"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

domingo, 17 de novembro de 2013

O Sorriso Efêmero da Irmã Sorriso


♫"Dominique, nique, nique,
sempre alegre esperando
alguém a quem possa amar.
O seu príncipe encantado,
seu eterno namorado.
Que não cansa de esperar."♫

Lembram dessa música que foi o maior sucesso na década de 1960? Na verdade, é uma adaptação de uma música francesa gravada pela freira cantora Soeur Sourire, ou Irmã Sorriso como aqui no Brasil é conhecida. Jeanine Deckers (17 de outubro de 1933 – 29 de março de 1985) ou Jeanne-Paule-Marie Deckers, seu nome de batismo, era cantora belga. Entre 1959 e 1966 foi freira dominicana no convento de Fichermont em Waterloo.No convento, ela compunha e cantava suas próprias músicas, como também era bem recebida pelas suas irmãs seguidoras e visitantes. Atingiu a fama com o nome artístico de Irmã Sorriso (Soeur Sourire). Jeanine também foi apelidada carinhosamente de "Freira Cantora".
Em 1961 seu primeiro álbum foi gravado em Bruxelas pela Philips (hoje Universal Music). O compacto simples "Dominique", um folk católico gravado originalmente em francês e, posteriormente, numa versão mais comercial em inglês, se tornou um sucesso internacional e, em 1962, seu disco vendeu aproximadamente 2 milhões de cópias, chegando a desbancar Elvis Presley e Beatles, duas sensações juvenis da época, no US Billboard Top 10 em 1963, ficando em 1º lugar. "Dominique" foi a primeira música belga a conquistar o topo das paradas de sucesso nos Estados Unidos.

"Dominique"
escrita e interpretada por Jeanine Deckers (Irmã Sorriso)
(P) 1963 Philips Records (hoje Universal Music Group)



http://www.youtube.com/watch?v=j67CRvHEVvs


Depois da fama, as graves dificuldades

A Freira Cantora também era conhecida pelas suas polêmicas. Ela considerava a Igreja Católica muito conservadora, além de defender o uso de pílulas anticoncepcionais e de concordar com a declaração de John Lennon de que os Beatles seriam mais famosos que Jesus Cristo. Jeanine não ganhou muito com o sucesso de "Dominique", e seu segundo álbum, "Her Joys, Her Songs" foi um fracasso. Ao largar o hábito, em 1966, pretendia continuar com sua carreira musical sob o pseudônimo de Luc Dominique. Não deu certo. Mas o pior estava por vir: "o Fisco belgo a intimou para que ela pagasse seus impostos atrasados referentes às vendas de seu disco (3 milhões de cópias), no entanto tudo o que fora arrecadado foi destinado ao respectivo convento que habitava (respeitando seu voto de pobreza) mas não houve recibos de doações, o que levou a um exaustivo processo que não chegou a ser concluído antes de sua morte" (Wikipedia). "Em 1983, Jeannine tentou fundar uma instituição de amparo a deficientes. Outra falta de sorte. No momento em que, por falta de verbas, ela decidiu fechar a instituição, passando-a a outro grupo assistencial, a verba oficial que solicitara acabou sendo liberada - mas já era tarde demais. Sobrevivendo com aulas de violão e algumas exposições de pintura, Jeannine entrou então em profunda depressão. Já em outubro de 1984 ela começou a falar em suicídio." (O Explorador). Com inúmeros problemas financeiros e dificuldades em sua vida, levando um padrão de vida de extrema pobreza, Jeanine suicidou-se por ingestão de álcool e remédios, que também levou sua companheira Annie Pécher, com quem supostamente teve uma relação homoafetiva, pois tinham um pacto de morte. Deckers e Pécher foram enterradas juntas. Na descrição do túmulo, lê-se, em tradução livre: "eu vejo sua alma atravessando as nuvens", um verso de uma das músicas de Jeanine Deckers, "Sister Smile Is Dead" ("Irmã Sorriso Morreu").



Edição original e edição brasileira da capa do LP da Irmã Sorriso (fotos: YouTube / Mercado Livre)


Irmã Sorriso em filmes

A cinebiografia "Soeur Sourire" ("Irmã Sorriso", de 2009) protagonizada pela atriz belga Cécile de France (do filme "Além da Vida", com Matt Damon) é um retrato de sua história marcada por altos e baixos. Muito antes deste filme dirigido por Stijn Coninx, a vida de Irmã Sorriso já havia sido filmado em 1965, intitulado "The Singing Nun" (no Brasil, "Dominique") estrelado por Debbie Reynolds no papel principal. Jeanine supostamente rejeitou a obra, considerando-a como "ficção". Na época, não havia um pingo de garantia de que a Freira Cantora teria um destino trágico.

"Irmã Sorriso" (2009) (trailer 1)



http://www.youtube.com/watch?v=80iEeBRo-oY


"Irmã Sorriso" (2009) (trailer 2)



http://www.youtube.com/watch?v=nlwQ2ao9iUI


"Dominique" no Brasil

Em 1964, a cantora brasileira com o nome semelhante ao da cantora original, Giane (Georgina Morozini dos Santos, 1936), paulista de Bebedouro, gravou, em uma versão portuguesa, a música "Dominique". Giane tem duas filhas e seis netos, e uma das suas últimas aparições na mídia foi no programa de TV "Rei Majestade" do SBT em 2008.



http://youtu.be/j67CRvHEVvs




Um comentário:

  1. "Dominique", um lindo filme, uma linda canção.Lamentável o destino de quem escreveu a música e proporcionou tantas alegrias ao mundo. (José - SC).

    ResponderExcluir

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil