"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

domingo, 28 de janeiro de 2024

JANEIRO BRANCO - Você não está só: Famosos que viveram problemas relacionados à saúde mental


Postagem da jornalista, escritora e palestrante Izabella Camargo no Instagram (@izabellacamargoreal).


Algumas personalidades viveram problemas relacionados à saúde mental. Agora, muitas delas usam a própria influência para a conscientização sobre os cuidados com a saúde mental. A seguir, alguns exemplos ilustres.

"Se um padre ou um jornalista não podem ter depressão ou burnout*, um jogador de futebol não pode machucar o joelho."
Izabella Camargo

*Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho. (Ministério da Saúde / Site Gov.Br)



SIMONE BILES


Durante as olimpíadas de Tóquio em 2021, a ginasta americana não participou de uma final, porque não estava segura emocionalmente. Ela disse um "desta vez não" e continuou a carreira. Exemplo de pausa voluntária para evitar pausa involuntária. 



PADRE FÁBIO DE MELO


Em seu mais recente livro "A Vida é Cruel, Ana Maria" (Editora Record, 2023), o sacerdote revela: "eu me enxergava muito pior do que realmente era. Eu só enxergava o copo vazio. O limite tinha as rédeas de minha alma". O padre também lidou com as crises da Síndrome do Pânico.



CHICO ANYSIO (1931-2012)


O humorista e intérprete do personagem Professor Raimundo era um defensor público da saúde mental e enfrentava a depressão. Ele quem pediu o termo "psicofobia" para a Associação Brasileira de Psiquiatria. O termo diz respeito ao preconceito contra pessoas que fazem tratamento psicológicos e/ou psiquiátricos. 



ANITTA


Em 2019, Anitta cancelou participações em programas de televisão e se afastou das redes sociais após ser diagnosticada com a Síndrome de Burnout.



LUCAS LUCCO


O cantor já enfrentou depressão devido à Síndrome de Burnout. Ele falou abertamente que deixou a saúde mental de lado para priorizar a rotina de trabalho.



PADRE MARCELO ROSSI


Palavras do sacerdote: "foram sete meses e 22 dias de luta, só quem passou sabe. Durante 19 anos, ajudei pessoas com depressão e achava frescura, até que aconteceu comigo".



SANDRA BULLOCK


A atriz americana anunciou pausa indeterminada na carreira em 2022 após ser diagnosticada com a Síndrome de Burnout.



WANESSA CAMARGO


Em 2016, sobrecarregada por conciliar a vida pessoal e a profissional, a cantora enfrentou a Síndrome de Burnout.


Veja também:
Sobre o livro "Dá Um Tempo!", de Izabella Camargo

Rotina insana de cantores famosos

domingo, 14 de janeiro de 2024

Viver Não É Preciso




Capa do LP "Caetano Veloso", também conhecido como "Álbum Branco" (Philips, hoje Universal Music, 1969)



VIVER NÃO É PRECISO

"Navegar é preciso, viver não é preciso." Este ditado é muito antigo e surgiu num contexto de navegações difíceis e perigosas. Serviu de inspiração para o literato português Fernando Pessoa (1888 - 1935) e também foi transformado em canção por Caetano Veloso em "Os Argonautas" (1969). Remete tanto às necessidades existenciais quanto às incertezas e instabilidades da vida. Mesmo diante de dúvidas e inseguranças, seguir adiante é necessário. A concretização de sonhos e projetos nem sempre ocorre conforme o planejado, pois imprevistos e surpresas acontecem.
Ter um norte é deveras importante. Porém, saber lidar com ventos e tempestades e mudar os planos quando necessário
é sinal de maturidade e sabedoria.

Frei Gustavo W. Medella, OFM
(gmedella@franciscanos.org.br)

Verso da página do dia 17 de dezembro de 2023 da Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Editora Vozes.







Joga Pedra na Geni




Segunda análise evangélica da música "Geni e o Zepelim" (do musical "Ópera do Malandro", de Chico Buarque, 1978) de Frei Gustavo W. Medella, OFM. 
A primeira está no link seguinte:



JOGA PEDRA NA GENI
de Frei Gustavo W. Medella, OFM
gmedella@franciscanos.org.br

A canção "Geni e o Zepelim", de Chico
Buarque, descreve a rotina de uma mulher pobre que tem na prostituição seu meio de sustento e que se destaca pela bondade e nobreza de coração. Entre os pequenos e desprezados, é acolhida e amada. Entre os poderosos e a classe média, xingada e agredida. "Ela é feita para apanhar, ela é boa de cuspir", diz a letra. No entanto, numa situação de grave perigo, Geni aparece como a única possibilidade de salvação e, de uma hora para a outra, passa a ser bajulada por aqueles que a desconsideravam. A composição nos leva a refletir sobre como um olhar interesseiro e preconceituoso é capaz de corromper uma sociedade, a ponto de torná-la cruel e injusta.

Verso da página do dia 26 de novembro de 2023 da Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Editora Vozes.






sábado, 13 de janeiro de 2024

"Feliz Navidad" - José Feliciano

Capa da edição relançada do CD "Feliz Navidad" de José Feliciano.


Mal passou o Natal e já estou com muitas saudades. E aqui eu falo de uma das minhas canções natalinas preferidas, "Feliz Navidad" (1970), clássico com letra simples em espanglês escrito e interpretado por José Feliciano. Me lembrei dela ao assistir ao filme "Crônicas de Natal: Parte Dois" ("The Christmas Chronicles 2", Netflix / 1492 Pictures / Wonder Worldwide, 2020) que, logo após a apresentação do título do longa metragem, já vem a cena de férias de Natal na praia de Cancún, no México, com um grupo de mariachi cantando a música aos turistas (clique aqui para ver a minha postagem do filme).

 O primeiro verso de "Feliz Navidad" é cantado em espanhol ("Feliz Navidad, próspero año y felicidad"), seguido de um verso em inglês ("I wanna wish you a Merry Christmas from the bottom of my heart"). O artista disse que gravou a música em um estúdio em Los Angeles no momento em que sentia saudade de casa e da família e relembrou as comemorações da véspera de Natal com os irmãos com comidas típicas de Porto Rico, seu país de origem, rum (bebida) e cânticos de Natal (Wikipédia). 

"Feliz Navidad" já ganhou várias releituras, como a do grupo Boney M. e de Michael Bublé em dueto com a cantora e atriz mexicana Thalía em medley intitulado "Mis Deseos / Feliz Navidad" (de Michael Bublé, Alan Chang, Claudia Brant e Humberto Gatica, 2011 / de José Feliciano) para o álbum do cantor canadense "Christmas" (Warner Music, 2011). Em 1999, o próprio José Feliciano a regravou com Ivan Lins uma versão em português/espanhol/inglês chamada "Um Feliz Natal" (de Ivan Lins) para o álbum natalino do cantor brasileiro, "Um Novo Tempo" (EMI / hoje Universal Music). A mesma, excluindo a letra em inglês, foi relida por Xuxa e Zeca Pagodinho (com Rildo Hora na gaita) numa adaptação sambista para o álbum da apresentadora, "Natal Mágico" (Xuxa Promoções e Produções Artísticas Ltda. / Sony Music, 2009), também conhecido como "Xuxa Só Para Baixinhos 9".


Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil