"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

domingo, 16 de dezembro de 2018

Sobre o livro "Os Números do Amor" de Helen Hoang


Helen Hoang ouviu falar de autismo pela primeira vez em uma conversa particular com  professora de sua filha na educação infantil, já que a garotinha dava muito trabalho na escola. Foi aí que surgiram as suspeitas de que a menina era autista, o que assustou a mãe a princípio, mas os familiares e pediatras a quem Helen pediu a opinião, chegaram a conclusão de que ela não era. Além disso, a mãe havia pesquisado na internet as informações sobre o autismo e percebeu que as características não batiam com o comportamento da filha. A despeito disso, ela não deixou de se aprofundar no assunto, já que o objetivo era escrever seu livro de estreia, a comédia romântica erótica "Os Números do Amor" ("The Kiss Quotient", Paralela, 2018) em que a heroína tinha síndrome de Asperger, um tipo de autismo caracterizado por dificuldade com as interações sociais, interesses limitados e comportamento repetitivo. Mas foi através do livro "Aspergirls" (2010) de Rudy Simone e das terapias que caiu a ficha para Helen Hoang: a própria tinha síndrome de Asperger. Ela foi diagnosticada em 2016, aos 34 anos. Para escrever "Os Números do Amor", Hoang pensou em fazer uma versão de "Uma Linda Mulher" ("Pretty Woman", Touchstone Pictures, 1990) com gêneros invertidos: um homem prostituto e uma mulher bem sucedida. Como também sentiu que já estava na hora de uma história romântica ter um(a) autista como protagonista.


Helen Hoang, escritora

Em seu site oficial (www.helenhoang.com), a autora revela em sua mini-autobiografia: "Helen Hoang é aquela pessoa tímida que nunca fala. Até ela falar. E as piores coisas saem da sua boca". Eu pensei, parafraseando uma música do Roberto Carlos: "essa mina sou eu!". É que eu saquei e descobri que tenho várias características do Transtorno do Espectro Autista . Inclusive minha mãe havia percebido ao ver uma reportagem na TV sobre o autismo, porém não consultei a um profissional para chegar à conclusão, por enquanto estou em busca de um diagnóstico.
E completando a autobiografia de Hoang, o que também está na parte inferior da segunda orelha do livro "Os Números do Amor": "ela leu seu primeiro romance na oitava série e isso vem sendo seu vício desde então. Em 2016 foi diagnosticada com síndrome de Asperger que serviu de inspiração para o livro 'Os Números do Amor'. Atualmente mora em San Diego, Califórnia, com o marido, dois filhos e um peixe de estimação". Virei fã da Helen.

Sobre o livro

Stella Lane, uma brilhante analista de dados que trabalha com algoritmos de previsão de consumo e interessada apenas na matemática, é pressionada pelos seus pais para que ela se casasse e tivesse filhos, já que, para eles, está mais do que na hora. Depois de umas três experiências sexuais frustradas segundo a própria Stella, visto que ela era um desastre com os homens e isso seria uma decepção para sua mãe, já que foi esta que armou esses encontros às cegas para a filha, a moça tem uma ideia bem inusitada: contratar Michael Phan, um garoto de programa, como um professor que a ensina a ser uma boa namorada, a beijar e transar bem. Por ser um acompanhante profissional, Michael tem uma regra: não levar o namoro a sério e nunca repetir de cliente. Só que Stella e Michael passam mais tempo juntos e é aí que o rapaz quebra essa regra.
Stella Lane é uma pessoa com síndrome de Asperger, um dos transtornos do espectro autista (TEA) considerado de nível leve caracterizado pela dificuldade de se socializar e se comunicar com eficiência. E ela não quer de jeito algum que seu parceiro saiba que ela tem essa perturbação, já que ela não gosta que sentissem pena dela por isso.


Na página de Helen Hoang no Instagram: a própria autora postou em sua página e escreveu na legenda: "TÃO LINDO! O título brasileiro é "Os Números do Amor" e eu adorei! Obrigada, @pitacosliterarios [canal brasileiro sobre literatura]". O título original é "The Kiss Quotient", ou seja, "O Quociente do Beijo".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil