A banda Crash Test Dummies
Na época da minha pré-adolescência, uma certa música considerada estranha até no título conquistou o mundo e até foi incluída na trilha sonora da novela "Patria Minha" (Rede Globo, 1994-1995) no Brasil. A tal canção é da banda de folk-rock canadense Crash Test Dummies e se chama "Mmm Mmm Mmm Mmm". Isso mesmo! Uma onomatopeia para a boca chiusa (que que dizer "boca fechada" em italiano que, na prática musical, refere-se à técnica de cantar com a boca fechada, geralmente emitindo um som nasalado). O grupo é formado por Brad Roberts (vocalista, guitarrista e violonista), Ellen Reid (pianista, tecladista e acordeonista), Dan Roberts (baixista), irmão de Brad, Benjamin Darvill (harmônica e bandolim) e Mitch Dorge (baterista). Para uns, esta canção é estranha. Para outros, é irritante. Para mim, é um encanto. E eu vou dizer por quê.
A música "Mmm Mmm Mmm Mmm" dos Crash Test Dummies lançada em 1993 e da autoria de Brad Roberts, o vocalista da banda, fala sobre experiências e marcas que tornam as pessoas diferentes, muitas vezes causando desconforto ou bullying. A repetição do refrão é uma expressão de resignação silenciosa diante das situações, sugerindo a dificuldade de comunicação e a aceitação do que é estranho ou doloroso. A letra conta histórias de uma menina com marcas de nascença, o que faz com que ela não trocasse de roupa com outras meninas por vergonha, um garoto cujo cabelo ficou prematuramente grisalho após um trauma causado por um acidente de carro e um menino impactado pelos comportamentos religiosos perturbadores dos pais bastante restritores que não o permitiam de ir além da escola e da igreja. O nome da banda se refere àqueles manequins ou bonecos (dummies) feitos exclusivamente para testes de colisão automobilística (crash test).
Capa do álbum "God Shuffled His Feet" (BMG Ariola / hoje Sony Music, 1993) do grupo Crash Test Dummies com a música "Mmm Mmm Mmm Mmm".
Composição
"As pessoas me perguntam: 'qual é o problema? Você não conseguiu pensar em nenhuma palavra?'", disse Brad Roberts, rindo um pouco, ao Braulio Lorentz do portal brasileiro G1 em dezembro de 2023, quando a música fez 30 anos. Brad até tentou encaixar frases na parte principal da música, substituindo o murmúrio, mas não rolou. "Eu fiz uma versão quando ainda não sabia qual seria a letra do refrão e então apenas murmurei. Eu só cantarolo a melodia. Mas a banda pensou que era assim que eu pretendia que a música fosse e eles ficaram bem chateados quando tentei colocar uma letra lá… falaram tipo 'Não, não… menos é mais. Você tem que manter do jeito que está'. Então, mantivemos do jeito que estava." O vocalista confirmou ao Braulio que o murmúrio do refrão é como se fosse naquela conversa em que alguém ouve a história e fica dizendo "Hmmmm, entendi", tipo uma pausa para entender o que foi falado.
As histórias da música.
O garoto que fica com o cabelo grisalho após sofrer um acidente automobilístico foi inspirado no tio-avô de Brad Roberts: "Meu tio-avô passou por isso na Segunda Guerra (1939-1945). Após um trauma, uma mecha grisalha surgiu da noite para o dia", contou ao G1. Na segunda estrofe, uma menina tem manchas de nascença pelo corpo, "por isso ela era separada do resto das crianças. Ela também tem uma marca que a faz ser diferente dos demais." E uma amiga do Brad serviu de inspiração para a criança da última estrofe. "Os pais dela eram cristãos fundamentalistas do tipo 'santos roladores'. Eles frequentavam uma Igreja Pentecostal, onde 'falavam em línguas' nas cerimônias religiosas. Minha amiga ficava muito assustada, quando era pequena, porque os pais se 'transformavam' nessas outras pessoas e se comportavam de uma maneira que eles não conseguiam entender. Foi tudo muito traumático para ela."
Irritante? Esquisita? Como assim?
Posteriormente, "Mmm Mmm Mmm Mmm" foi incluída em listas nada desejáveis. A revista Rolling Stone americana a colocou na lista das "músicas mais irritantes de todos os tempos". O canal VH1 e a revista Blender foram além e classificaram "Mmm Mmm Mmm Mmm" no ranking de piores músicas da história. "O negócio é que quando você tem uma música que fica tão famosa assim, você fica mais propenso a ser criticado mesmo, porque você nunca vai conseguir agradar todo mundo", explica o Brad, na resposta mais curta e direta da entrevista. "Eu fiquei bem lisonjeado quando, por exemplo, o Weird Al Yankovic fez uma paródia. Foi tipo um marco da minha carreira. Então, na verdade não vale a pena ficar prestando atenção nesse tipo de coisa." Tá certo, ele.
Resumindo a música em uma só frase: viva a diversidade!
*Fonte: Site G1
"Mmm Mmm Mmm Mmm"
Escrita por Brad Roberts
Interpretada por Crash Test Dummies
℗ 1993 Arista Records / Sony Music Entertainment Group
Once there was this kid who
Era uma vez um garoto que
Got into an accident and couldn't come to school
Sofreu um acidente e não pôde ir a escola
But when he finally came back
Mas quando ele finalmente voltou
His hair had turned from black into bright white
Seu cabelo tinha mudado de preto para grisalho brilhante
He said that it was from when
Ele disse que foi de quando
The cars had smashed so hard
Os carros tiveram uma grave colisão
Mmm mmm mmm mmm
Mmm mmm mmm mmm
Once there was this girl who
Era uma vez uma menina que
Wouldn't go and change with the girls in the change room
Não ia se trocar com as garotas no vestiário
But when they finally made her
Mas quando elas finalmente a convenceram
They saw birthmarks all over her body
Elas viram marcas de nascença por todo o corpo dela
She couldn't quite explain it
Ela não conseguia explicar isso
They'd always just been there
Elas sempre existiram
Mmm mmm mmm mmm
Mmm mmm mmm mmm
Mmm mmm mmm mmm
Mmm mmm mmm mmm
But both girl and boy were glad
Mas tanto a garota quanto o garoto estavam orgulhosos
'Cause one kid had it worse than that
Porque havia um garoto em uma situação pior que a deles
'Cause then there was this boy whose
Porque então havia um menino cujos
Parents made him come directly home right after school
Pais o faziam ir direto pra casa depois da escola
And when they went to their church
E quando eles iam pra igreja
They shook and lurched all over the church floor
Eles tremiam e balançavam por todo o chão da igreja
He couldn't quite explain it
Ele não conseguia explicar isso
They'd always just gone there
Eles sempre iam lá
Mmm mmm mmm mmm
Mmm mmm mmm mmm
Mmm mmm mmm mmm
Mmm mmm mmm mmm
Essa aí do vídeo abaixo sou eu, logo após voltar da missa da Igreja Matriz - Paróquia do Santíssimo Sacramento em Itajaí (SC) onde eu cantei e na mesma semana em que se completa um ano do meu diagnóstico de autismo (sendo que, oito meses depois, foi concluído que era nível 2 de suporte), cantando "Mmm Mmm Mmm Mmm" dos Crash Test Dummies. É que ela me tocou tanto pela letra tanto pelo videoclipe que se passa no teatro em que cada criança, vista pelos seus pais na plateia, encena um personagem da música, porém o único casal que não gostou, é claro, foram os pais extremamente religiosos e conservadores cujo filho, incomodado e reprimido por eles, denuncia na peça teatral a rotina que eles lhe impõem.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.