"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

quarta-feira, 21 de julho de 2021

A fantástica trilha sonora da novela "Pedra Sobre Pedra" - Volume 1 (Som Livre, 1992)

                                      
A bela Adriana Esteves que vivia a Marina na novela foi a capa do LP.


A pequena cidade fictícia de Resplendor, na Chapada Diamantina, é palco de brigas entre os ex-noivos Murilo Pontes (Lima Duarte) e Pilar Batista (Renata Sorrah) que já têm suas famílias. Mas a coisa fica mais complicada ainda quando Marina (vivida pela Adriana Esteves novinha), filha de Pilar Batista, e Leonardo (Maurício Mattar), filho de Murilo Pontes, se apaixonam, vivendo um romance à Romeu & Julieta. Estou falado da novela "Pedra Sobre Pedra" (6 de janeiro – 31 de julho de 1992), uma coprodução da Rede Globo com a emissora portuguesa RTP (Rádio e Televisão de Portugal) e escrita por Aguinaldo Silva. Indo direto ao ponto, vou falar dessa fantástica primeira sequência da sua trilha sonora que, infelizmente, não cheguei a ter, mas, graças à era internética do século XXI, me vinguei da frustração. Risos.



Pilar Batista (Renata Sorrah) e Murilo Pontes (Lima Duarte) : fogo na pracinha.



Leonardo Pontes (Maurício Mattar) e Marina Batista (Adriana Esteves)



contracapa do LP "Pedra Sobre Pedra".


O LP começa com "Entre a Serpente e A Estrela" cantada por Zé Ramalho. Muitos não sabem, mas esta é a versão da música country "Amarillo By Morning" (de Terry Sttaford e Paul Fraser, 1973) gravada primeiramente por Terry Staford e, em 1982, por George Strait. A versão em português feita pelo inesquecível Aldir Blanc (1946-2020) foi o tema de Murilo Pontes (Lima Duarte). Aldir Blanc participou como coautor de algumas faixas dessa trilha sonora, como "Dona de Mim" (com Moacyr Luz) cantada pelo grupo 14 Bis e "Herdeira da Noite" (com Ary Sperling) interpretada pela cantora carioca Ithamara Koorax, temas de Sérgio Cabeleira (Osmar Prado) e Marina Batista (Adriana Esteves), respectivamente.
"O Homem Que Eu Amo" (versionada por Fafá de Belém e Pedro Monteiro, 1991) é uma adaptação de "Someone That I Used To Love" (de Michael Masser e Gerry Goffin, 1977), que teve sua primeira gravação pela atriz e cantora Bette Midler e a releitura de Natalie Cole (1950-2015) em 1980. Fiel à letra original, a música se encaixou como uma luva para a sua personagem-tema, Pilar Batista (Renata Sorrah), como se fosse uma mensagem sincerona ao ex-noivo Murilo Pontes.
Clássico da guarânia sertaneja do Duo Guarujá que teve várias regravações ao longo do tempo, "Cabecinha no Ombro" (de Paulo Borges, 1957) aqui é relido por Raimundo Fagner em dueto com Roberta Miranda para o álbum do músico cearense, "Pedras Que Cantam" (BMG Ariola/ hoje Sony Music, 1991) cuja faixa-título escrita por Dominguinhos (1941-2013) e Fausto Nilo serviu de música de fundo para a abertura da novela. "Cabecinha no Ombro" foi o tema do misterioso fotógrafo Jorge Tadeu (vivido pelo cantor Fábio Jr.) que se ocupava em fotografar e seduzir as mulheres casadas da cidade. Entre elas, Úrsula (Andrea Beltrão), filha da beata Gioconda (Heloísa Mafalda, 1924-2018), a irmã de Murilo Pontes.
"Regra do Jogo" da dupla Sá & Guarabyra retratava as corrupções do vilão Cândido Alegria vivido por Armando Bogus (1930-1993) em seu último trabalho.
"Madana Mohana Murari" é uma adaptação de um mantra indiano feito pelo músico Thomás Lima, o "Homem de Bem" como assinava na época. A canção, construída com apenas dois versos, explicaria o sentimento da personagem Úrsula pelo Jorge Tadeu: "Madana Mohana Murari / Haribol, Haribol, Haribol" ("Por seres mais sedutor do que o próprio cupido, roubaste o meu coração. Cante o nome de Deus! Cante o nome de Deus! Cante o nome de Deus!") (fonte: Letras de Músicas FM). Curiosamente o mantra entrou paras as paradas de sucesso nas rádios.
André Sperling, o produtor musical de várias trilhas sonoras de novelas da Globo a partir de 1989, inclusive "Pedra Sobre Pedra", executa duas peças instrumentais nesse disco: o xote bem humorado "Resplendor" que foi o tema do Delegado Queiroz (vivido por Nelson Xavier, 1941-2017) e "Medo", feita para cenas de ação.
Jim Porto, nome artístico de Jorge Gonçalves Porto, músico gaúcho de Rio Grande que já fez parceria com Chet Baker (1929-1988), Gilberto Gil, Alcione, Jorge Ben Jor, Marisa Monte, Milton Nascimento, Caetano Veloso e João Gilberto (1931-2019) marca presença no disco com "Como Se Fosse" (de Jim Porto e Alessandro Centofanti), tema romântico de Daniela (Patrícia Furtado) e Tíbor (Eduardo Moscovis). Foi a segunda vez que Jim Porto se integra na trilha sonora de novela da Rede Globo, sendo que a primeira foi com a música "Thousand Miles From Rome" (de Jim Porto, Michele Ascolesa e Rita Chiarelli) para a novela "O Outro" (1987), também de Aguinaldo Silva.
Quem também está presente é o produtor, arranjador e compositor Roger Henri que produziu trilhas sonoras de séries e novelas da TV Globo entre 1990 e 1995 (você sabia que Henri foi, de 1991 a 1998, responsável pela produção musical do programa "Globo Repórter" e pela composição e orquestração de temas para o programa "Fantástico"?). Aqui neste disco ele foi compositor e produtor da linda "Vida Cigana" (fiquei contente ao saber que a música foi incluída no álbum), tema do núcleo dos ciganos, e coautor de "Esse Amor" (com Dudu Falcão) interpretada por Danilo Caymmi e tema do Leonardo Pontes (Maurício Mattar). E por falar em Dudu Falcão e Danilo Caymmi, ambos aparecem mais uma vez neste disco como compositores de "O Que A Noite Faz"  gravada por Elba Ramalho exclusivamente para a trilha sonora e que foi tema de Lola, vivida pela atriz e cantora Tânia Alves.
Agora é só dar o play!

Pedra Sobre Pedra
Vários artistas
℗1992 Som Livre
Vídeo-áudio da trilha sonora:

Direção musical: Mariozinho Rocha
Produção Musical: André Sperling
Masterização: Sérgio Seabra

CAPA
Atriz: Adriana Esteves
Fotos: José Antônio
Cabelo/Maquiagem: Ronald Pimentel
Figurino: Helena Gastal
Produção: Arlete Cianci
Arte Final: Paulo Santos
Direção de arte: Marciso "Pena" Carvalho

1- Entre A Serpente E A Estrela (Amarillo By Morning) 
escrita por Terry Sttaford e Paul Fraser
Versão em português: Aldir Blanc
Interpretada por Zé Ramalho
℗1992 Columbia Records / Sony Music Entertainment Brasil

2- Um Homem Que Amei (Someone That I Used To Love) 
Escrita por Michael Masser e Gerry Goffin
Versão em português: Fafá de Belém e Pedro Monteiro
Interpretada por Fafá de Belém
℗1991 BMG Ariola, Bertelsmann Music Group (hoje Sony Music Entertainment Brasil)

3- Cabecinha No Ombro 
escrita por Paulo Borges
interpretada por Fagner e Roberta Miranda (gentilmente cedida por Gravações Elétricas / Warner Music - Div. Continental)
℗1991 BMG Ariola, Bertelsmann Music Group (hoje Sony Music Entertainment Brasil)

4- Dona de Mim 
escrita por Moacyr Luz e Aldir Blanc
Interpretada por 14 Bis

5- Regra do Jogo 
escrita e interpretada por Sá & Guarabyra

6- Madana Mohana Murari 
Mantra indiano adaptado por Tomás Lima
interpretada por Homem de Bem (Thomás Lima)
gentilmente cedido pela BMG Ariola, Bertelsmann Music Group (hoje Sony Music Entertainment Brasil)

7- Pedras Que Cantam 
escrita por Dominguinhos e Fausto Nilo
interpretada por Fagner
℗1991 BMG Ariola, Bertelsmann Music Group (hoje Sony Music Entertainment Brasil)

8- Resplendor (instrumental)
escrita e produzida por André Sperling

9- O Que a Noite Faz 
escrita por Danilo Caymmi e Dudu Falcão
interpretada por Elba Ramalho (gentilmente cedida por PolyGram / hoje Universal Music Brasil)

10- Esse Amor 
escrita por Roger Henri e Dudu Falcão
Interpretada por Danilo Caymmi

11- Medo (instrumental)
escrita e produzida por André Sperling

12- Herdeira da Noite 
escrita por Ary Sperling e Aldir Blanc
interpretada por Ithamara Koorax

13- Como Se Fosse 
escrita por Jim Porto e Alessandro Centofanti
Interpretada por Jim Porto

14- Vida Cigana (instrumental)
escrita e produzida por Roger Henri




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil