"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Clássicos da Música Católica #04 - "A Barca" ("Pescador de Hombres")


"A Barca" como é conhecida no Brasil é uma versão de "Pescador de Hombres" (1974) escrita pelo sacerdote e compositor espanhol Monsenhor Cesaréo Gabaráin Azurmendi (1936-1991). Cesaréo Gabaráin, também responsável pela versão em português, se inspirou em sua visita a Galileia para escrevê-la e "Pescador de Hombres" se tornou mundialmente uma das canções preferidas da Igreja Católica, inclusive pelo Papa João Paulo II (Karol Józef Wojtyła, 1920-2005), que, logo após a sua morte, é cantada com frequência em Polônia em memória de Sua Santidade. Sua letra foi baseada na passagem do Evangelho Segundo Lucas, no qual, depois da pesca milagrosa, Jesus de Nazaré anunciou a Simão Pedro que este seria pescador de homens e seus companheiros deixaram tudo pra seguir o Messias. A expressão "pescadores de homens" também está presente em passagens de outros  evangelhos sinópticos, como no Evangelho Segundo Mateus (Mt 4, 18-20) e segundo Marcos (Mc 1, 16-18). Padre Stanisław Szmidt (1936-2019) fez a sua versão em polonês. Gertrude C. Suppe (1911-2007), George Lockwood e Raquel Gutiérrez-Achon (1927-2013) foram os autores de uma de suas variadas versões em inglês. 

Padre/Monsenhor Cesaréo Gabaráin, um dos grandes nomes da música católica espanhola


Gravação

"Pescador de Hombres" foi gravada em 1974 para o LP de Cesaréo Gabaraín, "Dios Con Nosotros", lançado pela Discos Ediciones Paulinas na Espanha. O álbum foi gravado pelo Coral San José de Pamplona com solos de Manuel Elvira Ugarte, regente e fundador do Coral, Mary Carmen Andueza, solista do coral, Mercedes Lavilla e Manuel Armendáriz. No Brasil, "A Barca" foi gravada pelos cantores Astúlio Nunes e Cidinha Olivetti para o compacto duplo homônimo lançado em 1981 pela Edições Paulinas Discos (hoje Paulinas-COMEP). Para a gravação em português, foi usado o mesmo playback da gravação original de 1974.

Capa do LP "Dios Con Nosotros" - Cesaréo Gabaráin



Capa do compacto duplo "A Barca"



 NA CULTURA POPULAR:

*Roberto Carlos cantou "A Barca" durante a missa no Santuário de Aparecida em 1999.

*O casal Fernanda Takai e John Ulhoa da banda Pato Fu gravaram "A Barca" que serviria para a trilha sonora da coleção "Cordeiro de Deus" verão 2002-2003 do estilista Ronaldo Fraga, mas a faixa ficou de fora. "A Barca" está disponível em SoundCloud da própria Takai e no YouTube. A releitura tem como sample a base da gravação original transposta de mi bemol para lá, fazendo com que as vozes do coro da gravação brasileira de 1981 soassem como de "Alvin e Os Esquilos" ("Alvin and the Chipmunks").

*O cantor católico Eugênio Jorge gravou com Dunga e Luiz Carvalho (Comunidade Recado) para o seu CD "Pérolas em Canções" (Gravadora Canção Nova, 2010).

*No álbum "No Coração da Jornada" (Sony Music, 2013), o CD oficial da Jornada Mundial da Juventude, evento religioso internacional que foi sediado em 2013 no Brasil, no Rio de Janeiro, "A Barca (Pescador de Hombres)" foi gravada em português e em espanhol pelos cantores católicos Eugênio Jorge, Dunga, Luiz Carvalho, Suely Façanha e Ziza Fernandes, sob arranjo de base e orquestra de Wagner Tiso.

*No episódio "Nocaute Técnico", o sexto da quarta temporada da série espanhola "La Casa de Papel" (Vancouver Media/, Antena 3, 2017-presente) da Netflix o personagem Gandía (José Manuel Poga), o chefe de segurança do presidente do Banco da Espanha, ao prender a ladra Nairóbi (Alba Flores) à porta do banheiro deixando a sua cabeça inserida no buraco para o lado de fora, obriga a refém e seus colegas de crime que estão do outro lado da porta a cantarem "Pescador de Hombres" na tentativa de tranquilizá-la.

*Padre Reginaldo Manzotti gravou a canção para o seu álbum "Sinais do Sagrado" (Som Livre, 2010) e para o CD e DVD ao vivo "Alma Missionária" (Som Livre, 2016)

*"A Barca" também foi gravada pela mineira de Abaeté Elisabete Lacerda, cantora espírita independente, e pela cantora católica Eliana Ribeiro

*(ACRESCENTADO NO DIA 24 DE SETEMBRO DE 2020) Adriana Arydes gravou "A Barca" para o vídeo postado em seu canal no YouTube no mesmo dia em que eu publiquei esta postagem 

Fontes:
*Wikipédia (em espanhol)
*Todo Colección (Site Espanhol de classificados)


"Pescardor de Hombres"
escrita por Cesaréo Gabaráin
do LP "Dios con Nosotros - Cesaréo Gabaráin" por Coral San Jose de Pamplona
e solos de Manuel Armendáriz, Manuel Elvira, Mary Carmen Andueza e Mercedes Lavilla.
(P) 1974 Discos Ediciones Paulinas

 

Tú has venido a la orilla,
No has buscado ni a sabios ni a ricos.
Tan sólo quieres que yo te siga.

Señor, me has mirado a los ojos,
Sonriendo has dicho mi nombre.
En la arena he dejado mi barca:
Junto a Ti buscaré otro mar.

Tú sabes bien lo que tengo,
En mi barca no hay oro ni espadas,
Tan sólo redes y mi trabajo.

Señor, me has mirado a los ojos,
Sonriendo has dicho mi nombre.
En la arena he dejado mi barca:
Junto a Ti buscaré otro mar.

Tú necesitas mis manos,
Mi cansancio que a otros descanse,
Amor que quiera seguir amando.

Señor, me has mirado a los ojos,
Sonriendo has dicho mi nombre.
En la arena he dejado mi barca:
Junto a Ti buscaré otro mar.

Tú, pescador de otros lagos,
Ansia eterna de almas que esperan.
Amigo bueno que así me llamas.

Señor, me has mirado a los ojos,
Sonriendo has dicho mi nombre.
En la arena he dejado mi barca:
Junto a Ti buscaré otro mar.


"A Barca" ("Prescador de Hombres")
Escrita e versionada para o português por Cesaréo Gabaráin
Interpretada por Astúlio Nunes e Cidinha Olivetti
(P) 1981 Edições Paulinas Discos (hoje Paulinas-COMEP)

 

Tu te abeiraste na praia
Não buscate nem sábios, nem ricos
Somente queres que eu te siga.

Senhor, Tu me olhaste nos olhos
A sorrir, pronunciaste meu nome
Lá na praia, eu deixei o meu barco
Junto a Ti, buscarei outro mar

Tu sabes bem que em meu barco
Eu não tenho nem ouro nem espadas
Somente redes e o meu trabalho.

Senhor, Tu me olhaste nos olhos
A sorrir, pronunciaste meu nome
Lá na praia, eu deixei o meu barco
Junto a Ti, buscarei outro mar

Tu minhas mãos solicitas
Meu cansaço, que a outros descansem
Amor que almeja seguir amando.

Senhor, Tu me olhaste nos olhos
A sorrir, pronunciaste meu nome
Lá na praia, eu deixei o meu barco
Junto a Ti, buscarei outro mar

Tu, pescador de outros lagos
Ânsia eterna de almas que esperam
Bondoso amigo, assim me chamas.

Senhor, Tu me olhaste nos olhos
A sorrir, pronunciaste meu nome
Lá na praia, eu deixei o meu barco
Junto a Ti, buscarei outro mar

Junto a Ti, buscarei outro mar
Junto a Ti, buscarei outro mar
Junto a Ti, buscarei outro mar

Vídeo:"A Barca (Pescador de Hombres)"(canção excluída da trilha sonora da coleção "Cordeiro de Deus" verão 2002-2003) 
interpretada por Fernanda Takai e produzida por John Ulhoa (gentilmente cedidos pela Sony Music Entertainment Brasil) 
Sample: "A Barca (Pescador de Hombres)", escrita por Cesaréo Gabaraín, lançado originalmente em 1981 e extraído do disco "Canções Para Orar Vol. 2", lançado em 1989 - gentilmente cedido por Edições Paulinas / COMEP 
(P) 2002 Rotomusic - Polifonia Estúdios 

Fernanda Takai: voz e teclado
John: violão, guitarra, baixo, teclado, voz, samplers e programações eletrônicas
Produzido po John Ulhoa
Gravação e Mixagem: Estúdio 128 Japs, junho de 2002


    

2 comentários:

  1. Parabéns Jê, pelo seu blog! Muito bom! Gostei muito e foi aqui que encontrei uma informação que tanto precisava, sobre a música A BARCA. Em todo lugar que a gente vê partitura ou letra dessa música, só consta o nome de Pe. Zezinho, e eu desconfiava que ela não era dele. Sem querer disfazer do Pe. Zezinho, pelo contrário, acho ele um grande compositor, já compôs uma infinidade de músicas belíssimas e por isso eu o respeito muito. Mas eu sou a favor da verdade e acho que ela tem que ser divulgada. E não vi ninguém divulgando a verdade sobre a autoria dessa música, que é do sacerdote e compositor espanhol Monsenhor Cesaréo Gabaráin Azurmendi, divulgado aqui no seu blog. E não só o nome do compositor que encontrei, mas uma riqueza de informações sobre essa linda canção. Graças a você Jê, e ao seu blog, agora estou munido de muita informação sobre essa música. Te agradeço imensamente por isso, e peço a Deus que te abençoe e ti ilumine, para você seguir em frente com este lindo e relevante trabalho. Fernando.

    ResponderExcluir

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil