"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Lágrimas no Telefone



Sabe aquela música que fala de um homem sofrido que, ao telefonar para a sua amada de alguns anos que não quer mais nada com o ex, é atendido pela filha dela e que só no final da música se descobre que o tristonho é o pai da menina? Estou falando da canção do gênero brega "Le Téléphone Pleure" do cantor, compositor e dançarino francês Claude François (Claude Antoine Marie François , 1 de Fevereiro de 1939 - Paris, França, 11 de Março de 1978), este que, em parceria com Jacques Revaux e Gilles Thibaut, havia composto "Comme d'habitude" que foi reescrita em inglês por Paul Anka  sob o título "My Way", que se tornou um sucesso mundial nas interpretações de Elvis Presley e Frank Sinatra.

O cantor francês Claude François com a garotinha Frédérique Barkoff. (Foto encontrada no Google Imagens)


"Le Téléphone Pleure" é um sucesso do ano de 1974 feito pelo Claude, Frank Thomas e Jean-Pierre Bourtayre e, na gravação, tem a participação da menina Frédérique Barkoff no diálogo. No ano seguinte, Claude François regravou a música em espanhol como "Llora El Teléfono" ao lançar seu compacto simples na Espanha e em inglês como "Tears On The Telephone" (com Kathy Barnet no lugar da Frédérique) para o Reino Unido.
Em pouco tempo, a balada brega francesa ganhou o mundo. A versão em espanhol foi regravada pelo peruano Jose Carlos. Em 1975, o italiano Domenico Modugno fez a versão intitulada "Piange...Il Telefono" e a gravou em dueto com a atriz-mirim Francesca Guadagno. A canção fez parte da trilha sonora do filme homônimo estrelado por ambos os intérpretes. Domenico também gravou a música em espanhol.
Nem o Brasil ficou fora dessa. O cantor Márcio José interpretou "O Telefone Chora" adaptado para o português pelo compositor Murano sob arranjo de Ted Moreno. Seu compacto simples com a música foi lançado em 1975 pela RCA Victor (hoje Sony Music).

Hoje em dia a canção não seria só para os telefones, mas também para celulares e smartphones chorarem com ela.

Atualizado no dia 27/02/2014: informação adicional que consegui de um amigo meu do Facebook. A "menina" da gravação do Márcio José é a atriz e dubladora Aliomar de Matos que deu a voz a Sally Field no papel da Irmã Bertrille na série "A Noviça Voadora", sucesso na década de 1960. Aliomar também dublou inúmeras personagens, entre elas, a Betty Rubble no desenho animado"Os Flintstones".

VIDEO: Claude François  (com Frédérique Barkoff) - "Le Téléphone Pleure" (versão original)
(clique no link abaixo, pois a incorporação do video foi desativada pelo dono)

http://youtu.be/mJTn9ASKoIo


Claude François - "Llora El Teléfono" (em espanhol)



http://www.youtube.com/watch?v=jD6S0tnHcl0


Claude François - "Tears On The Telephone" (em inglês)



http://www.youtube.com/watch?v=lCPtfu22agg


Domenico Modugno (com Francesca Guadagno) - "Piange...Il Telefono" (em italiano)



http://www.youtube.com/watch?v=aIu8JUz2N44

Domenico Modugno  - "Llora El Teléfono" (em espanhol)



http://www.youtube.com/watch?v=j2pp4TqJ9AQ


Márcio José - "O Telefone Chora" (em português-brasileiro)



http://www.youtube.com/watch?v=ZzBsjoCNHQw








Um comentário:

  1. Assisti ao filme em 1972 numa matinê, devo ter assistido umas 6 vezes enquanto estava em cartaz nos cinemas da minha querida cidade de Araguari MG. Tempos bons tinha na cidade 4 cinemas. Cine Rex, cine Olído, cine Lux e o luxuoso cinerama.

    ResponderExcluir

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil