"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

"Frozen" (filme de animação da Disney)


Elsa, a protagonista do filme de animação "Frozen"

Sempre que saio por aí vejo em vitrines de lojas mochilas, bonecas, camisetas estampadas, chinelos... tudo em relação ao filme "Frozen". Isso sem falar na overdose de execução da música "Let It Go" na mídia. Pensei: o que este "novo" longa de animação da Disney tem que virou mania? Aí senti que um parafuso estava faltando e vi o filme. O que eu achei? Recordando a saudosa Hebe Camargo: uma gracinha! :) Isso sem falar que chorei feito um bebê com a Elsa e Anna cantando as primeiras músicas do longa.

"Frozen - Uma Aventura Congelante" ("Frozen", 2013) é um filme de animação musical estadunidense produzido pela Walt Disney Animation Studios e inspirado pelo conto de fadas "A Rainha da Neve" ("Snedronningen"), do dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875). É o 53º filme animado produzido pelo estúdio e considerado como o retorno da Disney às animações musicais de alta qualidade como "A Bela e a Fera" ("The Beauty and the Beast", 1991) e "O Rei Leão" ("The Lion King", 1994). Venceu o Oscar de melhor filme de animação e Melhor Canção Original ("Let it Go")

O filme conta a história de Elsa (Idina Menzel / no Brasil, Taryn Szpilman), uma princesa de um pequeno reino norueguês chamado Arendelle que nasceu com poderes mágicos com os quais ela é capaz de criar gelo, geada e neve. Ela e sua irmã caçula, a princesa Anna (Kristen Bell / no Brasil, Erika Menezes no diálogo e Gabi Porto nas canções), se gostam uma da outra, mas, durante uma brincadeira na neve, um acidente envolvendo os poderes especiais da mais velha fez com que os pais as mantivessem afastadas. Com medo de ferir Anna novamente, Elsa passa a maior parte do tempo sozinha em seu quarto, causando um afastamento entre as meninas. Após a morte dos pais num naufrágio durante a tempestade, as duas crescem isoladas no castelo da família, até o dia em que Elsa deveria assumir o reinado de Arendell. Animada para sair do castelo de novo, a princesa Anna explora a cidade e conhece o príncipe Hans das Ilhas do Sul (Santino Fontana / no Brasil, Olavo Cavalheiro), e os dois se apaixonam. Apesar do receio de Elsa, sua coroação ocorre sem incidentes. Durante a recepção, Hans pede Anna em casamento e ela aceita apressadamente. No entanto, Elsa se recusa a conceder a sua bênção e proíbe o repentino casamento. As irmãs discutem e um novo acidente acontece. Elsa decide partir para sempre e se isolar do mundo, deixando todos para trás e, sem querer, provocando o congelamento do reino. Otimista e destemida, a princesa Anna precisa salvar seu reino de um inverno eterno causado pelos poderes de sua irmã. Com a ajuda do homem da montanha Kristoff (Jonathan Groff / no Brasil, Raphael Rossatto), a rena Sven e o adorável boneco de neve Olaf (Josh Gad / no Brasil, Fábio Porchat), ela embarca em uma jornada épica para encontrar Elsa.
O roteiro faz com que "Frozen" seja mais que um filme bobo infantil. Ele transmite reflexões que até o público adulto deveria assistir. O site "Pensador Anônimo" e o blog "Mulheres em Círculo" (clique nos nomes) fazem suas análises psicológicas bem explicativas sobre o longa de animação.

De repente, por tudo isso, me vi fã de "Frozen". Dane-se se eu tenho 33 anos!

Elsa e sua irmã Anna


"Let It Go"

A canção composta pelo casal Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez apresenta o ostracismo da rainha Elsa, que abandona seu reinado quando sua habilidade mágica de criar e controlar o gelo e a neve é descoberta pelo público. No topo das montanhas, longe dos habitantes confusos e desconfiados, Elsa percebe que não precisa mais esconder seus dons e auto-intitula-se livre das restrições que teve de suportar desde sua infância. Ela alegra-se por poder utilizar seu poder sem medos ou limites, deixando o passado para trás e criando um magnífico castelo de gelo para si.
A performance musical em sua versão original no filme foi interpretada pela atriz e cantora Idina Menzel (famosa pelo papel de Shelby Corcoran, mãe da personagem Rachel Berry na série "Glee". Sem falar que, no mesmo seriado, a atriz Lea Michele que vive a Rachel cantou "Let It Go" no episódio da sexta e última temporada, "Loser Like Me" ). A versão mais pop e comercial foi gravada pela ex-estrela da Disney Demi Lovato.
"Let It Go" foi gravado em mais de 40 idiomas. No Brasil, a canção intitulada "Livre Estou" foi gravada pela cantora carioca Taryn Szpilman e, em Portugal, pela Ana Margarida Encarnação com o título "Já Passou".
A música foi indicada ao Globo de Ouro 2014 e venceu o Oscar de melhor canção original e o Grammy 2015 de melhor canção composta para a mídia visual.

VIDEO: "Let It Go"
escrita por Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez
interpretada por Demi Lovato, gentilmente cedida pela Hollywood Records, subsidiário da Universal Music Group
(P) 2013 Walt Disney Records/ Universal Music Group

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil