"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

sábado, 19 de setembro de 2015

A música católica "Vem, Eu Mostrarei"

Sucesso dentro e fora do cristianismo.

capa do compacto simples "Oração de São Francisco"

Neste post eu vou falar de uma das músicas católicas antigas que eu adoro muito escutar e cantarolar enquanto eu faço faxina (rs rs!).

"Vem Eu Mostrarei" é uma canção religiosa escrita por Josmar Braga e Valdeci Farias e cantada por Francisco Sérgio em 1976 (eu fui procurar por informações sobre este cantor no Google e não obtive sucesso) para o compacto simples "Oração de São Francisco" lançado pela gravadora EPD (hoje Paulinas-COMEP). A letra fala sobre a aceitação do chamado à vocação, e foi o que fez o jovem italiano da cidade de Assis que largou a sua vida irrequieta para virar frade e posteriormente se tornou padroeiro dos animais. A primeira inclusão da música em um LP foi em "Canções Para Orar Volume 2", lançado em 1989 pela COMEP que é uma compilação de gravações originais de melhores sucessos da música católica interpretados por vários artistas do gênero.

NA CULTURA POPULAR

*No décimo sexto episódio da primeira temporada do sitcom "Sai de Baixo", "Fora Daqui!", a empregada Edileusa (Claudia Jimenez), disfarçada de sua prima religiosa que a substitui no serviços domésticos, cantarola os primeiros versos de "Vem, Eu Mostrarei" enquanto serve o almoço aos outros protagonistas da série humorística da TV Globo.

*O casal Fernanda Takai e John Ulhoa da banda Pato Fu gravaram a canção religiosa para a trilha sonora da coleção "Cordeiro de Deus" verão 2002-2003 do estilista Ronaldo Fraga. A releitura tem como sample a gravação original de 1976 transposta para dó maior.

Vídeo: "Vem, eu Mostrarei" (do compacto simples "Oração de São Francisco")
escrita por Josmar Braga e Valdeci Farias
arranjo e orquestra: Hector Lagna Fietta (27/06/1913-25/04/1994)
interpretada por Francisco Sérgio
Editora Instituto Alberione / COMEP
(Atualizado em junho de 2021) 
Guitarra (base): Edson Alves
Bateria: Dirceu
Baixo: Claudio Bertrami
Coro: Coral Edições Paulinas Discos (Coro EdiPaul)
(P) 1976 EPD, Edições Paulinas Discos (hoje Paulinas-COMEP, Comunicação Musical Edições Paulinas)
Créditos (músicos participantes): Vídeo do YouTube : https://youtu.be/FRkl09Qp8aA



https://www.youtube.com/watch?v=lV1mSM4aOnM

Vídeo:"Vem, Eu Mostrarei"(da trilha sonora da coleção "Cordeiro de Deus" verão 2002-2003)
interpretada por Fernanda Takai e produzida por John Ulhoa (gentilmente cedidos pela Sony Music Entertainment Brasil)
Sample: "Vem Eu Mostrarei", escrita por Josmar Braga e Valdeci Farias, editado por Instituto Alberione / COMEP e lançado originalmente em 1976, extraído do disco "Canções Para Orar Vol. 2", lançado em 1989 - gentilmente cedido por Edições Paulinas / COMEP
(P) 2002 Rotomusic - Polifonia Estúdios

Fernanda Takai: voz e teclado
John Ulhoa: violão, guitarra, baixo, teclado, voz, samplers e programações eletrônicas
Produzido por John Ulhoa
Pesquisa Musical e Concepção: Ronaldo Fraga
Coordenação de Produção: Aluizer Malab
Coordenação de Operação: Marco Altafini e Luiz Nocentini
Supervisora de Label Copy: Linda Figueira
Gravação e Mixagem: Estúdio 128 Japs, junho de 2002
Masterizado por André Melo no Polifonia, BHZ, MG
Ficha Técnica: https://soundcloud.com/fernandatakai/vem-eu-mostrarei?in=fernandatakai/sets/cordeiro-de-deus



https://www.youtube.com/watch?v=_vtWpr7zMkA

6 comentários:

  1. Olá Jeane! Tudo bem? Parabéns pelo post, especialmente por fazer menção ao Francisco Sérgio que tem uma voz maravilhosa! O nome completo dele é Francisco Sérgio de Oliveira, ele gravou esse compacto-simples em 1976 na gravadora Paulinas COMEP. Essa versão tem o arranjo do maestro argentino Héctor Lagña Fietta! É um compacto raro, belíssimo! O nome original da música é ''O Caminho'', ela foi remasterizada para o Canções para Orar vol. 2, ganhando o nome de ''Vem eu mostrarei'', mas foi originalmente gravada para este compacto em 1976.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela sua visita e por esta informação valiosa, Pedro! Beijos e que Deus te abençoe! :*

      Excluir
    2. De nada! Que Deus te abençoe também! Se quiser, me passa seu email que te envio o compacto!

      Excluir
  2. Bela matéria . Espero que esteja participando do coral. Cantar eleva a alma. Sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Olá Jê, gostaria de saber, qual foi o coral que cantou vem eu mostrarei nessa gravação? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, DiMattos! Fui procurar por informações até que eu agorinha mesmo encontrei um vídeo com informações preciosíssimas sobre esta gravação. O coro, como eu venho imaginando, era o Coro Edições Paulinas Discos, também conhecido como Coro EdiPaul. Um abraço e valeu pela visita!

      Excluir

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil