"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

TV Brasil de luto: morreu Luiz Carlos Pires


Faleceu na madrugada desta terça-feira (13/08) no Rio de Janeiro o profissional de televisão e produtor de cinema Luiz Carlos Pires Fernandes (1941-2013). Ele era diretor do programa "Musicograma", existente desde 2001 e exibido aos sábados na TV Brasil (que, aqui em Santa Catarina, é um canal transmitido somente através da antena parabólica). A cada episódio, "Musicograma" mostra dois grandes nomes da música brasileira e seus depoimentos, curiosidades e apresentações musicais registradas no acervo da emissora carioca da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Pires teve complicações depois de uma cirurgia para corrigir problemas circulatórios.
"Luiz Carlos começou sua carreira na TV Tupi em 1964, onde ficou até 1966. A partir de 1966, produziu alguns dos mais importantes filmes do cinema brasileiro, como 'A Hora e a Vez de Augusto Matraga' (1966), com direção de Roberto Santos, 'Todas as Mulheres do Mundo' (1967), com direção de Domingos de Oliveira, 'Garota de Ipanema' (1967), com direção de Leon Hirszman, e 'Bang Bang' (1971), com direção de Andrea Tonacci." (O Tempo)
Além da TV Tupi, Luiz Carlos Pires trabalhou na Rede Globo e na TV Educativa do Rio e participou da criação da TV Minas no final da década de 1980.
O corpo do produtor televisivo será enterrado em Belo Horizonte, Minas Gerais, sua terra natal.
Eu não o conheci pessoalmente, mas, como telespectadora da TV Brasil e do "Musicograma", eu tive o privilégio de eu ter sido adicionada por ele na sua lista de amigos de seu Facebook e de ter sido avisada por ele nas vezes em que o "Musicograma" eram sobre alguns dos meus artistas preferidos, como Rildo Hora e Monarco. Sua última atualização na rede social foi na quinta-feira passada (08/08) em que ele dizia que estaria ausente por alguns dias para se submeter a uma cirurgia de "recanalização fêmoro poplítea". Ninguém imaginava que esta seria uma mensagem de despedida.
No dia da sua morte, a equipe do "Musicograma" postou uma mensagem através da sua página do Facebook:

Hoje, foi habitar nos céus o nosso querido criador e diretor do programa Musicograma: Luiz Carlos Pires Fernandes.
Um homem que tinha profundo entendimento do que era Cultura, Música e Arte. Tinha mais de 50 anos de carreira e realizou muitos trabalhos jornalísticos, no cinema, na televisão etc. Nesta última área, dedicou a sua vida aos musicais!
Muita história, muitos anos dela, dedicados à antiga TVE e atual TV Brasil. Aonde ele foi o Diretor dos principais musicais da casa: 'A Vida é um Show', do 'Conversa Afinada' e 'Bossa Sempre Nova' e 'Cena Musical'.

Foi muita história e nós não poderíamos deixar de prestar uma singela homenagem a este que nos ensinou tanto.

Sentiremos muito a sua falta Luiz Carlos!

De toda equipe Musicograma.



O "Musicograma" deste sábado (17/08) será em homenagem aos 80 anos do cantor e compositor Monarco, da Velha Guarda da Portela.

Luiz Carlos Pires Fernandes durante a edição do "Musicograma" da TV Brasil.



Videos do telejornal Repórter Brasil (TV Brasil) noticiando a morte do produtor de TV.

Morre o cineasta Luiz Carlos Pires (reportagem)



http://youtu.be/222lhp_b0uE

 Morre o cineasta Luiz Carlos Pires  (homenagem)



http://youtu.be/91yX1eC2PO4


Video gravado em 2012 com Luiz Carlos Pires falando sobre sua direção do especial com Clara Nunes em 1979 na TVE (hoje TV Brasil)



http://youtu.be/9ckh1LOc1RQ


Descanse em paz, Luiz Carlos Pires, e que Deus te ponha em bom lugar.


2 comentários:

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil