquer lugar do mundo para ir ao baile de debutante da Sandy e que ele era um amigo muito carismático. Leandro morreu no dia 23 de junho de 1998, cinco meses depois do evento, vítima de falência múltipla de órgãos, em decorrência de um tipo raro de câncer no pulmão, chamado tumor de Askin.
Um dos pontos mais altos da festa foi aquele vídeo no telão mostrando a vida da Sandy, que começou sua carreira aos 8 aninhos, em fotos e vídeos ao som de "Vivo Por Ella" ("Vivo Per Lei", de Mauro Mengali, Gatto Panceri e Valerio Zelli, 1995, letra em espanhol de Luis Gómez Escolar, 1996, e letra em português de Cláudio Rabello, 1997), música que Sandy havia gravado pouco tempo antes em dueto com Andrea Bocelli que, na minha opinião, é um dos melhores tenores da música mundial. E por falar em Andrea Bocelli, outra música do cantor italiano que foi executada pela orquestra na hora da formação do bolo vivo foi "Con Te Partiró" (música de Francesco Sartori e letra de Lucio Quarantotto, 1995) antecipando aquela famosa valsa "Danúbio Azul" ("An der Schönen Bauen Donau", Op. 314, 1867) do austríaco Johann Strauss II (1825-1899), ao som do qual Sandy e o papai Xororó dançaram na pista. É lógico que, na hora do corte do bolo (eu não entendi o que os convidados gritaram naquele momento), não poderia faltar "Sandy" (de Louis St. Louis e Screamin' Scott Simon, 1978), música cantada pelo John Travolta na versão cinematográfica do musical "Grease - Nos Tempos da Brilhantina" ("Grease", Paramount Pictures, 1978). Vale ressaltar que o nome da cantora foi inspirada na personagem da Olivia Newton-John no filme, ao qual os pais Xororó e Noely assistiram juntos no dia em que começaram a namorar.
E o baile seguia até às 6 da manhã, conforme Sandy havia dito no programa "Vida de Artista". Enquanto Noely e Sandy concederam a uma breve entrevista, o dj tocou uma das músicas mais tocadas da época que até hoje eu curto um monte, "Come Into My Life" (de Phil Jay e Maurizio Molella, 1997) da cantora italiana Gala Rizzatto, ou simplesmente Gala como é atendida artisticamente. Que saudades!
Como muitos sabem, hoje Sandy tem 38 anos, é casada desde 2008 com o músico Lucas Lima e é mãe do menino Theo de seis anos.
ATUALIZAÇÃO: uma internauta através dos comentários do vídeo da reação à festa da Sandy do canal Diva Depressão no YouTube disse que o grito da hora do corte do bolo que ninguém entendeu é "tá só o suco", uma forma de ironizar que a pessoa estaria "ficando velha".