"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

sábado, 5 de dezembro de 2020

Relembrando a adolescência #13 - "Quatro Por Quatro Internacional" (Som Livre, 1995)

 

Letícia Spiller no papel de Babalu ilustra a capa do disco da trilha sonora internacional da novela "Quatro Por Quatro"


"I will love you, baby
Always..."

É começando com esse verso da canção "Always" (de Jon Bon Jovi, 1994) do grupo Bon Jovi que começo esta postagem, dizendo o quanto eu sempre amei esse CD no qual essa música foi incluída: "Quatro Por Quatro Internacional" (Som Livre, 1995), a trilha sonora da novela de Carlos Lombardi que esteve no ar na Rede Globo entre 24 de outubro de 1994 e 22 de julho de 1995. Além de ser um CD recheado de grandes sucessos e que marcou demais a minha adolescência, infelizmente eu o perdi na enchente de 2008, mas o achei na íntegra no YouTube, não faixa-a-faixa, mas todas as músicas em um vídeo só, o de 1 hora e 1 minuto, a duração original no formato CD. Na capa do disco, a atriz Letícia Spiller que fazia o papel da Babalu, o trabalho que alavancou de vez a carreira da ex-paquita da Xuxa. Além da Letícia, outras protagonistas da novela eram Elizabeth Savalla (Auxiliadora), Cristiana Oliveira (Tatiana) e Betty Lago (1955-2015) (Abigail), que interpretam quatro mulheres que planejam vingança contra seus homens que traíram sua confiança. O próprio Carlos Lombardi declarou que sua intenção era exatamente apresentar uma comédia leve e rasgada e citou como referências a telenovela "Guerra dos Sexos" (Rede Globo, 1983) e o filme "Ela É o Diabo" ("She-Devil", Orion Pictures e Metro-Goldwyn-Mayer, 1989), que tinham como temática a revanche das mulheres. 

                           

As protagonistas Letícia Spiller, Elizabeth Savalla, Cristiana Oliveira e Betty Lago (1955-2015) na cena em que suas personagens se conhecem na cadeia e fazem um pacto de vingança.


Eu acredito que foi a partir de 1993 que o compact disc, o famoso CD (ou disco laser como se chamava alguns anos antes) começou a se popularizar e deixar de ser o artigo exclusivo "da elite". E foi por isso que em uma sexta-feira ensolarada de maio de 1995 o papai comprou nosso primeiro aparelho de som 4 em 1 (LP, K7, CD e rádio AM/FM) da Sony vendido por um amigo que trabalhava com eletrodomésticos e, no mesmo dia, ele comprou os CD's do Skank, aquele "Calango" (Sony Music, 1994) e a trilha sonora internacional da novela "Quatro Por Quatro" assim que ele foi me buscar da escola. E eu, fissurada na música que só vendo, fiquei maravilhada com a qualidade sonora digital e bem mais limpa que o de LP e cassete e surpresa pelas faixas "serem todas em um lado só", ou seja, o único formato fonográfico da época em que não existiam os lados A e B. Risos. Como também pelo fato de as músicas em CD terem tempo de duração mais extenso que nos outros formatos (eu já tinha conhecido o "Quatro Por Quatro Internacional" em LP através de uma amiga e percebi que o fade-out em algumas faixas mais extensas para o disco de vinil foi aplicado minutos ou segundos antes do encerramento original conforme a capacidade do long-play). Aquilo foi a "era digital" dos anos 1990.
Lançado em fevereiro de 1995, "Quatro Por Quatro Internacional" foi um dos discos mais vendidos daquela época (já estou chorando de saudades). Agora o negócio é dissecar faixa-a-faixa dessa trilha sonora fantástica: 

Contracapa de "Quatro Por Quatro Internacional" em formato LP (foto: HipMusic)

Vídeo abaixo: comercial do LP "Quatro Por Quatro Internacional"

 



"Quatro Por Quatro - Internacional"
(P) 1995 Som Livre

FICHA TÉCNICA DO DISCO:
Seleção de repertório: Sérgio Motta
Masterização: Sérgio Seabra

CAPA
Fotos: Nana Moraes
Atriz: Letícia Spiller
Figurino: Lessa de Lacerda
Cabelo/Maquiagem: Ricardo Moreno
Produção: Arlette Cianci
Coordenação Gráfica: Marciso (Pena) Carvalho

01- Always  
Escrita por John Francis Bongiovi Jr. 
Interpretada por Bon Jovi
(P) 1994 Mercury Records / PolyGram International (hoje Universal Music Group)

O álbum começa com o power ballad do grupo liderado por Jon Bon Jovi que na novela virou tema do personagem Bruno, vivido por Humberto Martins. A princípio, "Always" seria o tema do filme "O Sangue de Romeo" ("Romeo Is Bleeding", Gramercy Pictures, 1993), porém a banda não gostou do filme. Jon guardou a canção na estante e se esqueceu dela até que um amigo a encontrou e convenceu o cantor a gravá-la para incluí-la no álbum de coletâneas da banda, "Cross Road" (Universal Music, 1994), o qual contém duas faixas inéditas que são "Someday I'll Be Saturday Night" (de Jon Bon Jovi) e, é claro, "Always". Ambos eram sucesso nas rádios na época.


02- Short Dick Man 
Escrita por Charlie Babie e Manfred "Manny" Mohr
Interpretada por 20 Fingers feat. Gillette
(P) 1994 Zoo Entertainment/SOS Records/ Sony Music Entertainment Group

A música do gênero hip house foi produzida pelo projeto 20 Fingers com a participação da Gillette (nome artístico da cantora e rapper americana Sandra Gillette), porém, no disco "Quatro Por Quatro Internacional" foi creditada apenas com o nome da intérprete. A letra fala de forma jocosa sobre uma moça exigente que não aceita homens com órgão pequeno, educadamente falando. Com o sucesso da música no Brasil, Gillette a cantou no programa Xuxa Hits, um quadro musical juvenil dentro do programa infantil Xuxa Park (sem falar que eu assistia ao Xuxa Park só pra esperar pelo Xuxa Hits, mesmo), no qual as crianças da plateia que não entendiam nada de inglês dançavam e cantavam a música sem saber o que a letra dizia. Um episódio bem controverso e passado despercebido na época que, hoje em dia, graças à era do YouTube, causou um escândalo sem tamanho nos internautas. Enquanto a música tocava sem pudor em alguns países como Brasil (afinal, nem eu mesma era boa de listening comprehension, ou seja, compreensão auditiva em inglês), em outros, principal e obviamente nos países anglófonos, algumas estações de rádio se recusavam a tocar "Short Dick Man" pela sua letra ser bem constrangedora. Simultaneamente, havia sido lançada uma versão mais publicável da música, intitulado "Short Short Man" que também foi sucesso.


03- Kiss and Say Goodbye 
Escrita por Winfred Lovett
Interpretada por N-Phase
(P) 1994 Maverick Records / Warner Music Group

A balada gravada originalmente em 1976 pelo grupo The Manhattans ganhou uma ótima roupagem contemporânea de funk melody na releitura de N-Phase, grupo vocal contratado pela Maverick, selo da gravadora Warner Music criado por ninguém menos que Madonna. A canção que fala de um rapaz sincerão que faz um discurso de rompimento amoroso à sua namorada mesmo ciente de que sentirá saudades dela foi tema do casal Ralado (vivido por Marcelo Faria) e Duda (personagem de Luana Piovani) na novela.


04- It’s a Rainy Day
Escrita por Roberto "Robyx" Zanetti
Interpretada por Ice MC feat. Alexia
(P) 1994 DWA, Dance World Attack (Itália) / Spotlight Records - Warner Music (Brasil)

No auge da eurodance, o rapper britânico Ice Mc com a participação não creditada da talentosíssima Alexia, nome artístico da cantora italiana Alessia Aquilani que também era a voz de outros projetos dance e seria sucesso na carreira solo, lançou "It's A Rainy Day" da autoria de Robyx, pseudônimo artístico do compositor, dj e produtor musical italiano Roberto Zanetti que é um dos nomes mais importantes do italo-dance noventista.


05- I Swear
Escrita por Frank Joseph Meyers e Gary Bake
Interpretada por Bill Power
(P) 1994 Remix Records (Itália) / Paradoxx Music (Brasil)

Mais um sucesso da dance music feita na Itália, a releitura do country romântico "I Swear" (de Frank Joseph Meyers e Gary Bake, 1993) gravado por John Michael Montgomery e, posteriormente, pelo grupo de R&B All-4-One e versionado em português para a dupla brasileira Leandro & Leonardo também foi incluída na mesma época no álbum de compilações da primeira sequência de "As 7 Melhores da Jovem Pan" (Paradoxx Music, 1994).


06- Goodnight Girl
Escrita por Marti Pellow, Tommy Cunningham, Graeme Clark e Neil Mitchell
Interpretada por Wet Wet Wet
(P) 1991 Mercury Records / PolyGram International (hoje Universal Music Group)

"Goodnight Girl" foi o single do quarto álbum do grupo escocês Wet Wet Wet, "High On The Happy Side" (Universal Music, 1992). Na novela, a linda canção foi o tema da personagem Ângela, vivida pela pequena Tatyane Goulart


   


07- Drop on By
Escrita por Peter Valentine, Jim Gately e Don Rosler
Produzida por Peter Valentine feat. Don Rosler

Peter Valentine é um produtor musical americano que no Brasil já trabalhou em temas internacionais para discos de trilhas sonoras de novelas globais, como "Pátria Minha" ("Under The Illusion", de Don Rosler e Peter Valentine, 1994) e "A Viagem" ("The Way I Feel", de Peter Valentine, Jon Albrink e Jim Gately, 1994, no projeto chamado Twenty Seven Heavens). O intérprete do jazz "Drop On By" é o Don Rosler, um dos compositores da canção.


08- What Did You Do 
Escrita por Francesco Amato, Andrea De Antoni, Ilaria Godani e William Naraine
Interpretada por Double You
(P) 1994 DWA, Dance World Attack (Itália) / Spotlight Records - Warner Music (Brasil)

A banda italiana de dance music liderada pelo bonitão William Naraine abre o lado B nos formatos LP e K7 com a balada pop "What Did You Do" que foi o tema da personagem Tatiana (vivida por Cristiana Oliveira). A canção faz parte do ótimo disco do grupo, "The Blue Album" (DWA, 1994), produzido pelo Robyx (olha ele aqui de novo!).


09- Take a Toke 
Escrita por Duran Ramos, G. Man (Jorge Corante) e Robert Clivillés
Interpretada por C+C Music Factory feat. Trilogy
(P) 1994 Columbia Records / Sony Music Entertainment Group

Quatro anos depois de terem emplacado com o hip-hop dançante "Gonna Make You Sweat (Everybody Dance Now)" (de Robert Clivillés e Fredrick B. Williams, 1990), a dupla de produtores Robert Civillés e David Cole que formam C+C Music Factory lançaram o funk melody "Take a Toke" do segundo álbum do duo "Anything Goes" (Sony Music, 1994) com o trio vocal Trilogy como vozes principais do disco. Muitos brasileiros se encantam com a música sem mesmo saber o que a letra diz, como também é uma das mais tocadas em programas radiofônicos noturnos de love songs do país. A letra compara o amor a um fumo. No refrão, o coro sussurrante alerta: "dê uma tragada, devagar ou você vai se engasgar / eu tenho o melhor amor que você já fumou/ dê uma tragada, ah, meu bem, eu não estou brincando / é tão forte que vai fazer você se engasgar". A música foi o tema do casal Raí (Marcello Novaes) e Babalu (Letícia Spiller).


10- Everlasting Love 
Escrita por Buzz Cason e Mac Gayden
Interpretada por Gloria Estefan
(P) 1994 Epic Records / Sony Music Entertainment Group

Como diria o Frederico Pellachin do saudoso blog "Na Trilha das Novelas" que fazia parte do antigo site do Canal Viva: Gloria Estefan é a nossa cubana preferida! Não por acaso, já que ela foi presença constante em várias trilhas sonoras de folhetins globais desde quando ela era vocalista da banda Miami Sound Machine. A releitura empolgante de "Everlasting Love" gravado primeiramente em 1967 por Robert Knight (1940-2017) e regravado por vários artistas fez parte do álbum "Hold Me, Thrill Me, Kiss Me" (Sony Music, 1994), o quinto da cantora e o seu primeiro de covers


11- Sundown
Escrita e interpretada por Gordon Lightfoot
(P) 1974 Reprise Records / Warner Music Group

Resgatada lá do fundo do baú, "Sundown" (1974), um country folk do cantor e compositor canadense Gordon Lightfoot, é uma história verídica do próprio intérprete. A inspiração veio de uma preocupação sua com a namorada na época, com quem teve um relacionamento conturbado, que saía à noite para beber, não se sabia com quem e em que bar, enquanto ele ficava em casa compondo (Songfacts). 


12- Is This the Love
Música de Enrico Zabler, Tommy Schleh e Beatrice Obrecht
Letra de Enrico Zabler, Tommy Schleh e Stephan Krauss
Interpretada por Masterboy
(P) 1994 Polydor Records / PolyGram International (hoje Universal Music Group)

O projeto eurodance alemão Masterboy vivia uma época que lançava um sucesso atrás do outro, um deles, a power dance "Is This The Love" do álbum "Different Dreams" (Universal Music, 1994) com direito a voz marcante da cantora suíça Trixi Delgado no refrão. Essa realmente botava (ou bota) todo mundo pra dançar!


13- Baby It’s You 
Escrita por Barney Williams (Luther Dixon), Burt Bacharach e Mack David
Interpretada por Smith
(P) 1969 Dunhill Records / Universal Music Group

Outra preciosidade antiga, porém vinda do final dos anos 1960! A banda americana Smith liderada pela louraça Gayle McCormick (1948-2016) marca presença neste disco brasileiro com o seu maior sucesso, o cover psicodélico de "Baby, It's You" [de Barney Williams (Luther Dixon), Burt Bacharach e Mack David, 1961] gravado originalmente pelo grupo vocal The Shirelles e, em 1963, pelos Beatles. A levada rock and blues, os metais poderosos e os agudos de McCormick fazem lembrar bastante a estética do repertório da inesquecível rainha do rock, Janis Joplin (1943-1970), que era a tendência musical feminina na época. "Baby It's You", gravada para o álbum "A Group Called Smith" (Dunhill Records / Universal Music, 1969), foi também usada para o filme "À Prova de Morte"("Death Proof", Dimension Films, 2007) dirigido por Quentin Tarantino.


14- Gimme Gimme Your Love 
Escrita por Martin Axell e Eric Days
Interpretada por Cameleon

Para fechar o disco, um rock ballad  não muito conhecido que me fez lembrar o Yahoo, um grupo brasileiro que fazia sucesso nos anos 1980. Fora do disco e da novela, naquela época eu lembro que ouvi essa música uma vez só, na Rádio Menina Fm (100,5 MHz) de Balneário Camboriú. Eu não encontrei informações sobre Cameleon, mas eu imagino que este certamente seria um dos projetos da Som Livre que aparecem timidamente em discos de trilhas sonoras internacionais de novelas da Globo.

É isso. se estiver curioso sobre a trilha sonora completa e sem aquelas edições/cortes que não foram feitas para o CD (e muito menos existem no LP), é só clicar no link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil