"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

terça-feira, 24 de abril de 2018

Recordar é viver: as propagandas mais louconas do Teleshop [011-1406]


Lembram daquelas propagandas involuntariamente engraçadas de produtos internacionais da década de 1990 que eram revendidas no Brasil através do telefone 011-1406? Eram os tais infomerciais, que costumavam quebrar o protocolo de duração de 30 segundos das propagandas comuns e que vendiam produtos ao estilo dos atuais comerciais da Polishop. No Brasil, produtos como Facas Ginsu e meias Vivarina tiveram durante anos suas propagandas exibidas através dos infomerciais do extinto Grupo Imagem, especialmente os que eram exibidos na também extinta Rede Manchete. A propaganda enfatizava o número (011) 1406 ("zero-onze-quatorze-zero-meia"), que serviu de inspiração à música "1406" (de Dinho e Julio Rasec, 1995) dos Mamonas Assassinas na qual a banda, além de fazer uma crítica óbvia ao consumismo, cita de forma irônica alguns produtos vendidos pelo telefone.
Mas o que havia de espirituoso nisso? Muitos desses infomerciais nos davam aquela sensação de espanto e desconfiança de tão surreais _e divertidos, mesmo sem propósito_ que eram. Segundo o Wikipédia, por causa dessa natureza sensacionalista da propaganda e da natureza questionável de alguns produtos, defensores do direito do consumidor recomendavam investigação cuidadosa dos patrocinadores do infomercial, dos produtos que vinham sendo divulgados e de possíveis reclamações antes de efetuar uma compra.
Mas que dá saudade dessas propagandas só pra rir delas, dá. Segue a lista e se acabe de rir! :D

1- Sonic 2000 (Aparelho auditivo)


"Você pode me ouvir?"
"Sim, escuto claro e forte!"
A Sonic 2000 faz com que você tenha uma qualidade de audição superior a de uma cobra ou de um super-herói. Uma das frases mais célebres da propaganda em versão dublada é: "Uau! Eu conxegui ouvir a agulha caindo do outro lado da xala!". O aparelho auditivo é tão avançado que a propaganda adverte em nome das boas maneiras:"Atenção: é proibido ouvir conversações de terceiros sem autorização das partes". Ah, tá.
Se por um lado, a desvantagem da Sonic 2000 faz com que sejamos mal-educados mesmo involuntariamente ouvindo a conversa alheia, do outro, com o aparelho, a falsidade de gente fofoqueira que fala mal de nós pelas costas teria seus dias contados. Ha-ha-ha!

Uau! Eu conxegui ouvir a agulha caindo do outro lado da xala!




2- Facas Ginsu 2000



Sua propaganda produzida em 1991 é a mais clássica de todas,a rainha do Teleshop e do saudoso Grupo Imagem. Ela garante que as facas Ginsu 2000 cortam até o pensamento, tanto que eu me lembro da paródia do pessoal do Casseta e Planeta na época. Logo no começo do vídeo, se prestássemos bem a atenção, o peixe que o japonês [foto] "corta" já está cortado! É treta!



3- Óculos Ambervision


Mormaii ,Ray-Ban, Roberto Cavalli, Giorgio Armani e Speedo tremeriam diante deles. Os óculos Ambervision bloqueiam raios desfocados e nocivos e até 100% de raios UV. Usar essa porcentagem em propagandas de produtos para garantir sua qualidade seria proibido nos dias de hoje. E mais: Ambervision faz com que você tenha uma visão de águia, ou seja, sem o menor esforço para enxergar melhor e mais longe. Uau!



4- Ferro de passar a vapor Frattina



Ferro a Vapor Frattina. Caramba, que ferro de passar é esse que não precisa esquentar, não queima a roupa e a pele e não estoura a bexiga ao encostar nela?



5- Travesseiros Contour Pillow



Enquanto os outros travesseiros que a gente compra em lojas de cama-mesa-banho nos deixam com má postura que gera torcicolo e dor nas costas e fazem com que rolamos na cama a noite inteira, os Travesseiros Rivotril, ops, Travesseiros Contour Pillow fazem com que a gente relaxe a noite inteira e acorde renovada e com mais energia.



6- Caneta Penalli Fountain Pen




A "caneta assassina" Penalli Fountain Pen, além de escrever, também serve para furar lata de bebidas e brincar de dardo com ela. Saca só nas informações:

*Escreve em qualquer direção  (?)
*Serve para canhotos ou destros (??)
*Tem a versão feminina da caneta (???)




7- Meia-calça Vivarina





A incrível meia-calça Vivarina não desfia com garfos, lixa de unha, pedra-pomes, unha de gato de estimação ou estourando balões através dela. E a pergunta que não quer calar feita por muitos internautas hoje em dia: as meias Vivarina resistem às Facas Ginsu 2000? E eu acrescentaria: "e com a Penalli Fountain Pen, a caneta assassina?"




8- Esfregão




O Teleshop apresenta o Esfregão mágico (e fictício) que faz as sujeiras mais repugnantes desaparecerem incrivelmente, mesmo sem lavá-lo. Tanto que, para apresentá-lo, precisa de uma plateia para aplaudi-lo. OOOH! Como diz o título do vídeo seguinte, é rir para não chorar!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil