O que eu aprendi e o que se deve aprender sobre o Natal.
Fim de ano chegou e a gente está pensando em cantar parabéns pra Jesus Cristo e lhe desejar um feliz aniversário. Mas será que isso é correto? A resposta é NÃO.
Mas calma! Isso não quer dizer que a gente deve cantar parabéns ao Papai Noel (risos) e tampouco dar vivas a ele no dia de Natal. Não! O que quer dizer é que devemos sempre nos informar que o Natal é a celebração de um mistério e o nascimento de Jesus significa a entrada de Deus na essência humana. Você certamente já ouviu a famosa expressão "e o Verbo se fez Carne e habitou entre nós" ("Et Verbum caro factum est, et habitavit in nobis!"). É esse o mistério, citado no Evangelho segundo João capítulo 1 e versículo 14.. Gerson Leite de Moraes, pastor e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, disse à reportagem da UOL do dia 24 de dezembro de 2023 o seguinte: "Então, [o Natal] significa a manifestação de Deus em carne humana, para que os homens pudessem compreendê-lo melhor. A Bíblia não diz que 'o Natal é isso', apenas que Jesus nasceu. Para a fé cristã, é que Deus veio habitar entre os homens, tornou-se um igual aos homens."
E além disso, "o que ela [a Igreja] quer fazer e faz é tornar presente para nós, na força do Espírito Santo, a graça da vinda do Cristo! Celebrando a liturgia do Natal, o acontecimento do passado (a Manifestação do Filho de Deus) torna-se presente no hoje da nossa vida! Na liturgia do Natal a Igreja não diz: 'Há dois mil anos nasceu Jesus'! Nada disso! O que ela diz é: 'Alegremo-nos todos no Senhor: hoje nasceu o Salvador do mundo, desceu do céu a verdadeira paz!'" (Antífona de Entrada da Missa da Noite do Natal), disse Dom Henrique Soares na matéria do dia 14 de dezembro de 2017 no site do Padre Paulo Ricardo. Aleluia!
E sim, é compreensível que algumas pessoas por mera inocência cantam parabéns pra Jesus ou lhe desejam um feliz aniversário, chegando a fazer um bolo com vela acesa em cima ou desenhando uma charge com Jesus Cristo reclamando ao Papai Noel por ter estragado o dia do seu aniversário, como forma de induzir que devemos deixar de lado o consumismo e o bom velhinho para lembrar que a verdadeira razão do Natal é o Nosso Salvador. Mas, como se percebe, esse modo bem intencionado de comemorar o Natal é fruto da falta de informação litúrgica ou teológica.
"Natal não é aniversário de Jesus. É a celebração de um mistério. O mistério de Deus que se faz homem. É o nascimento do Cristo, o Messias, o Salvador, o Rei dos reis e Senhor dos senhores (...) Um Deus que vem nos visitar. Um Deus próximo. Emanuel, que significa 'Deus conosco'. Então isso é o Natal."
Padre Chrystian Shankarhttps://youtube.com/shorts/uG1BDAE0_dw?si=YI1Yb47TKUjDKqe0
Viva Jesus que nos ensina a viver com dignidade e santidade!
Vídeo abaixo do catequista Alam Carrion (@alamcarrion): "Erros de final de ano"
Aqui ele explica por que é um equívoco achar que Natal é aniversário de Jesus Cristo. A parte de "transformar o presépio em uma festa de aniversário dos anos 90" foi boa. Risos 🤣🤣

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.