"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Cervejaria ressuscita o Clube do Samba do saudoso João Nogueira.




Em comemoração a um século de samba, a cervejaria Antárctica traz de volta o Clube do Samba, um bloco carnavalesco fundado no dia 5 de maio de 1979 por João Nogueira (1941-2000) e encerrado em 1988 por motivos financeiros. As festas que reuniam grandes nomes do samba, como Beth Carvalho, Clara Nunes (1942-1983), Alcione, Roberto Ribeiro (1940-1996) e Martinho da Vila aconteciam primeiramente na casa do João, no Méier, bairro localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro. O objetivo do Clube do Samba era proteger o ritmo brasileiro da invasão da era disco e das músicas estrangeiras em nosso país. Era uma época bem difícil para o samba e seus defensores não tinham chance nas rádios e tampouco nas casas de shows e seus compositores chegavam até a passar fome. A Censura que imperava o Brasil patrulhava os artistas e até dava o fim nos blocos de carnaval.
O programa dominical Fantástico da TV Globo em 1979 fez uma reportagem especial de oito minutos sobre a inauguração do Clube do Samba (arraste o mouse para baixo até o final se estiver no computador ou no notebook para ver o vídeo logo após a foto da Turma da Mônica Jovem, o primeiro). O repórter perguntou a Beth Carvalho se ela aceitaria cantar uma música do gênero discothèque por 100 mil dólares. A cantora respondeu: “a arte não tem preço”. Em outras palavras, não gravaria. Durante sua existência, o bloco teve cinco sedes: a primeira foi na própria casa de João e Ângela Nogueira, depois no Flamengo, no Morro da Viúva; na Associação dos Servidores Civis do Brasil, em Botafogo; Clube Municipal da Tijuca, e, finalmente, na sede permanente na Barra da Tijuca (Dicionário Cravo Albin da MPB).
Agora em 2016, o ano em que o samba faz 100 anos, o Clube do Samba está de volta unindo a velha guarda e a nova geração do gênero. Serão quatro finais de semana de roda de samba: nos dias 30/04, 07/05, 14/05 e 21/05 sempre a partir das 16h no Cais da Imperatriz (Rua Sacadura Cabral, 145, no Rio). O filho do João, Diogo Nogueira, estará no projeto cujo anfitrião é o Martinho da Vila.
Mais informações, acesse: https://www.facebook.com/events/1597694467224265/
www.facebook.com/Antarctica/


Video: Clube do Samba 2016 (Antárctica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil