"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

sábado, 5 de setembro de 2020

O CD da cantora Thais Pina (2000)

                      

Thais Pina, a menina prodígio da música brasileira no final dos anos 1990 e início da década de 2000



Eu tive o privilégio de ver a cantora Thais Pina na semifinal do 1º Festival Estadual da Canção Estudantil em agosto de 1998 aqui em Itajaí, Santa Catarina, isso meses antes de ela ficar famosa no Brasil inteiro. A garotinha, na época aos 10 anos de idade, com sua bela e afinada voz de diva adulta, arrepiou a plateia e venceu naquela noite cantando "Theme From 'New York, New York'" (música John Kander e letra de Fred Ebb, 1977), canção do filme "New York, New York" (United Artists, 1977) de Martin Scorsese eternizada na regravação de Frank Sinatra (1915-1998). Thais também foi a vencedora na final do festival, ganhando um carro zero quilômetro. No mesmo ano, o pai, Maurício Pina, que é músico, vendeu o prêmio para investir na carreira de cantora da menina em São Paulo, onde o pai e a filha procuraram por programas de televisão e já na terceira apresentação, Thais foi contratada pela TV Record. Em 1999, na mesma emissora, se apresentou no programa "Sem Limites Pra Sonhar" apresentado pelo cantor e seu padrinho musical Fábio Jr. 
Thais Pina nasceu no dia 2 de junho de 1988 em Curitiba, Paraná. Foi na temporada de verão entre 1997/1998 em que Thais começou sua carreira cantando com seu pai no Cristo Luz, complexo turístico da cidade de Balneário Camboriú, onde se residiram em seguida. Foi ali no Cristo Luz que Thais se destacou em vários veículos de comunicação, chegando até a dar entrevista para uma emissora de TV argentina.
No ano de 2000, Thais Pina recebeu convite para abrir e encerrar o show beneficente "Criança Esperança" da Rede Globo e em novembro do mesmo ano cantou com ninguém menos que Roberto Carlos no Domingão do Faustão em homenagem ao rei da MPB. Foi durante esse período que Thais gravou seu primeiro (e único até agora) álbum pela BMG Brasil (hoje Sony Music) sob a produção privilegiada de Robertinho do Recife e foi apresentadora da atração televisiva diária infanto-juvenil "Programa da Hora" na Record. Foi desse programa que o minúsculo Ícaro Silva, na época aos 12 anos, foi repórter no quadro "Bastidores". O "Programa da Hora" foi exibido exclusivamente em São Paulo.
Apontada pela crítica como uma grande revelação artística na época, Thais Pina recebeu a indicação ao Prêmio Multishow de Música Popular Brasileira, na categoria revelação em 2000. 

Sobre o CD


Embora as canções infantis nunca faziam parte do seu repertório, já que a garotinha paranaense-catarinense admirava Elis Regina (1945-1982) e Whitney Houston (1963-2012), seu álbum de estreia autointitulado traz um repertório eclético para agradar ao público infanto-juvenil, desde popteen ao country e reggae. Ele também conta com compositores de peso, como Jorge Vercilo e Alvaro Socci que fez vária canções para a dupla Sandy & Junior.
Quase todo o CD se obstina em um tema que fala de uma adolescente que se apaixona perdidamente por um rapaz _o seu crush no atual jargão juvenil_, como demonstram as faixas "Sem Notar" (de Jorge Vercilo), "Será Que É Amor" (de Tadeu Mathias e Fábio Keldani) e "Namoro Ou Amizade" (de Alvaro Socci e Cláudio da Matta), esta que conta a história de uma jovem que marca o encontro com o garoto que conheceu através do Tinder da época: o "disque paquera". 
O maior sucesso desse trabalho foi "Quero Viver o Amor" (versionado por Tadeu Mathias e Maurício Pina, 2000) que é uma adaptação de "Close To You" (de Annerley Gordon, Alfredo Pignagnoli e Davide Riva, 1995), uma balada romântica em versão remixada do projeto italo-dance Whigfield. O videoclipe de "Quero Viver o Amor" contou com a participação do ex-ator e atual diretor de arte Samuel Costa, famoso por ter feito o papel de Menino Maluquinho no cinema.
E por falar em versões, outras canções que ganharam adaptação em português foram "For Your Love" (1995) de Stevie Wonder, intitulada "Por Amor" (versionada por Daniel Taubikin) e "Luka" (de Suzanne Vega, 1987, e versão de Tadeu Mathias e Fábio Keldani). Vale lembrar também dos covers de "Esse Seu Jeito Sexy De Ser" (de Evandro Mesquita, Patricya Travassos e Lui, 1984) da banda feminina de BRock Sempre Livre e a dedicatória "Mãe (Barriga de Fora)" (1998) de Kleber Albuquerque. E o álbum encerra com a otimista e alegre (inclusive eu também gosto dessa) "Reggae Por Nós" (de Toninho Resende e Tetê Santos) que soa como um preparativo da intérprete para o universo gospel.
Quem quiser matar a saudade de Thais Pina, o CD na íntegra já está no YouTube em playlist (clique aqui) e no Spotify.

Por onde anda?


Distante da mídia, Thais Pina, hoje aos 32 anos, é evangélica e se aderiu ao repertório gospel, como visto neste vídeo abaixo postado em 2008 que foi o seu primeiro trabalho no gênero. Uma informação mais recente publicada em 2013 através de um comentário de uma postagem sobre a cantora revelou que Thais mora em Curitiba, sua terra-natal, trabalhava (ou trabalha) na escola de música na capital paranaense e pretendia fazer faculdade de música. Fiquei sabendo através dos comentários em um dos vídeos sobre Thais Pina que ela tem uma página no Instagram. O endereço é @oisouthais . Esteja onde estiver, o talento da moça nos faz sorrir.




Fontes:
Istoé Gente - "O Canto da Pequena Sereia"
Istoé Gente (20 de dezembro de 1999, sobre "Programa da Hora")

"Thais Pina"
Thais Pina
(P) 2000 Bertelsmann Music Group Brasil (BMG Brasil) (hoje Sony Music Entertainment Brasil)

Produzido por Robertinho do Recife

Direção Artística: Jorge Davidson
Assistente de produção: Cláudia André
Gravado e mixado no Special Studio, Rio de Janeiro, em julho e agosto de 2000
Masterizado por Ricardo Garcia /Magic Master

Capa: L&A Studios
Projeto gráfico: Léka Coutinho (direção de arte) e Alberto Vitar
Fotos: Richard Romero
Figurino: Rosane Amorá
Make-up: Tê Nunes
Coordenação gráfica: Luis Felipe Couto e Emil Ferreira
Agradecimento ao New York City Center pela locação das fotos
Ficha técnica: Foto no Mercado Livre



1- Luka
Escrita por Suzanne Vega
Versão em português: Tadeu Mathias e Fábio Keldani

2- Sem Notar
Escrita por Jorge Vercilo

3- Quero Viver o Amor 
(Close To You)
Escrita por Annerley Gordon, Alfredo Pignagnoli e Davide Riva
Versão em português: Tadeu Mathias e Maurício Pina


4- Será Que É Amor?
Escrita por Tadeu Mathias e Fábio Keldani

5- Namoro ou Amizade
Escrita por Alvaro Socci e Cláudio da Matta

6- Você Procura Mal
Escrita por Fernando Corona

7- Esse Seu Jeito Sexy de Ser
Escrita por Evandro Mesquita, Patricya Travassos e Luiz Henrique Berthe Du Rocher "Lui"

8- Por Amor
(For Your Love)
Escrita por Stevie Wonder
Versão em português: Daniel Taubikin

9-Mãe (Barriga de Fora)
Escrita por Kleber Albuquerque

10- I Love You
Escrita por Toninho Resende e Tetê Santos

11- Segredos Meus, Segredos Teus
Escrita por Aldrin Isidoro e Roberta de Recife

12- É Você
Escrita por Eduardo Krieger e Fábio Luna

13- Reggae Por Nós
Escrita por Toninho Resende e Tetê Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil