"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

"A Bahia Canta A Sua Santa" - Ivete Sangalo em homenagem a Irmã Dulce



Ivete Sangalo gravou uma canção em homenagem a Irmã Dulce (Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, 1914-1992) que será canonizada neste domingo, dia 13 de outubro, um dia após da Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, e considerada a primeira santa genuinamente brasileira. A música da autoria de Nizan Guanaes e arranjo de Flávio Morgade é parte de um projeto que reúne 50 artistas baianos, entre eles, Lazzo Matumbi, Saulo, Margareth Menezes, Ricardo Chaves, e Luiz Caldas. O objetivo é divulgar as canções em plataformas de streaming e nas rede sociais com objetivo de arrecadar um valor que será destinado integralmente para as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). A cerimônia da canonização será realizada no Vaticano, em Roma, em uma celebração presidida pelo Papa Francisco.

IRMÃ DULCE

Irmã Dulce, cujo nome do batismo era Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, é recordada por suas obras de caridade e assistência aos pobres e necessitados. Religiosa da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mão de Deus, a beata nasceu em Salvador, em 26 de maio de 1914. Desde cedo manifestou interesse pela vida religiosa. Aos 13 anos de idade, passou a acolher mendigos e doentes em sua casa, que ficou conhecida como "A Portaria de São Francisco, por conta do grande número de carentes.
Em 1939, Irmã Dulce invadiu cinco casas para abrigar doentes que recolhia nas ruas de Salvador. Expulsa do lugar, ela peregrinou durante uma década, levando os seus doentes por vários locais da cidade.
Por fim em 1949, Irmã Dulce ocupou um galinheiro ao lado do Convento Santo Antônio, após autorização da sua superiora, com os primeiros 70 doentes. Já em 1959 é instalada oficialmente a Associação Obras Sociais Irmã Dulce, e no ano seguinte é inaugurado o Albergue Santo Antônio.
Irmã Dulce foi beatificada em 2011, pelo enviado especial do Papa Bento XVI. O Papa Francisco anunciou sua canonização para 13 de outubro de 2019, tornando-se a primeira mulher brasileira nata a ser canonizada. O dia da sua festa será 13/08 - dia que se tornou freira. Faleceu no dia 13 de março de 1992, aos 77 anos, no Convento Santo Antônio, em Salvador.
Dom Murilo Krieger detalhou que a beata levará o nome de Santa Dulce dos Pobres e seu dia será celebrado sempre no dia 13 de agosto, a partir de 2020.
O primeiro milagre de Irmã Dulce foi reconhecido em 2001, nove anos após sua morte, quando Cláudia Cristiane dos Santos relatou ter tido uma hemorragia após o parto e ser curada depois de o padre José Almi de Menezes rogar à freira baiana.
A pessoa agraciada pelo segundo milagre de Irmã Dulce reconhecido pelo Vaticano é um homem que morava na Bahia e foi curado após passar 14 anos cego. O milagre teria ocorrido após o homem pedir a Irmã Dulce que intercedesse por ele, por conta de uma conjuntivite, pouco antes de dormir. Quando acordou, no dia seguinte, o homem havia melhorado da doença e voltado a enxergar, segundo a Arquidiocese de Salvador.
Além desses dois milagres reconhecidos, mais de 10 mil outros relatos feitos por fiéis do mundo inteiro são armazenados pelas Obras Sociais Irmã Dulce em Salvador. Há depoimentos de cura do câncer, superação do vício em drogas, conquista de emprego, solução de dívidas e problemas familiares e sobrevivência a acidentes graves.
As obras de Irmã Dulce, ela mesma dizia: "que é a Providência Divina que mantem, toma conta e dirige e nós somos instrumentos bem fracos nas mãos de Deus.".
Irmã Dulce é a Mãe e a Santa dos Pobres. Vendo o rosto de Jesus nos mais necessitados, trazia todos para um galinheiro e cuidava deles como se fosse o próprio Jesus. Ela ia ao encontro de todo o miserável, doente e excluído. Enfrentava os poderosos e até as normas da Igreja. Era Deus, a oração e o pobre. Sempre com um gesto de carinho para os pobres.

Frases da Irmã Dulce:

"Tudo o que acontece no universo tem uma razão de ser um objetivo"
"Tudo se torna mais fácil quando se tem fé"
"Habitue-se a ouvir a voz do seu coração. E através dele que Deus fala conosco e nos dá a força que necessitamos para seguirmos em frente, vencendo os obstáculos que surgem na nossa estrada"
"Sempre que puder, fale de amor e com amor para alguém. Faz bem aos ouvidos de quem ouve e à alma de quem fala"

Jornal Informativo da Matriz - Paróquia do Santíssimo Sacramento (Itajaí - SC)

"A Bahia Canta Sua Santa"
Escrita por Nizan Guanaes
Interpretada por Ivete Sangalo (artista exclusiva da Universal Music)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil