"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

domingo, 30 de julho de 2023

Relembrando a adolescência #19 - a história por trás da música "Barbie Girl" do Aqua

A vocalista norueguesa Lene Nystrøm como a Barbie

Eu lembro que eu era adolescente quando a eurodance "Barbie Girl" do grupo Aqua tocava nas rádios e eu sempre a ouvia no meu microsystem da Aiwa que eu ganhei dos meus 15 anos naquele mesmo 1997, mesmo que eu não entendesse o que a letra queria dizer. Hoje a música voltou a todo vapor graças à estreia do filme "Barbie" (Warner Bros. Pictures, 2023) que vem batendo recorde impressionante de bilheteria em tempos em que o streaming é a maior opção para assistir a filmes e séries. A canção porém é uma crítica sobre o mundo fútil e plastificado da boneca mais famosa do mundo e alguns versos dela geraram tanto incômodo na Mattel, a empresa fabricante da Barbie que virou caso jurídico!

"Barbie Girl" foi o grande sucesso do grupo dinamarquês-norueguês Aqua lançado em abril de 1997 como o terceiro single do primeiro álbum de estúdio do quarteto, "Aquarium" (Universal Music, 1997). A música foi escrita por Søren Rasted, Claus Norreen, René Dif e Lene Nystrøm, os integrantes, e foi produzida por Rasted, Norreen e a dupla Johnny Jam & Delgado. Tanto na gravação da música quanto no videoclipe, os vocalistas Lene Nystrøm e René Dif interpretam Barbie e Ken, respectivamente.

"Barbie Girl" foi inspirada num momento que Søren Rasted foi a uma exposição sobre a cultura kitsch na Dinamarca que apresentava bonecas Barbies. Ou seja, "Barbie Girl" não é uma música bobinha e muito menos infantil, e sim uma crítica ácida à futilidade, à sexualidade exagerada, ao corpo irreal do brinquedo, aos padrões de beleza e ao mundo de ilusão que a boneca endossou. Não satisfeitos, em tom de deboche, os integrantes do grupo transformam a Barbie numa espécie de marionete para relacionamentos abusivos. Porém, quem não gostou nada dessa brincadeira foi a Mattel, empresa-dona da Barbie que, em setembro de 1997, apenas meses depois de o hit estourar, entrou com um processo na Califórnia, Estados Unidos, contra a MCA Records, selo do grupo Aqua pertencente à Universal Music, pelo uso indevido do nome da boneca e sexualização do brinquedo. A MCA não deixou barato e também processou a Mattel por difamação após a fabricante da boneca compará-la a um "ladrão de banco". A gravadora também alegou em sua defesa que "Barbie Girl" era apenas uma paródia criada com o intuito de divertir e lembrou na nota de rodapé do CD "Aquarium" que Mattel não participou da criação da música: "A canção 'Barbie Girl' é um comentário social e não foi criada ou aprovada pelos responsáveis pela boneca". Daí que veio o nome Mattel, Inc. X MCA Records, Inc. para a guerra judicial. A batalha durou até 2002 e os dois lados perderam. O juiz Alex Kozinski entendeu que "Barbie Girl" se tratava mesmo de uma simples paródia  e estava protegida sob a definição de liberdade de expressão da Primeira Emenda da Constituição Americana. Kozinski também indeferiu o processo de difamação movido pela MCA e finalizou sua sentença com a seguinte frase: "as duas partes recebem a recomendação de relaxar". A Mattel ignorou a recomendação do juiz, tentou entrar com recurso na Suprema Corte dos Estados Unidos, mas teve o pedido negado. 
Foi só em 2009 que a Mattel resolveu fazer as pazes com "Barbie Girl" fazendo a propaganda da boneca com a versão modificada e mais apropriada da letra, lançando até as Barbies com os corpos mais realistas. 
Em abril de 2022, Ulrich Møller-Jørgensen, empresário de Lene Nystrøm, a Barbie da música, confirmou à Variety que "Barbie Girl" não seria utilizada no filme estrelado pela Margot Robbie e se negou a dizer o motivo. O portal acredita que o motivo seja desgaste do processo judicial. Ainda assim, Nystrøm afirma para o mesmo portal que acredita que o hit faça o público relembrar da banda: "Eu entendo totalmente por que eles não vão usá-la, mas vai nos dar bastante atenção, não importa o que aconteça". E funcionou, graças ao sucesso do filme. Afinal, a Barbie da música e 1997 não faria jus nenhum à história da protagonista no filme de Greta Gerwig. Porém, para a trilha sonora do filme, foi incluída a música  "Barbie World" (de Onika "Nicki Minaj" Maraj, Isis "Ice Spice" Gaston, Ephrem Louis Lopez Jr., Johnny Pederson e Karsten Dahlgaard, 2023) gravada pelas rappers Nicki Minaj e Ice Spice que contem o sample do refrão da eurodance "Barbie Girl".

P.S.: essa semana vi o filme da Barbie no cinema do Itajaí Shopping e gostei.


Capa do single "Barbie Girl" do Aqua.

Fontes:
*Igor Miranda

*Pipocando Música

*Wikipédia (inglês e português)





"Barbie Girl"
escrita por Søren Rasted, Claus Norreen, René Dif e Lene Nystrøm
interpretada por Aqua
℗ 1997 MCA Records / Universal Music Group
Tradução e análise dos versos: Letras. Mus.Br

(Hi, Barbie!)
(Oi, Barbie!)
(Hi, Ken!)
(Oi, Ken!)
(You wanna go for a ride?)
(Quer dar uma volta?)
(Sure, Ken!)
(Claro, Ken!)
(Jump in!)
(Entra aí!)

I'm a Barbie Girl in a Barbie World
Eu sou como uma Barbie vivendo no mundo da Barbie
Life in plastic*, it's fantastic
A vida de plástico é fantástica
You can brush my hair, undress me everywhere
Você pode escovar meus cabelos, me despir em qualquer lugar
Imagination, life is your creation
Use a imaginação, a vida é sua criação

(*Nesse verso, plastic tem um duplo sentido: o primeiro é o plástico propriamente dito, material químico utilizado para produzir as bonecas Mattel; porém, também pode ser entendido como plásticas, ou seja, os procedimentos estéticos populares entre as mulheres.)

(Come on, Barbie, let's go party!)
(Vamos, Barbie, vamos festejar!)

I'm a Barbie Girl in a Barbie World
Eu sou como uma Barbie vivendo no mundo da Barbie
Life in plastic, it's fantastic
A vida de plástico é fantástica
You can brush my hair, undress me everywhere
Você pode escovar meus cabelos, me despir em qualquer lugar
Imagination, life is your creation
Use a imaginação, a vida é sua criação

I'm a blond bimbo** girl in a fantasy world
Eu sou uma loirinha bobinha num mundo de fantasia
Dress me up, make it tight, I'm your dolly
Me vista, aperte bem, eu sou sua bonequinha
You're my doll, rock'n'roll, feel the glamouring in pink
Você é minha boneca, rock'n'roll, sinta o glamour em cor-de-rosa
Kiss me here, touch me there, hanky-panky***
Me beija aqui, me toca ali, vamos dar uns amassos

(**Bimbo é um termo pejorativo usado para descrever mulheres que se dedicam apenas a ter uma aparência lida socialmente como ideal e vivem em prol da validação masculina.)
(***Hanky-panky refere-se a comportamentos moralmente errados, principalmente envolvendo atividades sexuais ou dinheiro.)

You can touch, you can play
Você pode tocar, você pode brincar
If you say I'm always yours (uh, oh)
Se você disser que sempre serei sua**** (uh, oh)

(****A condicional "se você disser que sempre serei sua" também reflete a ironia frequentemente utilizada ao longo da música. Nesse contexto, é importante ressaltar que esse trecho não representa os verdadeiros desejos das mulheres, mas sim como o pensamento machista as enxerga.)

I'm a Barbie Girl in a Barbie World
Eu sou como uma Barbie vivendo no mundo da Barbie
Life in plastic, it's fantastic
A vida de plástico é fantástica
You can brush my hair, undress me everywhere
Você pode escovar meus cabelos, me despir em qualquer lugar
Imagination, life is your creation
Use a imaginação, a vida é sua criação

Come on Barbie, let's go party!
Vamos, Barbie, vamos festejar!
Ah, ah, ah, yeah
Ah, ah, ah, sim!
Come on Barbie, let's go party!
Vamos, Barbie, vamos festejar!
Uh, oh, uh, oh
Come on Barbie, let's go party!
Vamos, Barbie, vamos festejar!
Ah, ah, ah, yeah
Ah, ah, ah, sim!
Come on Barbie, let's go party!
Vamos, Barbie, vamos festejar!
Uh, oh, uh, oh

Make me walk, make me talk, do whatever you please
Me faça caminhar, me faça falar, faça o que bem entender
I can act like a star, I can beg on my knees
Posso agir como uma estrela, posso implorar de joelhos
Come jump in, bimbo friend, let us do it again
Entre aqui, amiga bobinha, vamos fazer isso de novo
Hit the town, fool around, let's go party
Vamos para a cidade, curtir, vamos festejar

You can touch, you can play
Você pode tocar, você pode brincar
If you say I'm always yours 
Se você disser que sempre serei sua
You can touch, you can play
Você pode tocar, você pode brincar
If you say I'm always yours 
Se você disser que sempre serei sua 

Come on Barbie, let's go party!
Vamos, Barbie, vamos festejar!
Ah, ah, ah, yeah
Ah, ah, ah, sim!
Come on Barbie, let's go party!
Vamos, Barbie, vamos festejar!
Uh, oh, uh, oh
Come on Barbie, let's go party!
Vamos, Barbie, vamos festejar!
Ah, ah, ah, yeah
Ah, ah, ah, sim!
Come on Barbie, let's go party!
Vamos, Barbie, vamos festejar!
Uh, oh, uh, oh

I'm a Barbie Girl in a Barbie World
Eu sou como uma Barbie vivendo no mundo da Barbie
Life in plastic, it's fantastic
A vida de plástico é fantástica
You can brush my hair, undress me everywhere
Você pode escovar meus cabelos, me despir em qualquer lugar
Imagination, life is your creation
Use a imaginação, a vida é sua criação

I'm a Barbie Girl in a Barbie World
Eu sou como uma Barbie vivendo no mundo da Barbie
Life in plastic, it's fantastic
A vida de plástico é fantástica
You can brush my hair, undress me everywhere
Você pode escovar meus cabelos, me despir em qualquer lugar
Imagination, life is your creation
Use a imaginação, a vida é sua criação

Come on Barbie, let's go party!
Vamos, Barbie, vamos festejar!
Ah, ah, ah, yeah
Ah, ah, ah, sim!
Come on Barbie, let's go party!
Vamos, Barbie, vamos festejar!
Uh, oh, uh, oh
Come on Barbie, let's go party!
Vamos, Barbie, vamos festejar!
Ah, ah, ah, yeah
Ah, ah, ah, sim!
Come on Barbie, let's go party!
Vamos, Barbie, vamos festejar!
Uh, oh, uh, oh

(Oh, I'm having so much fun!)
(Ah, eu estou me divertindo tanto!)
(Well, Barbie)
(É, Barbie)
(We're just gettin' started)
(Estamos só começando)
(Oh, I love you, Ken!)
(Ah, eu te amo, Ken!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil