"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Martinho da Vila é dez em samba-enredo de 2010!

Pode comemorar, professor!
Foto:Uol Carnaval 2010


Em 1977, quando Martinho da Vila (Martinho José Ferreira,Duas Barras, Rio de Janeiro,12 de fevereiro de 1938) ainda esteve no auge de sua carreira, a rainha do rock Rita Lee lançava a música "Arrombou a Festa" em que ela dizia:"Martinho vem da Vila, lá do fundo do quintal / Tornando diferente aquela coisa sempre igual". Quase 33 anos depois não foi diferente. O respeitadíssimo cantor e compositor fez o samba-enredo para a escola de samba Vila Isabel da maneira mais criativa que homenageia os 100 anos do poeta do samba Noel Rosa (Noel de Medeiros Rosa, Rio de Janeiro, 11 de dezembro de 1910 — Rio de Janeiro, 4 de maio de 1937). Foi a quebra da mesmice e da pobreza melódica na Sapucaí e coisa que não se vê,eu imagino, desde 1988 com o enredo "Kizomba, Festa da Raça" ( de Rodolfo, Jonas e Luiz Carlos da Vila), o que fez a Vila Isabel ser a campeã do carnaval daquele ano que completava 100 anos de abolição da escravatura.
O resultado na apuração do carnaval 2010 do Rio no quesito samba-enredo, a Vila Isabel só tirou 10 (clique aqui) , apesar de que a escola, no resultado geral, ficou em 4º lugar. Esse é que é o Martinho da Vila Isabel:tornando criativo os sambas-enredos de hoje sempre iguais.

Ler a notícia do Jornal Hora do Povo (recomendado por Evaldo Chaves):"Homenagem da Vila a Noel salva carnaval empobrecido"
http://www.horadopovo.com.br/ModelosNovaEdicao/P5/pag5a.htm

2 comentários:

  1. O samba pode ser maravilhoso, mas é "inspirado" (algumas partes são idênticas) ao samba feito por Martinho e Gracia do Salgueiro (Presença de Noel) http://letras.terra.com/martinho-da-vila/287453/ Dá uma olhada no blog Boteco do Edu. beijos

    ResponderExcluir
  2. O samba do Martinho é o melhor sem dúvida alguma e este blog, Jê, é ótimo, está cada vez melhor.
    Grande abraço.
    Ev Xavs®

    ResponderExcluir

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil