"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

domingo, 22 de junho de 2025

Relembrando a adolescência #22 - Na na na na na... a música "Freed From Desire" da cantora Gala Rizzatto

A dance music dos anos 1990 que voltou com tudo, desta vez como o tema da Copa do Mundo de Clubes da FIFA. 




Che bella ragazza! A cantora ítalo-americana Gala Rizzatto


Quem diria... uma das minhas músicas preferidas do gênero dance music dos anos 1990 está de volta, só que como o tema da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, que é a música "Freed From Desire" da cantora Gala Rizzatto, ou simplesmente Gala. Lembro que eu, uma adolescente de 15 anos, amava esta música por causa da melodia grudenta, ritmo empolgante e a voz marcante (e que voz!) da cantora ítalo-americana. A música tem vários elementos otimistas, mesmo que eu não tivesse entendido a letra que, como a própria Gala diz, "parece simples, mas não é simplista". Contudo, eu só conhecia na versão "The Soundlovers Remix", que foi a mais tocada nas rádios e mais ouvida em recreios de escola, inclusive esta adaptação tinha feito parte do CD "Tecno Pan" (1997) inspirado no programa homônimo da Rádio Jovem Pan FM e lançado pela saudosa Paradoxx Music (vale lembrar que esta gravadora lançava muitos álbuns dos programas da Jovem Pan, inclusive o famoso "As 7 Melhores"). E, como todo adolescente, ficava esperando uma emissora de rádio tocar "Freed From Desire" para gravar na fita cassete (a Jovem Pan daqui de Itajaí ainda não existia até o dia 1 de fevereiro de 1998 com a frequência de 94.1 MHz). Só descobri a existência da versão original em 2021, quando eu fui "caçar" pelo YouTube as mais tocadas da dance music entre os anos de 1993 e 1999 para incluir na minha playlist e relembrar meus bons tempos. É só tocar uma música da Gala que começo a pirar e, depois que terminar, eu cantar sem parar como se eu fosse um disco arranhado. Risos


 


 "Freed From Desire" é da autoria de Gala em parceria de Maurizio Molella (DJ Molella) e Filippo Andrea Carmeni (Phil Jay), ambos produtores da música. Foi lançada como single em 1996 do álbum de estreia de Gala, "Come Into My Life" (Do It Yourself / Nitelite Records, 1997), cuja faixa-título, da autoria do trio, também fez um megassucesso no Brasil (também amo essa). A faixa resgatada foi um grande hit por toda a Europa, alcançando o topo nas paradas na França e ambas as regiões da Bélgica. Em julho de 1997 foi lançada no Reino Unido onde conquistou a segunda posição na UK Singles Charts (em português, Parada de Singles do Reino Unido). A letra aborda temas de desapego material e a busca por um sentido mais profundo na vida e descreve um amor que não possui riqueza, poder ou fama, mas que é rico em fortes crenças. Este contraste destaca a ideia de que a verdadeira riqueza não está nos bens materiais, mas sim nas convicções e na força interior de uma pessoa. O refrão "Freed from desire, mind and senses purified" ("livre dos desejos, mente e sentidos purificados") sugere uma libertação dos desejos materiais, levando a uma purificação da mente e dos sentidos.



Mas por que a música de quase trinta anos atrás virou o tema da Copa do Mundo de Clubes da FIFA?


O motivo desta música lançada na época em que os jogadores do evento futebolístico nem eram nascidos virar tema da competição mundial é simples: "Freed From Desire" transformou-se em um fenômeno nos estádios de futebol da Europa, com torcedores de diversos países adaptando a letra original para criar paródias personalizadas em homenagem a seus times e jogadores. 

O primeiro registro aconteceu em 2011 com torcedores irlandeses do clube Bohemian FC entoando durante a partida contra o Sligo Rovers os versos "The Bohs have got no money, we've got a bag of E's" ("Os Bohs não têm dinheiro, temos uma sacola de ecstasy").

Em 2012, torcedores do Stevenage F.C. adaptaram o refrão para "Freeman's on fire, your right back is terrified!" ("Freeman está pegando fogo, seu lateral-direito está aterrorizado!") em homenagem ao ponta Luke Freeman. Após contratar o jogador em junho de 2014, o Bristol City adotou a paródia.

No início de 2016, os torcedores do clube inglês Newcastle United criaram a versão "Mitro's on fire, your defence is terrified!" ("Miltro está pegando fogo, sua defesa está aterrorizada!") para seu atacante sérvio Aleksandar Mitrović. Porém, a adaptação viralizada mundialmente só aconteceu em maio do mesmo ano quando Sean Kennedy, torcedor do Wigan Athletic, publicou no YouTube sua versão da música, "Will Grigg's on fire" ("Will Grigg está pegando fogo"), uma referência ao jogador irlandês Will Grigg.


Será que Gala está lucrando bem com a execução da música?

Por incrível que pareça, a resposta é não. Depois do álbum "Come Into My Life" em 1997, Gala deixou a gravadora, rescindindo assim o contrato injusto que lhe dava uma porcentagem irrisória, porém não se sabe se dava alguma porcentagem à cantora sobre o direito artístico o qual ela não tem nenhum poder, nem de aprovar, considerar e até mesmo opinar, pois quem detém o fonograma é Max Moroldo, proprietário da gravadora italiana Do It Yourself, que está lucrando mais com as execuções de "Freed From Desire" do que a própria cantora e coautora. Isso tudo gerou brigas nos tribunais que se estende por décadas. Erik Rizzatto, músico, cantor, dj, locutor de rádio e apresentador do canal "O Som do K7" do YouTube gravou um vídeo do canal explicando sobre as tretas por trás desse grande hit de Gala. 



Capa do single "Freed From Desire" da Gala.


Barracos à parte, aumente o volume e capriche no refrão colante "na na na na na nana..."


Fontes:
*Letras.Mus.Br
https://www.letras.mus.br/gala/15747/significado.html

*Notícias da TV / Uol
https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/por-que-musica-de-1996-virou-tema-da-copa-do-mundo-de-clubes-da-fifa-2025-137892

"Freed From Desire"
Escrita por Gala Rizzatto, Maurizio Molella (DJ Molella) e Filippo Andrea Carmeni (Phil Jay)
Interpretada por Gala
℗ 1996 Nitelite Records /  Do It Yourself (Itália)
℗ 1997 Paradoxx Music (Brasil)

My love has got no money, he's got his strong beliefs
O meu amor não tem dinheiro, ele tem fortes convicções
My love has got no power, he's got his strong beliefs
O meu amor não tem poder, ele tem fortes convicções
My love has got no fame, he's got his strong beliefs
O meu amor não tem fama, ele tem fortes convicções
My love has got no money, he's got his strong beliefs
O meu amor não tem dinheiro, ele tem fortes convicções

Want more and more, people just want more and more
Querem mais e mais, as pessoas só querem mais e mais
Freedom and love
Liberdade e amor
What he's looking for
É o que elas estão procurando

Want more and more, people just want more and more
Querem mais e mais, as pessoas só querem mais e mais
Freedom and love
Liberdade e amor
What he's looking for
É o que ele está procurando

Freed from desire
Livre do desejo
Mind and senses purified
Mente e sentidos purificados
Freed from desire
Livre do desejo
Mind and senses purified
Mente e sentidos purificados
Freed from desire
Livre do desejo
Mind and senses purified
Mente e sentidos purificados
Freed from desire
Livre do desejo

Na-na-na-na-na-na-na, na-na-na, na-na-na...



"Freed From Desire" (versão original)

 



  "Freed From Desire" - The Soundlovers Remix" (A versão mais tocada no Brasil)

"Tempo Rei" - Gilberto Gil (1984)



Ei, psiu! Tá sentindo que o tempo passa rápido, que estamos quase chegando na segunda metade do ano? Que medo, não é? 
Brincadeiras à parte, na mesma semana do dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (27 de junho) e a 9 dias para a metade do ano, relembro uma música do Gilberto Gil lançado em 1984 (quando eu era "bebê" de dois anos de idade) que tem a ver com tudo isso: "Tempo Rei", da autoria do próprio e com a participação não creditada do cantor anglo-brasileiro Richie nos vocais. A música faz parte do álbum "Raça Humana" (WEA / hoje Warner Music, 1984), o décimo quinto da carreira de Gil. O título da música hoje em dia serve de nome para a última turnê do cantor e compositor baiano que fará 83 anos na quinta-feira (26 de junho, na véspera do dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro).

Gilberto Gil em 2024 em foto de divulgação de "Gil - Tempo Rei - Última Turnê".

Gil compôs a música como uma resposta à canção "Oração ao Tempo" (1979) de Caetano Veloso. O refrão "Tempo rei, ó, tempo rei" personifica o tempo como uma entidade soberana, capaz de alterar as "velhas formas do viver". A música também faz um apelo a figuras de autoridade espiritual, como o "Pai" e a "Mãe Senhora do Perpétuo" _referência à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro_, pedindo orientação e socorro diante da constante mudança. A menção a "gregos e baianos" simboliza a universalidade da experiência humana, transcendendo culturas e épocas. "Tempo Rei" é um lembrete de que a vida é transitória e que devemos buscar sabedoria e adaptação diante das forças do tempo.
(Letras.Mus.Br). E aproveitar o tempo antes que seja tarde.


Que Deus Pai nos ensine o que não sabemos e a Nossa Senhora do Perpétuo nos socorra.


Pintura de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, uma das referências na letra da música. O título "Perpétuo Socorro" reflete a crença na assistência contínua de Maria aos que necessitam. A imagem do ícone, com Maria e o Menino Jesus, simboliza essa ajuda materna em todas as fases da vida.


"Tempo Rei"
Escrita e interpretada por Gilberto Gil
Participação especial de Richie (gentilmente cedido pela Discos CBS / hoje Sony Music)
℗ 1984 Warner Bros. Records / WEA Discos (hoje Warner Music Brasil)

Músicos:
• Marçal (Nilton Delfino Marçal) : Percussão
• Téo Lima : Bateria
• Liminha (Arnolpho Lima Filho) : Guitarra, baixo elétrico e teclados
• Gilberto Gil : Guitarra

Arranjadores:
• Liminha 
• Músicos participantes: Gilberto Gil

LETRA:

Não me iludo
Tudo permanecerá do jeito
Que tem sido
Transcorrendo
Transformando
Tempo e espaço navegando todos os sentidos

Pães de Açúcar
Corcovados
Fustigados pela chuva
Pelo eterno vento

Água mole
Pedra dura
Tanto bate que não restará nem pensamento

Tempo rei, ó, tempo rei, ó, tempo rei
Transformai as velhas formas do viver
Ensinai-me, ó, Pai, o que eu ainda não sei
Mãe Senhora do Perpétuo, socorrei

Pensamento
Mesmo o fundamento singular do ser humano
De um momento para o outro
Poderá não mais fundar nem gregos, nem baianos

Mães zelosas
Pais corujas
Vejam como as águas de repente ficam sujas
Não se iludam
Não me iludo
Tudo agora mesmo pode estar por um segundo

Tempo rei, ó, tempo rei, ó, tempo rei
Transformai as velhas formas do viver
Ensinai-me, ó, Pai, o que eu ainda não sei
Mãe Senhora do Perpétuo, socorrei

Tempo rei, ó, tempo rei, ó, tempo rei
Transformai as velhas formas do viver
Ensinai-me, ó, Pai, o que eu ainda não sei
Mãe Senhora do Perpétuo, socorrei

 

domingo, 15 de junho de 2025

Bira Presidente (1937-2025)

 


Morreu na noite deste sábado, 14 de junho, Ubirajara Félix do Nascimento, mais conhecido como Bira Presidente (23 de março de 1937 - 14 de junho de 2025), fundador do bloco carnavalesco Cacique de Ramos e do Grupo Fundo de Quintal no qual ele tocava pandeiro. Ele estava em tratamento de um câncer de próstata e tinha Alzheimer. 

Filho de Domingos Félix do Nascimento e Conceição de Souza Nascimento e irmão de Ubirany Félix do Nascimento (16 de maio de 1940 - 11 de dezembro de 2020), também integrante do Grupo Fundo de Quintal, Bira cresceu no bairro de Ramos, na Zona Norte do Rio. Desde cedo, foi envolvido pelo universo do samba e do choro, frequentando rodas com figuras lendárias como Pixinguinha (1897-1973), João da Baiana (1887-1974) e Donga (1889-1974). Ainda criança, foi "batizado no samba" na Estação Primeira de Mangueira, sua escola de coração.

O Grêmio Recreativo Cacique de Ramos foi fundado no dia 20 de janeiro de 1961 pelo Bira e seus familiares e amigos. O bloco carnavalesco se tornaria um dos maiores centros culturais do samba no Brasil. Bira foi o primeiro e único presidente da agremiação até sua morte.

No final dos anos 1970, das rodas do Cacique de Ramos surgiu o grupo Fundo de Quintal, com Bira como um dos fundadores. O grupo inovou ao incorporar instrumentos como tantã, repique de mão e banjo, criando uma nova sonoridade que revolucionou o samba de raiz. Com aval da intérprete Beth Carvalho (1946-2019) e do produtor musical Rildo Hora, os músicos do Cacique foram convidados a participar da gravação de estúdio do LP da cantora, "De Pé No Chão" (RCA Victor / hoje Sony Music, 1978), considerado o divisor de águas na careira da Beth. Pouco depois, a gravadora RGE lançou "Samba É No Fundo de Quintal" (RGE / hoje Som Livre, 1980), álbum de estreia do grupo. Nesse disco, o Fundo de Quintal apresentou como formação os sambistas Bira Presidente, Ubirany, Sereno, Neoci (1937-1981), Almir Guineto (1946-2017), Jorge Aragão e Sombrinha. 

Bira era conhecido por seu carisma, seu pandeiro inconfundível e sua presença marcante nos palcos e nas rodas de samba. 

Descanse em paz, Bira Presidente. 




domingo, 8 de junho de 2025

Jubileu 2025 em música 03 - "Laços" - Nando Reis e Ana Vilela (2020)

"Laços" - Nando Reis e Ana Vilela

Música lançada durante a pandemia em 2020.





JUBILEU 2025 EM MÚSICA - 3

"Só o amor é capaz de dar a vida e encontrar uma saída, pra esperança vir de novo a cada novo amanhecer" ("Laços", de Gabriel Moura, 2020). Ser peregrino de esperança é caminhar no amor. É trilhar a estrada da generosidade que se faz entrega e doação. Levar esperança é se fazer disponível para "pôr a mão na massa" sempre que necessário, para dar um minuto de atenção, para se interessar gratuitamente pelo outro, especialmente nas horas de dificuldade ou de dor. Deus, para nós, é sempre um peregrino de esperança. Caminha ao nosso lado e conduz os nossos passos, a fim de que tenhamos a coragem de abraçar as belezas e desafios que renascem a cada novo amanhecer.

Frei Gustavo W. Medella, OFM
@freigustavomedella / Instagram

Verso da página do dia 8 de maio de 2025 da Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Editora Vozes.





domingo, 1 de junho de 2025

"A Substância" (filme de 2024)

O filme de terror dramático para maiores de 18 anos que levou Demi Moore de volta ao estrelato




"Água da fonte cansei de beber
pra não envelhecer.,
Como quisesse roubar da manhã
Um lindo pôr de sol"

"Sapato Velho", de Mú Carvalho, Cláudio Nucci e Paulinho Tapajós, 1981


De tanto ouvir pessoas falando do filme "A Substância" ("The Substance", MUBI / Working Title Films / A Good Story, 2024), decidi vê-lo. E o que eu achei? Quero assistir-lhe de novo e de novo. Não, você não leu errado. Sim, eu quero! Você deve estar pensando "quanta coragem, mia fia!". Risos. E eu vou dizer por quê. 

São críticas em cima de críticas e reflexões em cima de reflexões. É um filme de terror estético dramático estrelado por Demi Moore em sua volta triunfal aos cinemas no papel da protagonista Elisabeth Sparkle, tanto que chegou a ganhar pela primeira vez os dois principais prêmios pelo filme: o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Comédia ou Musical e o Screen Actors Guild Award (SAG) de Melhor Atriz Principal. Além destes, também recebeu o Critics Choice Award de Melhor Atriz e, pela primeira vez, uma indicação ao Oscar junto à atriz e cantora Cynthia Erivo pelo musical "Wicked" (Universal Pictures), à espanhola Karla Sofía Gascón pelo também musical "Emilia Pérez" (Why Not Productions / Page 114 / Pimienta Films / France 2 Cinéma / Saint Laurent Productions) e à brasileira Fernanda Torres por "Ainda Estou Aqui" (RT Features / VideoFilmes / Mact Productions / Arte France Cinéma / Conspiração Filmes / Globoplay), perdendo para a Mikey Madison por "Anora" (FilmNation Entertainment / Cre Film).


Demi Moore como Elisabeth Sparkle


"Fica cada vez mais difícil se lembrar que você ainda merece existir. Que essa parte sua ainda vale alguma coisa e que você ainda importa."

Idoso e outro usuário da substância (Christian Erickson / dublado por Paulo Porto) na cena da lanchonete, para Elisabeth Sparkle


É um longa-metragem de horror com comoção. Até houve algumas cenas em que eu chorei de emoção, embora para muita gente parecem horripilantes, inclusive a do espelho antes de ela sair para um encontro que no fim não foi e a final, típica do filme "Carrie, A Estranha" ("Carrie", Metro-Goldwyn-Mayer e United Artists Pictures, 1976). (Clique aqui para ver a postagem sobre este filme).

Quando "A Substância" saiu, existia apenas a versão legendada e pensei "quando sairá a versão dublada com a Mônica Rossi, a voz brasileira da Demi Moore?". Até a própria Mônica que adora dublar a atriz americana também demonstrou em sua página do Instagram que estava torcendo para que isso acontecesse e, para a minha alegria e para a alegria da Mônica, aconteceu. Além de Demi Moore, Mônica Rossi é dubladora da Cameron Diaz, Madonna, Sharon Stone e Kim Basinger e também foi a voz da Priscila, a sheepdog do programa infantil "TV Colosso" (1993-1997) e da Cuca do "Sítio do Picapau Amarelo" (2001-2007), ambos na Rede Globo. Outro dublador supertalentoso que participa desse filme é o Hélio Ribeiro que dá a sua voz ao Dennis Quaid no papel do repugnante e machista Harvey*.


*O personagem de Dennis Quaid foi inspirado no cineasta homônimo Harvey Weinstein que se tornou em uma persona non grata por inúmeros crimes de abuso e assédio sexuais, inclusive contra estrelas de Hollywood, e hoje está apodrecendo na cadeia por isso. Pelo menos ele recebeu o que merece.


"Garotas bonitas devem sempre sorrir"


"Se ela tivesse os peitos do tamanho daquele narigão dela..."


"As pessoas sempre querem coisas novas. A renovação é inevitável e aos 50 isso para."


A principal moral de "A Substância" é que a busca incessante pela juventude e pelo padrão de beleza pode nos levar a perder nossa identidade e a nossa verdadeira essência, substituindo-nos por um clone que satisfaz as expectativas externas, em vez de nos dar prazer. O filme critica os padrões de beleza, o etarismo, a hipersexualização dos corpos e o machismo, mostrando como as mulheres são pressionadas a se manterem jovens e bonitas, e como essa pressão pode ter consequências. A própria Demi Moore, a protagonista do filme, disse em uma entrevista que punia a si mesma ao relembrar o seu sofrimento com padrões de beleza. É como se a atriz tivesse feito o papel dela mesma no filme (Adoro Cinema).

Além de Demi Moore e Dennis Quaid, no elenco também está a Margareth Qualley, filha de Andie MacDowell que viveu a Felicity em "Pobres Criaturas" ("Poor Things", Searchlight Pictures, 2023) e fez o papel da atriz, cantora e dançarina Ann Reinking (1949-2020) na minissérie biográfica "Fosse/Verdon" (20th Television / FX, 2019). Em "A Substância", Qualley faz o papel da Sue, a "versão melhor e mais jovem" da Elisabeth Sparkle.


Sinopse


No seu 50º aniversário, Elisabeth Sparkle (Demi Moore / dublada por Mônica Rossi), uma outrora celebridade e agora uma decadente estrela de cinema de Hollywood, é despedida sem cerimônias do programa de aeróbica que apresentava há anos pelo seu produtor Harvey (Dennis Quaid / dublado por Hélio Ribeiro) que lhe diz que sua idade avançada é o motivo da demissão. Enquanto dirigia para casa, Elisabeth se distrai com um outdoor de si mesma sendo retirado, resultando num grave acidente automobilístico. Num check-up no hospital, um jovem enfermeiro (Robin Gree / dublado por Ulisses Bezerra) com aparência surreal de Ken Humano oferece-lhe um pen-drive chamado "A Substância" que explica que há um soro de um laboratório clandestino que gera uma versão "mais jovem, mais bonita e mais perfeita" de si mesma. Após alguma hesitação, Elisabeth encomenda o soro e injeta o ativador de uso único, o que resulta no surgimento de uma versão muito mais jovem dela própria, através de uma fenda nas costas dela.


Sue (Margareth Qualley)


O soro estabelece uma relação simbiótica entre os dois corpos: Elisabeth tem de transferir a sua consciência entre os corpos a cada sete dias, com o corpo inativo permanecendo inconsciente. A outra versão também necessita de injeções diárias de "fluido estabilizador", extraído do corpo original através de uma punção lombar, para prevenir a deterioração. A outra versão que se identifica com nome de Sue (Margareth Qualley/ dublada por Samira Fernandes) faz um teste anunciado nos classificados de um jornal e é rapidamente contratada por Harvey para substituir Elisabeth. O novo programa televisivo de aeróbica da Sue com coreografias hipersexualizadas a leva para a fama, sendo eventualmente escolhida para apresentar o grande programa de Ano Novo da emissora. Como Sue, a atriz desfruta de uma vida confiante e hedonista, enquanto, vivendo como Elisabeth, se torna numa reclusa insegura.


"Lembre-se; vocês são uma só"


O problema é que Sue extrapola com a sua matriz, extraindo seu fluído estabilizador um dia a mais do limite do tempo (sete dias) para se manter, violando a regra do uso da substância. E a medida de que a Sue extrai o fluido além do limite do tempo recomendado, os sinais de envelhecimento em Elisabeth se evolui bruscamente e o desequilíbrio acontece. É aí que Elisabeth com aparência do dobro da sua idade sente ódio de seu outro eu que está no auge da beleza e do sucesso midiático e faz de tudo para provocá-lo, gerando raiva na sua versão jovem e iniciando uma guerra contra si mesma. Afinal, como o próprio atendente do laboratório (Yann Bean/ dublado por Marco Antônio Abreu) diz: não existe uma e outra. "Vocês são uma só (na versão dublada, "você é singular"). Você não pode escapar do seu ser", ou seja, Elisabeth e Sue são a mesma pessoa.

Demi Moore irreconhecível. A própria atriz postou essa foto na sua página do Instagram mostrando os bastidores do filme e como sua personagem ficaria com o abuso de sucção de seu fluido estabilizador causado pela Sue, sua versão jovem. Tanto que o filme ganhou o Oscar de Melhor Maquiagem e Penteado. Um prêmio bem justo.






Trailer dublado

 




Lembre-se: Cuide-se bem!

Série "A Música De" - Rildo Hora


De cantor que abria os shows no Beco das Garrafas a renomado produtor e vencedor de vários Grammy's Latino.


O canal "A Música de: a História Pública da Música do Brasil" do YouTube apresentou a entrevista com Rildo Hora. Um bate-papo gostoso, ótimo e bem informativo em que o músico faz a sua própria biografia. Eu como fã acompanhei essa entrevista de história oral com 5 episódios e pra mim valeu muito a pena. Assista aos vídeos abaixo.

E como diria o próprio Rildo: "Zelação 33" (no final do último episódio ele explica qual a origem desse bordão).




Sobre o canal

A MÚSICA DE: HISTÓRIA PÚBLICA DA MÚSICA DO BRASIL é um portal de história pública que visa produzir e difundir conhecimento em rede sobre a história e a memória da música popular feita no Brasil, tanto para estudiosos quanto para o público mais amplo. Entrevistas de história oral inéditas e resenhas sobre obras musicais e sua fortuna crítica são o esteio do projeto, somadas a eventos públicos e produções editoriais que conformam uma plataforma criativa de informação, historicamente informada. A MÚSICA DE visa, a longo prazo, constituir um repertório de leituras sobre a música popular brasileira – a arte, a linguagem e o ofício – na voz de seus protagonistas e de seus observadores no tempo.

Roteiro e entrevista: Daniel Saraiva
Edição: Raffael Righez


Parte 1  




Parte 2


Parte 3  

 Parte 4  


 Parte 5

O que as crianças com deficiência diriam para suas mães?

 


Quem me acompanha, sabe que o meu transtorno é do espectro autista (TEA) e eu adoro esse vídeo (fofo) da página "Neurodivergência É o Papo" (@neurodivergenciaeopapo / TikTok). Me marcou bastante. Ela mostra que coisas as crianças com deficiência diriam para as suas mães, mas que nunca souberam explicar. 

Por ordem de apresentação:

*O menininho Léo representando o TDAH: Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. 
*O menininho Caio representando o TOD: Transtorno desafiador de oposição
*A menininha Ana representando a DISLEXIA: transtorno neurobiológico de aprendizagem que afeta a habilidade de ler e escrever, mesmo com inteligência normal e acesso a um bom ensino.
*O menininho João representando o TEA: Transtorno do Espectro Autista.


@neurodivergenciaeopapo #tdah #tea #autismo #transtornodoespectroautista #dislexia #conscientizacaodoautismo #tod #maeatipica #criancaatipica #maternidadeatipicareal #neurodivergencia #neurodivergente #acolhimento #empatia #neurodivergenciaeopapo @Neurodivergencia é o papo! @Neurodivergencia é o papo! ♬ som original - Neurodivergência é o papo!

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil