"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Entrevista com Zeca Pagodinho no Estadão

Portal Estadão

Com o lançamento do seu 24º álbum "Mais Feliz" (Universal Music, 2019), Zeca Pagodinho recebeu os repórteres do Portal Estadão para falar sobre o disco, a saudade de sua madrinha Beth Carvalho (1946-2019) que nos deixou em abril e o seu incômodo com as selfies e filmagens de longe de seus admiradores em momentos de distração, como pegando um ônibus ou bebendo em um bar, por exemplo ("eu sou um ser humano, cara! tem dia que eu briguei com a minha mulher, tem dia que eu estou com dor de dente... não dá!"), além de lamentar o fim dos lançamentos de álbuns em formatos físicos. "Não tem mais CD, é tudo internet, essas coisas. Quem não sabe mexer, como eu, vai passar batido. Antigamente saía nas lojas e todo mundo saía correndo para ver as fotos, 'olha que coisa linda', quando lançavam Beth Carvalho e Alcione... Se sabia quem tocou, quem produziu. Agora nem os carros tem mais CD". Ao ser perguntado se as novas mídias (os streamings) ajudam menos a divulgar sua música e de outros compositores para as novas gerações do meio, Zeca responde dando continuidade ao desabafo:"ah, eu ainda preferia que fosse CD, LP... era mais emocionante. A foto (no álbum) fica bacana, você sabe quem está tocando, quem está produzindo, sabe quem fez violão, quem fez cavaquinho. Eu ainda prefiro. Se voltasse o vinil, então...".
Estou contigo, Zeca Pagodinho! Eu, amante da música, desde menina também tinha essa mesma empolgação ao comprar um disco/CD e obsessão pela ficha técnica. Não tenho nada contra os streamings, muito pelo contrário. Eu adoro fazer um "test drive" com eles em versão gratuita pra ver se o CD agrada a mim antes de comprá-lo, apesar de que não há ficha técnica completa neles. Só que o formato físico virou topázio com a evolução dos mp3's e streamings. Quanto aos CD's, quando a gente quer comprar um álbum específico, às vezes não há nas lojas físicas, porque estas vêm perdendo para as lojas virtuais e pra quem, como eu, não sabe comprar/pagar uma assinatura pela internet e não tem cartão de crédito pra isso, é como diz o próprio Zeca ao admitir nessa entrevista que não sabe acessar tampouco aos streamings pra ouvir música: "vai passar batido".
Entrevista completa:
https://cultura.estadao.com.br/noticias/musica,zeca-pagodinho-lanca-novo-disco-mais-feliz-apos-4-anos,70003013693

Trecho da entrevista em vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil