"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

sábado, 22 de julho de 2023

"Dá Um Tempo!" - livro de Izabella Camargo

 



"De tanto correr pela vida sem freio
Me esqueci que a vida se vive num momento
De tanto querer ser em tudo o primeiro
Me esqueci de viver os detalhes pequenos
De tanto brincar com os sentimentos
Vivendo de aplausos envoltos em sonhos
De tanto gritar as canções ao vento
Já não sou o que fui,
hoje eu vivo e não sinto"


"Me Esqueci de Viver" ("J'ai Oublié de Vivre", música de Jacques Revaux e letra original de Pierre Billon, 1977 / "Me Olvidé de Vivir", versão em espanhol de Julio Iglesias, J. Flores, Manolo Diaz, Manuel de la Calva, Ramón Arcusa e Mimi Korman, 1979 / versão em português de Fernando Adour, 1981, na gravação de Julio Iglesias)


Desde que eu a vi em "Direção Espiritual", antigo programa de TV apresentado por Padre Fábio de Melo na TV Canção Nova, comecei a acompanhar e admirar Izabella Camargo, jornalista, palestrante, youtuber e ex-dançarina do "Fantasia" do SBT na década de 1990. A primeira edição de seu livro "Dá Um Tempo" (Principium /Editora Globo) foi em 2020, mas eu só o comprei esse ano, o da terceira edição, já que infelizmente eu não achei em nenhuma loja física.

O livro foi inspirado em uma fase de sua vida quando Izabella Camargo foi diagnosticada com síndrome de burnout. Para quem não sabe, síndrome de burnout (do inglês burn, queima; e out, exterior) é o desgaste emocional que danifica aspectos físicos e psíquicos da pessoa, reduzindo a naturalidade e a velocidade com que ela realiza suas tarefas. Os sintomas são fadiga, cansaço constante, distúrbios de sono, dores musculares e de cabeça, irritabilidade, alterações de humor e de memória, dificuldade de concentração, falta de apetite, depressão e perda de iniciativa. Nos casos mais graves, pode levar ao consumo de álcool e drogas e até ao suicídio (Notícias da TV, 8 de novembro de 2018). Izabella tinha ouvido de médicos e chegou à conclusão de que a doença teria a ver com o fato de ter trabalhado de madrugada na maior parte dos seis anos que esteve na Globo, emissora da qual ela foi demitida injusta e absurdamente depois de retornar da licença médica. Levantou uma ação judicial contra a emissora e venceu, o que fez com que a Globo recontratasse a comunicadora por determinação da justiça. Em 2019, ela fechou o acordo e deixou definitivamente a empresa (Hugo Gloss / UOL).


Ao ler o livro de Izabella Camargo e ver suas postagens em suas redes sociais, eu, que tenho a música como assunto do meu maior interesse como se vê aqui no meu blog, me lembrei de cantores que têm aquela rotina tão agitada que têm uma ninharia de hora de sono diário, o que aconteceu com a Izabella na área do jornalismo. Na próxima postagem cito alguns exemplos do dia a dia dos astros da música (clique aqui). Só que sem descanso necessário, até a voz, seu instrumento de trabalho, se prejudica. Falando em cantores, Izabella reuniu entrevistas para este livro com famosos como Padre Fábio de Melo e Fernanda Takai que também tiveram seus dias agitados. Ao falar da Fernanda no capítulo 5 ("Música, instrumento do tempo") da parte 3 ("Percepções"), há uma menção ao "Sobre o Tempo" ( de Fernanda Takai e John Ulhoa, 1995), o primeiro grande hit da banda Pato Fu que faz uma percepção do tempo. Lá vou eu dizer que sinto falta de 1995. Risos. Eu tinha 13 anos e, assim como outras pessoas da minha geração, curtia os Mamonas Assassinas, Skank, Cidade Negra, É o Tchan na época em que ainda se chamava Gera Samba, eurodance, italodance e latin dance daqueles CD's da extinta gravadora Paradoxx Music (entre eles, "As 7 Melhores da Jovem Pan" volumes 1, 2, 3 e 4), Cidinho & Doca com seu "Rap da Felicidade" (de Cidinho & Doca, 1994) e Spice Girls que só surgiram no ano seguinte com "Wannabe" (de Spice Girls, Matt Rowe e Richard Stannard, 1996). E foi nesse mesmo 1995 que me apaixonei pelo rei Roberto Carlos. Inusitado pra essa minha idade, né? Mais risos. Lembro até da primeira vez que eu vi a banda Pato Fu em uma matéria do programa Vídeo Show da Rede Globo lançando "Sobre o Tempo". Parece que foi ontem. Esse tempo pra mim "zuniu como novo Sedan" (embora a letra da música grafa como "Sedã"), foi legal como o carro da Chevrolet mencionado na música do Pato Fu e bem proveitoso. Isso dá impressão de que durante a nossa infância e adolescência tudo era proveitoso e, depois de adulto, essas alegrias e ilusões se perdem fácil, porque temos os estudos, o trabalho, os boletos para pagar e, quanto menos se espera, aproveitamos nada, nem sabemos mais o que é ter sua própria festa de aniversário. "O tempo está passando mais rápido ou estamos passando mais rápido pelo tempo?" Essa foi a pergunta feita na contracapa do livro e, para respondê-la, Izabella conversou com mais de cem especialistas, formadores de opinião, professores e artistas e registrou as conversas nesta obra.


Dá um tempo e pega leve! 


O problema não é trabalhar e ter outros compromissos, e sim o excesso de trabalho e de compromissos. Tudo que é demais cansa. Nenhum de nós é um Superman ou uma Mulher Maravilha para dar conta de tudo. Você não precisa desmaiar pra saber que precisa dormir, não é? Da mesma forma que você não precisa esperar a bateria do seu smartphone acabar por completo pra recarregá-la. O celular sente quando está com pouca energia e o acúmulo desse estresse acaba encurtando sua vida útil, então a solução é nunca deixar o nível da bateria do celular inferior a 20%. Com o nosso corpo e a nossa mente é a mesma coisa. Essa parábola eu copiei da Lu, a famosa garota propaganda virtual da Magazine Luiza em um vídeo que ela fala quais são as situações que acabam com a bateria do celular. (https://youtu.be/9UgBJdVM8fU) Risos. E é isso que o livro nos aconselha. Não é por acaso que o termo "descansar" significa "repor as energias", pois sem descanso necessário, a vida profissional não funciona.

"Dá um tempo pra você não fazer nada. Por minutos, horas, até parece irônico, mas também nas férias e dias de folga. Sim, você pode. Entendo que as frases 'tempo é dinheiro' e 'cabeça vazia é oficina do diabo' nos confundem e nos enchem de culpa quando não estamos produzindo ou fazendo nada. A religião e a indústria contribuíram muito para essa ideia nos últimos séculos. A maior parte dos sinônimos de ócio é negativa ou depreciativa: vagabundagem, negligência, vadiagem, preguiça, para citar alguns", disse a autora na página 258 do livro no capítulo 4 da parte 5 intitulada "Escolhas". 

Siga Izabella Camargo:

Instagram@izabellacamargoreal

Facebook : https://www.facebook.com/izabellacamargoreal

Youtubehttps://www.youtube.com/izabellacamargoreal



"Se as frases 'estou sem tempo', 'estou cansado/a', 'vivo correndo' e 'minha agenda está uma loucura' são recorrentes, pense se você não está glamourizando o estresse e se esquecendo de si. Tente se proteger do vírus da pressa"

Izabella Camargo.




"Você já sentiu que mesmo fazendo tantas coisas por dia está sempre se sentindo em débito com alguém – ou consigo mesmo?
'Dá um tempo!' é um convite à busca por limite em um mundo sem limites.
O tempo está passando muito rápido! Diante dessa afirmação que ouvia diariamente de muitas pessoas, a jornalista Izabella Camargo passou a refletir e investigar o que provoca a sociedade moderna.
Após identificar as transformações em diversas áreas que nos levaram a viver em um mundo mais rápido, Izabella – que precisou tirar o pé do acelerador e pisar no freio ao viver a experiência com a síndrome de burnout – escreveu 'Dá um tempo!'.
O livro reúne percepções de mais de cem entrevistados, desde personalidades como Fernanda Montenegro, Pe. Fábio de Melo e Nelson Motta a professores, formadores de opinião e especialistas no assunto. Este livro busca dar subsídios para que qualquer pessoa possa ditar o ritmo da própria agenda, ir ao encontro de uma vida saudável e ter o tempo sempre a seu favor"

Descição do livro - à venda na Amazon

https://www.amazon.com.br/D%C3%A1-tempo-encontrar-limite-limites/dp/6555670142



Para terminar, uma postagem bem humorada que, por outro lado, sua mensagem é um fato. É o que a Izabella Camargo chama ao citar um exemplo da cantora Anitta de "atualização de identidade", ou seja, quando uma pessoa tem clareza das suas características atuais e respeita os seus limites:

https://www.instagram.com/reel/CncMbS0D5Jg/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil