"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

sábado, 23 de janeiro de 2021

AMA Itajaí - o autismo e o suicídio



Todo o mês é setembro amarelo ou janeiro branco para nos conscientizar sobre a importância da prevenção do suicídio ou cuidados da saúde mental. No último dia do mês de setembro do ano passado, a AMA, Associação de Pais e Amigos do Autista de Itajaí, postou um vídeo falando sobre casos de suicídio entre autistas, especialmente os de nível 1(os que muitos chamam de "nível leve") e que o autoextermínio, além da epilepsia, é a maior causa da morte de pessoas do transtorno. Dentre estas, o risco de suicídio é bem maior do que em pessoas neurotípicas.
Muitos desses autoextermínios acontecem, porque somos ensinados desde os primeiros dias de vida a sermos "normais". Não podemos pular, balançar os braços, bater palma fora do contexto ou dançar mesmo sem música. Falar ou sussurrar sozinho e dar "boa noite" ao apresentador de telejornal, nem pensar. Somos forçados a usar a máscara da "normalidade". Enfim, tudo o que é reprimido vem à tona a qualquer hora e alguns autistas se explodem em depressão, ansiedade, compulsão por comida e até mesmo por drogas e sexo. 
Outro motivo que vale lembrar é a dificuldade de comunicação e interação, o que faz com que alguns autistas se vejam como pessoas bem diferentes das pessoas neurotípicas e se sintam inferiores.

"Depois que crescemos achando que estamos quebrados, fica extremamente difícil enxergar o contrário."
Joana Scheer, designer e neurodiversa, durante a sua palestra em 2019.

Fonte: Liga dos Autistas - Instagram
https://www.instagram.com/p/B2O1VtKl-jk/?utm_source=ig_web_copy_link

Se você passa por problemas de saúde mental e precisa de ajuda, ligue para o CVV, Centro de Valorização da Vida. O número é 188 e o serviço é gratuito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil