Hoje é dia 9 de janeiro de 2025, mas se você até agora não desmontou sua árvore de Natal e acha que está pagando mico por isso, não se preocupe. Muitíssimo pelo contrário: isso não é constrangedor, isso é liturgicamente correto para a Igreja Católica, minha religião. Sabe por quê? Em oposição ao que muitos pensam, Natal não se limita aos dias 24 (vésperas) e 25 de dezembro (o dia), mas é um tempo litúrgico que termina a cada ano em uma data diferente. Segundo as regras do Vaticano, a data correta para guardar os enfeites é outra: após o Batismo do Senhor.
Funciona assim: a Epifania do Senhor*, ou Dia de Reis, como é conhecida a festa comemorada no dia 6 de janeiro pelos católicos, lembra quando os três reis magos Melchior, Gaspar e Baltazar, guiados pela estrela de Belém, encontraram o menino Jesus e presenteiam ao recém-nascido incenso, ouro e mirra. Ainda conforme as normas do Vaticano, o período natalino se prolonga até a celebração do batismo de Jesus, a festa que acontece sempre no primeiro domingo após a Epifania do Senhor, o Dia de Reis.
*A Epifania do Senhor é uma festa cristã que celebra a primeira manifestação de Jesus Cristo como Messias, filho de Deus e salvador da humanidade. A palavra "epifania" significa manifestação.
*A Epifania do Senhor é uma festa cristã que celebra a primeira manifestação de Jesus Cristo como Messias, filho de Deus e salvador da humanidade. A palavra "epifania" significa manifestação.
Ou seja, este ano de 2025, a missa da Epifania do Senhor na Igreja Católica, pelo fato de o dia 6 de janeiro, o dia de Reis, cair na segunda-feira, será transferida para o dia anterior, domingo, e ainda é tempo do Natal. No domingo seguinte, 12 de janeiro, após a Epifania (dia 6), é o Batismo do Senhor, o último dia do Tempo do Natal. E é no dia 13 de janeiro, segunda-feira, que começa a Primeira Semana do Tempo Comum e não será mais Natal. Como também é nesse dia que deveremos desmontar o nosso presépio e nossa árvore de Natal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.