"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

terça-feira, 12 de novembro de 2013

12 de Novembro. Dia de Aniversário e Falecimento no Samba

Dia 12 de novembro de 2013 está dividido entre a felicidade e a tristeza no mundo do samba. Simplificando:é marcado tanto pelo aniversário de dois grandes nomes do samba _dois portelenses_ quanto pelo falecimento de um compositor do gênero.



Hoje é aniversário de Paulinho da Viola. Paulo César Batista de Faria, seu nome de batismo, é filho de César Faria, um dos integrantes do conjunto de choro Época de Ouro. O cantor e compositor, que faz 71 anos, cresceu no Rio de Janeiro ouvindo em casa canjas de músicos como Pixinguinha e Jacob do Bandolim, e mais tarde aprendeu a tocar violão e cavaquinho.

Video: Paulinho da Viola e Velha Guarda da Portela cantando "Foi Um Rio Que Passou Em Minha Vida" no Som Brasil (Rede Globo)



http://youtu.be/LAEXGgWXphs



Se estivesse vivo, hoje João Nogueira (m. 2000) faria 72 anos. Seu pai, João Batista Nogueira, era advogado e músico e chegou a tocar com Noel Rosa! Em 2012, através de uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro e por meio da sua Secretaria de Cultura, um centro cultural carioca que, depois de um longo tempo fechado, foi reinaugurado como Centro Cultural João Nogueira que, além de ser um espaço completamente dedicado à arte em suas diversas vertentes, preserva a memória do sambista. João Nogueira foi o primeiro a ser homenageado no projeto "Samba Book" em 2011, no qual vários artistas da MPB fazem reeleituras de músicas de sua autoria.



http://youtu.be/Jrao-YDdFDs




Do outro lado, o compositor Délcio Carvalho faleceu hoje às 7 horas. Desde o dia 18 de outubro ele lutava contra o câncer gástrico, o que causou sua morte. Délcio, que tinha 74 anos, teve seus grandes sucessos, como "Acreditar", "Sonho Meu" e "Candeeiro de Vovó", todos estes em parceria com Dona Ivone Lara. Neste video a seguir, Délcio Carvalho no programa Sr. Brasil apresentado por Rolando Boldrin.



http://youtu.be/naQ8cPDj76E

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil