A primeira vez que eu vi "O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos" ("The Nutcracker and the Four Realms"), filme de 2018 da Walt Disney Pictures, foi na noite de Natal de 2021 se eu não me engano, quando a Rede Globo resolveu exibi-lo. É um encanto pela cenografia, fotografia, figurinos, as músicas... afinal, o longa-metragem foi inspirado no balé "O Quebra-Nozes" ("Shchelkunchik" / "Щелкунчик", 1892) de Piotr Ilitch Tchaikovski (Пётр Ильи́ч Чайко́вский, 1840 - 1893) que na verdade é baseado no conto "O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos" ("Nussknacker und Mausekönig", 1816) de E. T. A. Hoffmann (Ernst Theodor Amadeus Wilhelm Hoffmann, 1776-1822). Sem falar também no lindo tema da subida de créditos finais, o "Fall On Me (em italiano)" (de A Great Big World: Ian Axel e Chad "King" Vaccarino e versão em italiano de Fortunato Zampaglione e Matteo Bocelli) gravado por Andrea Bocelli em dueto com seu filho Matteo Bocelli para o álbum do tenor italiano, "Sí" (Decca Records / Universal Music, 2018).
Sinopse
Clara (Mackenzie Foy / dublada por Bianca Alencar) é uma jovem esperta e independente, mas ela perde a única chave mágica capaz de abrir um presente de valor incalculável dado por seu pai, o Sr. Stahlbaum (Matthew Macfadyen / dublado por Alexandre Marconato). Ela decide iniciar uma jornada de resgate que a leva pelo Reino dos Doces (Land of Sweets), o Reino dos Flocos de Neve (Land of Snowflakes), o Reino das Flores (Land of Flowers) e o sinistro Quarto Reino, o Reino da Diversão (Land of Amusements) criados pela talentosa inventora Marie Stahlbaum (Anna Madeley / dublada por Adriana Pissardini), a falecida mãe de Clara. Cada reino é governado por bonecos que ganham vida graças a um dispositivo da Marie: Hawthorne (Eugenio Derbez / dublado por César Marchetti), o governante do Reino das Flores, Shiver (Richard E. Grant / dublado por Fábio Moura), o governante do Reino dos Flocos de Neve, Fada Açucarada ou Fada Plum (Sugar Plum Fairy) (Keira Knightley / dublada por Maíra Góes), a governante do Reino dos Doces, e Mãe Ginger (Mother Ginger) (Helen Mirren / dublada por Mariangela Cantú), a governante do Reino da Diversão, considerada vilã da história. Por fim, Marie decidiu deixar os Quatro Reinos para sempre e ficar com sua verdadeira família humana. Todos os habitantes dos quatro reinos ficaram tristes com a partida de Marie.
Numa véspera de Natal, Marie, doente, convence o marido a dar presentes de Natal aos filhos, cumprindo seu último desejo. Sua filha mais nova, Clara, recebe uma caixa artesanal em forma de ovo, mas o objeto está trancado e sem a chave, e descobre através de seu padrinho Drosselmeyer (Morgan Freeman / dublado por Márcio Simões) que foi Marie, sua mãe, quem o criou para ela. Após uma discussão com o pai no salão de baile por se recusar a dançar com ele, Clara encontra um fio que simboliza seu presente e a leva aos Quatro Reinos, criados pela mãe. Lá, Clara avista a chave do ovo artesanal pendurada numa árvore, mas um rato a rouba para Mãe Ginger, para o grande desgosto da garota.
Clara se aproxima do Capitão Philip Hoffman (Jayden Fowora-Knight / dublado por Daniel Figueira), que a leva até Fada Plum, Hawthorne e Shiver, que ficam encantados em ver a filha de sua antiga rainha. Fada Plum, dócil, inocente e amigável, explica a Clara sobre a história dos Quatro Reinos e da máquina que ela e os outros regentes pretendem usar para defender seus reinos contra Mãe Ginger, regente do banido Reino da Diversão, e suas forças malignas. O buraco da fechadura da máquina é igual ao do presente de Clara. Fada Plum então envia Hoffman e vários soldados para ajudar Clara a confrontar a Mãe Ginger e recuperar a chave dela, mas Clara, que consegue a chave, fica irritada ao descobrir que o ovo artesanal, na verdade, era uma caixa de música depois de ser trancado.
Com a chave finalmente recuperada, Clara a oferece à Fada Plum para ligar a máquina para dar vida aos Soldadinhos de Chumbo, revelando sua verdadeira personalidade ao admitir que tinha ressentimento por Marie ter deixado os Reinos e que pretende usar seu exército para dominá-los como sua nova Rainha, mas Clara fica indignada com o plano de ataque da Fada, pois seria contra a vontade da sua mãe, começa a entender que foi enganada o tempo todo e se vira contra ela. Com tudo sob controle, Fada Plum aprisiona Clara, Hoffman, Hawthorne e Shiver no cativeiro antes de partir para iniciar sua invasão aos Reinos.
Conclusão: o rato que tinha roubado a chave da Clara assim que ela chegou aos Quatro Reinos na verdade estava impedindo a ambição da Fada Plum, como se estivesse alertando a menina para tomar cuidado com a regente do Reino dos Doces. A Mãe Ginger, apontada como vilã, tentou impedir a Fada Plum, mas esta conseguiu encobrir sua intenção incriminando a Ginger, o que levou ao seu banimento em seu próprio reino e à guerra contra os outros três. Durante esse tempo, antes da chegada da Clara, a Fada Plum procurou a chave para ativar o dispositivo, mas não havia conseguido encontrá-la, pois estava sob a boa proteção da Mãe Ginger. E é aí que a gente percebe quem é a Flora e quem é a Donatela da novela "A Favorita" (Rede Globo, 2008-2009). Risos.
A história original
Na véspera de Natal, a menina Clara pede ao seu padrinho Drosselmeyer um boneco quebra-nozes vestido como soldado. Ela adormece com o brinquedo no colo, e sonha com o Quebra-Nozes como se fosse um oficial de carne e osso, que a defende do ataque de dezenas de ratazanas que encontram em um bosque de árvores gigantescas. Após vencê-las, chegam ao Reino dos Flocos de Neve, e em seguida são levados ao Reino dos Doces. No final, dançam juntos a "Valsa das Flores" ("Tsvetochny Vals" / "Цветочный вальс"), até que ela acorda, triste por tudo ter sido apenas sua imaginação (Papo de Cinema). O vilão da história original é o Rei dos Ratos e a Fada Açucarada ou Fada Plum na verdade não era a vilã, nem no conto de Hoffmann e tampouco no balé de Tchaikovski.
Fontes:
https://www.disney.pt/filmes/o-quebra-nozes-e-os-quatro-reinos/explore-os-reinos
https://dublagem.fandom.com/wiki/O_Quebra-Nozes_e_os_Quatro_Reinos
Trailer do filme


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.