"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

"Boas Festas" - de Assis Valente na voz de Carlos Galhardo

"Anoiteceu
O sino gemeu
A gente ficou 
Feliz a rezar."

Na foto: Carlos Galhardo com o compositor Assis Valente (com o violão).

Para ouvir: uma das primeiras gravações da canção natalina "Boas Festas" (1933) da autoria do brilhante Assis Valente (1911-1958) na voz de Carlos Galhardo (1913-1985) acompanhado da Orquestra Diabos do Céu do maestro Pixinguinha (1897-1973).
Muitos de nós cantamos esta música sem saber que se trata de uma letra triste que ressalta a exclusão social e o falso espírito natalino. O próprio Assis Valente vivenciou esse lado e teve uma infância pobre sem presente algum, nem no Natal. Ele nunca havia conhecido seus pais e foi adotado por um casal. Os natais do compositor sempre foram solitários. 
"Boas Festas" foi criada em 1932 quando Assis Valente morava no quarto de pensão em Icaraí, Niterói. Em uma entrevista à Revista Carioca em 1936, o autor de "Brasil Pandeiro" (1940), aquela do "Brasil esquentai vossos pandeiros / iluminai os terreiros que nós queremos sambar" explicou o processo da canção natalina: "'Boas festas' foi feito no mês de dezembro, há alguns anos. Morava, então, em Icaraí e estava só, longe da família e sem notícias dos meus. Uma tristeza forte me invadia pouco a pouco. No meu quarto havia um quadro representando uma menina dormindo com um sapatinho ao seu lado – quadro típico de Natal, que logo me impressionou. Pensei então na alegria de ser feliz, de não estar só no mundo como então me encontrava, e pedi a Papai Noel uma quantidade de coisas bonitas". A canção foi gravada no dia 17 de outubro do ano seguinte.
Embora muitas se suas obras musicais fossem alegres, Assis Valente sempre teve uma vida cheia de melancolias. Tentou o suicídio duas vezes, sendo que o primeiro foi em maio de 1941 ao se jogar do morro do Corcovado, no Rio de Janeiro, mas foi "agarrado" por um galho de árvore e resgatado por bombeiros. Mas foi em março de 1958, em um banco da praia central do Rio de Janeiro, que Assis Valente, atolado de dívidas e abalado com crises amorosas, conseguiu dar o fim à sua própria vida, bebendo guaraná com veneno. Antes do ato, o compositor havia deixado um bilhete de despedida com a seguinte conclusão: "vou parar de escrever, pois estou chorando de saudades de todos e de tudo".
"Boas Festas" por fim é uma música que retrata que Assis Valente pensou que todo mundo era filho de Papai Noel e que felicidade era algo simples e acessível para todos (brincadeira de papel).

Fontes:
Vermelho

Discografia Brasileira - Instituto Moreira Salles


"Boas Festas"
escrita por Assis Valente
intérprete: Carlos Galhardo
(P) 1933 RCA Victor (hoje Sony Music Entertainment Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil