"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

sábado, 29 de março de 2025

Ricardo Braga: mais uma estrela foi brilhar no céu.


Conhecido por sua voz semelhante à de Roberto Carlos, Ricardo Braga morreu esta semana, vítima de AVC.


Uma notícia me chocou esta semana: Ricardo Braga (1951-2025), cantor paulista de Mogi das Cruzes, morreu nessa quarta-feira, 26 de março, aos 73 anos. Ele estava hospitalizado há alguns dias após sofrer o acidente vascular cerebral (AVC).

Batizado como Valdir Queiroz e conhecido artisticamente como Ricardo Braga, nasceu em Mogi das Cruzes em 13 de setembro de 1951. Começou sua carreira fazendo cover

No final dos anos 1970, Ricardo Braga foi o cantor que confundiu muita gente em razão de seu timbre vocal semelhante à de Roberto Carlos, tanto que foi considerado o "sósia" do intérprete de "Detalhes" (de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1971) e com isso ele vendeu mais de 400 mil cópias do compacto simples "Roberto Collection" (RCA / hoje Sony Music, 1977) produzido por Marcelo Duran. 

Lançado sem mostrar o rosto do verdadeiro intérprete, um fato bem comum na época, o compacto foi um sucesso, mas o público estava cada vez mais curioso sobre o cantor fantasma. Foi quando o programa dominical "Fantástico" da Rede Globo fez uma matéria mostando finalmente o rosto de Ricardo Braga pela primeira vez que ganhou até um clipe e uma opinião positiva do próprio Roberto Carlos (sem falar que, em um dos shows recentes do Roberto, Ricardo havia se encontrado com o ídolo no camarim). Logo após a esperada revelação, Ricardo Braga se desprendeu do cover, seguiu sua carreira e lançou o que se tornaria o seu maior hit, "Uma Estrela Vai Brilhar" (de Montevillas e Dallaverde, 1979). Em seguida, Ricardo Braga desapareceu dos holofotes, porém continuou lançando discos e seguindo a carreira anonimamente. Em 1996, foi a voz do álbum "Dance do Rei" (Paradoxx Music, 1996) no qual ele cantava grandes sucessos de Roberto Carlos no estilo eurodance, a tendência musical entre o público jovem da época. 

Fonte: Terra

https://www.terra.com.br/diversao/gente/quem-era-ricardo-braga-sosia-de-voz-de-roberto-carlos-morreu-no-anonimato,63376e9fdb83b4cee0393851c4731fdfixewja5o.html?utm_source=clipboard




Capa do LP "Uma Estrela Vai Brilhar" (RCA/ hoje Sony Music, 1979) de Ricardo Braga. A primeira vez que eu ouvi um trecho dessa música foi em um quadro esportivo do "Fantástico" se eu não me engano na década de 2000, 2010, por aí, em que havia uma matéria divulgando uma revelação no futebol do campeonato brasileiro que se tornaria uma estrela do esporte (não me pergunte quem era o jogador que eu não lembro, hehe!). É lógico que eu que já era fã de carteirinha do Roberto Carlos e com a discografia dele quase completa no meu armário sabia que não era o Roberto que cantava e que na minha cabeça era o Paulo Sérgio (1944-1980). Quase que eu acertei. Risos. Foi só eu procurar no Google o trecho do refrão que eu descobri que se tratava de Ricardo Braga de quem eu nunca tinha ouvido falar até então.

Descanse em paz, Ricardo Braga.



Vídeo-áudio da música "Uma Estrela Vai Brilhar"





Reportagem do Fantástico em 1978: quem é Ricardo Braga com o próprio Roberto Carlos e a música "Roberto Collection" com a sequência de grandes sucessos do Rei.




Entrevista com Ricardo Braga sobre o Roberto Carlos, a sua convivência com o ídolo e revelava que o cantor não se incomodava por ter um sósia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil