Uma das mais belas trilhas sonoras de novelas da TV Globo
O disco que traz a Andréa Beltrão, atriz que fazia a personagem Lisa, na capa.Antigamente, quando as músicas internacionais começavam a ser executadas em uma novela, era sinal de que a trama teria chegado na metade. E há poucas semanas que isso aconteceu em "A Viagem" (Rede Globo, 11 de abril - 21 de outubro de 1994), novela de Ivani Ribeiro (1922-1995) que vem sendo reprisada pela terceira vez em "Vale a Pena Ver de Novo"*.
*Teve sua primeira reprise no Vale a Pena Ver de Novo entre 28 de abril e 12 de setembro de 1997 e segunda entre 13 de fevereiro e 21 de julho de 2006,
No Canal Viva (hoje Globoplay Novelas), suas reexibições aconteceram entre 14 de julho de 2014 a 24 de janeiro de 2015, entre 21 de dezembro de 2020 a 2 de julho de 2021 e de 22 de abril a 1 de novembro de 2024, tornando-se a primeira novela a ganhar três exibições pelo canal. Essa reapresentação foi escalada em comemoração aos 30 anos do lançamento da trama, e coincidentemente, aos 10 anos de sua estreia no canal.
Está sendo reprisada pela terceira vez no Vale a Pena Ver de Novo desde 12 de maio de 2025.
Tão bonita quanto a sua trilha sonora internacional, "A Viagem" abordava o tema da vida após a morte, de acordo com a doutrina espírita kardecista. Com Christiane Torloni no papel de Diná, Antônio Fagundes como o advogado Otávio Jordão, grande amor de Diná logo após ela ter se desapegado do relacionamento tóxico com Téo (Maurício Mattar), Guilherme Fontes como Alexandre, irmão marginal da Diná que, depois de morto, seu espírito infernizava a vida dos que o decepcionaram, o que fez com que o personagem virasse meme na era da internet (e fosse o meu malvado favorito. Risos), Andréa Beltrão como Lisa, ex-namorada de Alexandre e moça da capa do LP da trilha internacional e Nair Bello (1931-2007) como a Cininha no núcleo humorístico _que nos primeiros capítulos vestia a camiseta da Madonna na fase do álbum "Erótica" (Maverick Records/ Warner Music, 1992) e da turnê "The Girlie Show" que fez com que a popstar viesse pela primeira vez à América do Sul, inclusive ao Brasil_, a novela que na verdade é um remake de um clássico de 1975 da TV Tupi foi um grande sucesso de audiência e crítica do horário das sete.
Cuidado com ele! Guilherme Fontes, incorporando Alexandre, e Maurício Mattar como Téo: à esquerda, em 2022, revivendo uma cena da novela de 1994 (à direita).
Segundo um levantamento do meu conterrâneo, o colunista Nilson Xavier (do site Teledramaturgia/Observatório da TV), foram 576.204 cópias vendidas entre LP's, K7's legalizados e CD's, o que a deixa em décima posição entre as mais vendidas trilhas sonoras de novelas das sete da TV Globo. Ainda conforme o Nilson, durante o período da reprise em 2006 pelo Vale a Pena Ver de Novo, a Som Livre relançou o CD internacional, sendo esta a única ocasião em que uma trilha internacional de novela fosse relançada. Eu não estive nessa estatística, ou seja, eu não tinha o álbum "A Viagem - Internacional" em nenhum formato físico, mas eu ouvia em LP de alguns amigos da família e reparei que algumas prensagens são da BMG Ariola e outras da Sony Music, estas que, na etiqueta do LP, a sequência dos créditos de cada faixa era assim: primeiramente, o nome da música, é claro, em seguida, o nome do intérprete/ cantor, tempo de duração, o compositor e a editora, já que o normal era, depois do título da música, o compositor, o nome do cantor e a editora. Eu que já era fã da Som Livre aos 12 anos, minha idade na época, achei essa ideia mega bacana e super inovadora comparando a anos anteriores, mas o que não agradava a mim na prensagem da Sony era aquele famoso S azul em degradê meio apagado, só aparecendo as pontas do desenho, enquanto a prensagem da BMG, quando esta ainda não tinha vínculo algum com a Sony, mantinha o formato da logo na etiqueta. Melhor assim. Mas eu comprei o LP décadas mais tarde em um sebo. Em prensagem da BMG. Risos. Adoro sebos.
Jogo dos 5 erros
Poucos que tem ou tinham esse álbum perceberam que havia erros gráficos em todas as tiragens. A faixa "Another Sad Love Song" que marcou a estreia da cantora Toni Braxton foi grafada erroneamente como "Another Sad Love Songs". A última faixa do lado A, apenas na primeira tiragem, veio como "The Way I Fell", enquanto o correto seria "The Way I Feel". Na quinta música do lado B, "Paradise II", um funk melody do Korell (1968-2015), foi equivocadamente intitulado como "Paradise", outro sucesso quase homônimo do cantor californiano do mesmo single. Na penúltima faixa, "Desperate Lovers (Desesperada)", grande sucesso da cantora espanhola Marta Sánchez em dueto com o ex-RPM Paulo Ricardo, o nome da intérprete foi grafada incorretamente como Maria Sánchez. E, ao contrário do que foi creditado na etiqueta do LP, a última faixa, a hip hop "I Need You", não foi composta apenas pelo cantor Stevie B. (que fez o arranjo e mixagem da música), mas também pelo Frederick Eugene Byrd e Percy Nathan Rodgers, dois dos três integrantes do B.V.S.M.P., os intérpretes. Sem falar na parte da ficha técnica da novela na contracapa em que o nome de uma das protagonistas foi grafado como "Cristiane Torloni" e o da Denise Del Vecchio que fazia a Glória, governanta da família do Otávio Jordão, como "Denise Delvechio".
DISSECANDO FAIXA POR FAIXA
"A Viagem - Internacional"
Vários artistas
℗ 1994 Som Livre/ SIGLA, Sistema Globo de Gravações Audiovisuais Ltda.
FICHA TÉCNICA DO DISCO:
Seleção de repertório: Sérgio Motta
Masterização: Sérgio Seabra
CAPA:
Coordenação gráfica: Marciso "Pena" Carvalho
Fotos: Nana Moraes
Atriz: Andréa Beltrão
Figurino: Acyr Guimarães
Cabelo: Helviscki
Maquiagem: Elvi Moreno
Produção: Arlette Cianci
1- "I'm Your Puppet"
Escrita por Dan Penn e Spooner Oldham
Interpretada por Elton John, dueto com Paul Young*
℗ 1993 MCA Records (USA) / The Rocket Record Company (UK) / Universal Music Group
*Paul Young, gentilmente cedido pela Columbia Records / Sony Music Entertainmet Group
A música que abre o disco vem do álbum "Duets" em que Elton John canta com vários artistas, inclusive, neste caso, com Paul Young. É uma releitura de um sucesso de 1966 gravado pela dupla de primos James (1944-2021) & Bobby Purify (1939-2011) que na novela é um tema romântico de Téo (Maurício Mattar) e Lisa (Andréa Beltrão).
2- "Linger"
Escrita por Dolores O'Riordan e Noel Hogan
Interpretada por The Cranberries
℗ 1993 Island Records / Universal Music Group
Capa do álbum de estreia da banda The Cranberries, "Everybody Else Is Doing It, So Why Can't We?"
Foi através dessa trilha sonora que me apaixonei pela voz angelical da Dolores O'Riordan (1971-2018), líder da banda irlandesa The Cranberrires. Para mim, a bela "Linger" é uma ótima música para se ouvir no fone de ouvido e sentir cada timbre, cada instrumento musical, desde violão, orquestra de cordas até o solfejo agudo de O'Riordan ao fundo no refrão. O megahit que conseguiu alavancar a banda foi escrita pelo guitarrista Noel Hogan antes de Dolores entrar para a banda. Originalmente, a obra foi pensada para o primeiro vocalista, mas, quando Dolores fez o teste, ela trouxe novas ideias que transformou "Linger" em uma canção de amor perdido e arrependimento. A própria cantora revelou que a música falava sobre seus sentimentos após o término com seu primeiro namorado, um soldado que partiu seu coração, e sua maneira de reagir à paixão. Em 1990, "Linger", já com a Dolores como vocalista da banda que então se chamava The Cranberry Saw Us (um trocadilho com o termo "cranberry sauce" - "doce de oxicoco" ou "doce de mirtilo vermelho"), foi lançada em uma fita demo junto à música "Dreams" (de Noel Hogan e Dolores O'Riordan), divulgada oficialmente em 1992. O tema é dos personagens Raul (Miguel Falabella) e Andreza (Thaís de Campos) ns novela.
3- "I'll Stand By You"
Escrita por Billy Steinberg, Chrissie Hynde e Tom Kelly
Interpretada por The Pretenders
℗ 1994 Warner Music Group
Capa do álbum "Last of the Independents", da banda The Pretenders.
A música da autoria de Chrissie Hynde, vocalista da banda anglo-americana, em parceria com a dupla Tom Kelly e Bill Steinberg, responsável pelos hits "Like a Virgin" (1984) da Madonna, "True Colors" (1986) da Cyndi Lauper e "Eternal Flame" (1989) do grupo The Bangles, marcou uma nova fase da carreira dos donos do sucesso "Don't Get Me Wrong" (de Chrissie Hynde, 1986). Conforme o site Metrópoles, "I'll Stand By You", o segundo single do álbum "Last of the Independents", "se tornou um hino de lealdade e apoio incondicional. A história por trás de sua criação revela uma mistura de dúvida, contemplação e, sobretudo, emoção genuína". A princípio, Chrissie Hynde não queria gravá-la, pois achava que o estilo era bem diferente do seu habitual estilo rock and roll, chegando a temer que a canção fosse piegas ou excessivamente sentimental, mas a cantora se deixou convencer com a melodia cativante e a sinceridade da letra. "I'll Stand By You" deu mais do que certo e chegou a ser tema da personagem Estela (Lucinha Lins), irmã camarada da Diná (Christiane Torloni), em uma novela brasileira.
4- "Twist And Shout"
Escrita por Bert Russell e Phil Medley
Interpretada por Chaka Demus & Pliers
Participação especial de Jack Radics & Taxi Gang
℗ 1993 Mango Records / Island Records / Universal Music Group
A dupla jamaicana Chaka Demus & Pliers com a participação de Jack Radics & Taxi Gang gravaram para o seu quarto álbum, "Tease Me", essa reprodução no estilo reggae de "Twist and Shout" (1961) inspirada na famosa regravação de 1963 dos Beatles. Na novela, virou o tema geral.
5- "My Love"
Escrita por Brady Seals, Porter Howell e Tommy Barnes
Interpretada por Little Texas
℗ 1993 Warner Bros. Records / Warner Music Group
Linda balada do grupo country americano Little Texas (sem falar que também gosto desse gênero musical) que é o tema do casal Sofia (Roberta Índio do Brasil) e Zeca (Irving São Paulo, 1964-2006).
6- "Another Sad Love Song"
Escrita por Babyface e Daryl Simmons
Interpretada por Toni Braxton
℗ 1993 LaFace Records / Sony Music Entertainmet Group
Capa do álbum de estreia autointitulado da Toni Braxton.
"Another Sad Love Song", single da cantora Toni Braxton para o seu álbum de estreia autointitulado, teve a autoria e produção da dupla de grandes nomes do R&B Babyface e Daryl Simmons. A música fala de uma moça triste que revela que a cada música tocada na rádio lembra seu ex-namorado. Toni Braxton, a eterna diva da sofrência na black music, embalando os personagens de Suzy Rêgo (Carmem) e Jayme Periard (Igor) na trama.
7- "The Way I Feel"
Escrita por Jim Gately, Jon Albrink e Peter Valentine
Interpretada por Twenty Seven Heavens
℗ SIGLA, Sistema Globo de Gravações Audiovisuais Ltda.
Twenty Seven Heavens é o projeto do músico e cantor americano Peter Valentine que já trabalhou em alguns temas de novelas da Globo, como "Under The Illusion" (de Don Rosler e Peter Valentine, 1994) para a novela "Pátria Minha (1994-1995) e "Drop On By" (de Peter Valentine, Jim Gately e Don Rosler, 1995) para a novela "Quatro Por Quatro" (1994-1995). Em um dos vídeos-áudios da música postado no YouTube (clique aqui), dentre vários comentários de carinho pela canção, o próprio Peter Valentine se manifestou: "Embora eu nunca estive no Brasil, eu sempre quis visitar o país e fazer um show com o meu amigo, Sérgio Dias, dos Mutantes. Ele é um cantor e guitarrista maravilhoso no estilo antigo, como eu. Eu gostaria de entender todos os comentários postados aqui, mas eu não entendo português. Twenty Seven Heavens agora foi reformulado pela Amanda Homi na percussão e nos vocais, sob o nome de Suspicious Gadget.". Bacana!
8- "Crazy"
Escrita por Willie Nelson
Interpretada por Julio Iglesias
℗ 1994 Columbia Records / Sony Music Entertainment Group
A música, da autoria do cantor country Willie Nelson, foi gravada primeiramente em 1961 pela cantora também country Patsy Cline (1932-1963). O próprio Willie a gravou no ano seguinte, em 1962 e, lá em 1994, ganhou uma versão com sotaque espanhol de Julio Iglesias, dono de uma voz marcante da música poliglota, e virou tema do casal mais amado da novela, Diná (Christiane Torloni) e Otávio Jordão (Antônio Fagundes).
9- "Why Worry"
Escrita por Mark Knopfler
Interpretada por Art Garfunkel
℗ 1993 Columbia Records / Sony Music Entertainment Group
Capa do álbum de compilações "Up 'Til Now" de Art Garfunkel
"Why Worry", originalmente gravada em 1985 pelo grupo Dire Straits, ganhou uma beleza a mais na releitura de 1993 de Art Garfunkel para o seu álbum de compilações "Up 'Til Now". Na novela, "Why Worry" foi o tema de Carmem (Suzy Rêgo)
10- "I Miss You"
Escrita por Clyde Lieberman, Dee Dee Halligan e Junior Torello
Interpretada por Haddaway
℗ 1993 Coconut Music / Sony Music Entertainment Group
Haddaway, que se tornou um dos grandes nomes da música eurodance noventista com seu hit "What Is Love" (de Dee Dee Halligan e Junior Torello, 1993) que eu amo particularmente, foi incluído na trilha sonora internacional de "A Viagem" com a balada "I Miss You", mais uma das músicas mais tocadas do artista trinitário-tobagense radicado na Alemanha que foi o tema da Diná.
11- "Can We Talk"
Escrita por Babyface e Daryl Simmons
Interpretada por Tevin Campbell
℗ 1993 Quest Records / Warner Bros. Records / Warner Music Group
Capa do álbum "I'm Ready", o segundo de Tevin Campbell.
Olha a dupla Babyface e Daryl Simmons de novo por aqui. Desta vez na voz do então adolescente Tevin Campbell. Eu fiquei sabendo que a música "Can We Talk" foi incluída no mesmo 1994 na trilha sonora da série "Confissões de Adolescente" (1994-1996) da TV Cultura. Na novela da TV Globo, virou tema geral.
12- "Paradise II"
Escrita por Eissa Hanna, James Sushilla e Phillip "Korell" Melegrito
Interpretada por Korell
℗ 1994 Thump Records / Emporia Records West (USA) / Spotlight Records (Brasil)
Na época em que o funk melody (um estilo de funk com melodia e suas letras românticas) virou uma das tendências musicais no Brasil, inclusive por ter sido impulsionado pela apresentadora Xuxa que comandava o programa "Xuxa Hits", a novela entrava no clima acrescentando em sua trilha sonora a "Paradise II" do cantor Korell, nome artístico do americano Phillip Forteza Melegrito Jr. (1968-2015). Sem falar que a música tem a coprodução de ninguém menos que o cantor Stevie B (Discogs), um dos maiores nomes do funk melody. Aqui virou o tema da adolescente Bia (Fernanda Rodrigues), filha da Estela (Lucinha Lins) que é ex-mulher do mau-caráter Israel (Jonas Bloch), por quem a garota é manipulada, e amigos jovens mequetrefes que ela conheceu através do pai.
13- "Desperate Lovers" ("Desesperada")
Escrita por Carlos Toro Montoro, Austin Roberts e Steve Singer
Letra em inglês: Austin Roberts e Steve Singer
Interpretada por Marta Sánchez & Paulo Ricardo
℗ 1994 Mercury Records / Universal Music Group
Logo após sair da banda Olé Olé, Marta Sánchez decide seguir sua carreira solo, lançando a música "Desesperada" do seu álbum "Mujer"(1993). A música foi gravada primeiramente pela atriz Vaitiaré, ex-namorada de Julio Iglesias, mas sem nenhuma repercussão. Mas foi só a Sánchez regravá-la que lhe custou um prêmio de Melhor Canção (estilo) Dance na premiação Eres em 1994 no México e, com isso, lançou duas versões em inglês para a edição do álbum no mesmo idioma, "Woman": a primeira foi intitulada igualmente como na versão em espanhol, "Desesperada", e a segunda, "Desperate Lovers" com a participação do cantor brasileiro e ex-RPM Paulo Ricardo, esta que está na trilha sonora de "A Viagem", o que fez com que Marta Sánchez viesse para o Brasil para se apresentar em programas de TV, como Xuxa Hits e Domingão do Faustão, ambos da Rede Globo. (Wikipédia em espanhol)
14- "I Need You"
Escrita por Frederick Eugene Byrd, Percy Nathan Rodgers e Steven Bernard Hill (Stevie B.)
Interpretada por B.V.S.M.P.
℗ 1987 Eye Spy Records (USA)
℗ 1989 Mercury Records / Universal Music (Brasil)Sucesso resgatado de 1987 e incluído timidamente como a última faixa do disco, "I Need You" foi lançado como single do grupo de hip hop americano B.V.S.M.P (abreviação para Baby Virgo - Shocking Mister P.) formado por Calvin Williams, Frederick Eugene Byrd e Percy Nathan Rodgers. No ano seguinte, em 1988, "I Need You" foi adicionada no primeiro álbum do grupo, "The Best Belong Together", lançado na Europa. O mesmo disco só foi divulgado nos Estados Unidos e no Brasil em 1989 pela PolyGram (hoje Universal Music) (fonte: Discogs). Mais uma vez o cantor Stevie B. aparece na trilha sonora como arranjador, engenheiro de mixagem e coprodutor desta música. Procurei no YouTube pela sua versão do LP "A Viagem - Internacional", mas sem sucesso, então, para incorporar aqui, encontrei um vídeo-áudio com gravação semelhante.
Fontes:
*Nilson Xavier (Teledramaturgia / Observatório da TV)
*Discogs






.png)







Nenhum comentário:
Postar um comentário
Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.