"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

O Semideus - a trilha sonora


Logotipo da novela "O Semideus.

Adorei muito esses dois temas instrumentais da novela "O Semideus" (Rede Globo, 22 de agosto de 1973 - 7 de maio de 1974). A novela de Janete Clair marcou a reunião de dois galãs da teledramaturgia na época: Francisco Cuoco e Tarcísio Meira como protagonistas. Ambos os temas são da autoria de Baden Powell e Paulo Cesar Pinheiro, este que, posteriormente, seria casado com a cantora Clara Nunes. A primeira a ser executada no vídeo é "Uma Canção a Mais" com a Orquestra e Coro Som Livre e, em seguida "O Semideus" que é o tema de abertura da novela pela Orquestra Som Livre. Na verdade, esta é uma versão instrumental da música da abertura que era cantada. Curiosamente o tema com a letra não foi incluído na trilha sonora em LP. Tampouco houve lançamento da trilha complementar em compacto simples com a versão com letra. Uma pena.


Tarcísio Meira e Francisco Cuoco.

Mas antes é preciso ver essa interessantíssima chamada que foi uma das poucas coisas que sobrou da novela, já que um incêndio no prédio da TV Globo em 1976 destruiu vários arquivos da emissora, inclusive capítulos de novelas em rolos de fitas. No vídeo, ouve-se ao fundo a música-tema de abertura (com letra) que tinha um arranjo bem diferente do que saiu em LP nas lojas. A locução é de Ronaldo Cammarota (que, antes de Dirceu Rabelo, era voz padrão da TV Globo durante a década de 1970) e o design gráfico padrão da emissora na mesma época era de Cyro Del Nero (28 de dezembro de 1931 - 30 de julho de 2010), o antecessor de Hans Donner.




https://www.youtube.com/watch?v=-JR3VPRbD08


"Uma Canção a Mais" - interpretada pela Orquestra e Coro Som Livre
"O Semideus" (instrumental) - interpretada pela Orquestra Som Livre
ambas as faixas:
escritas por Baden Powell e Paulo Cesar Pinheiro
(P) 1973 Som Livre





https://www.youtube.com/watch?v=VIJ7XVKw-G0

2 comentários:

  1. Oi Jeane, vc tem toda razão essa locução é de Ronaldo Cammarota, sei bem pois é meu pai...kkkkk...e foi o primeiro locutor de Cabine contratado na epoca da inauguração da Rede Globo, permanecendo por lá durante 27 anos.Hoje em dia está aposentado mas continua com a belissima voz de sempre. Bjs e obrigada pelo post comentando da locução. Bjs Vanessa Cammarota

    ResponderExcluir

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil