"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Portela de luto: morre Tia Dodô da Portela

Morreu na tarde desta terça-feira (06/01/2015) Tia Dodô da Portela. A ex-porta-bandeira da escola tinha quadro de desnutrição e desidratação e estava internada desde o dia 22 de dezembro no Hospital Municipal Ronado Gazolla, o Hospital de Acarí, no Subúrbio do Rio.
Maria das Dores Alves completou 95 anos neste sábado (3 de janeiro). Nascida em Barra Mansa, no sul do estado do Rio, aos 14 anos, estreou na Portela como porta-bandeira no primeiro campeonato da agremiação em 1935. Ela ocupou o posto até a década de 1950. Em 2003, Dodô foi homenageada no Centro Cultural Carioca. No ano seguinte, recebeu o Estandarte de Ouro, do jornal O Globo, na categoria Personalidade do Ano e teve papel de destaque no Sambódromo ocupando o posto de rainha de bateria. Há anos era de responsabilidade dela a organização da Ala das Damas, uma das mais tradicionais da escola, e à frente da qual sempre fez questão de desfilar. Católica fervorosa, era Dodô quem cuidava das cerimônias religiosas na quadra da agremiação, em Madureira.



Segundo os diretores da escola, o velório será às 10 da manhã do dia seguinte na Capela 2 do Cemitério São João Batista. O enterro será às 13h30. Não será na quadra da Portela, pois, segundo a assessoria, Dodô dizia sempre que a sede da escola era pra ser um lugar de alegria permanente. A direção da agremiação deixou uma nota em sua fanpage oficial no Facebook, lamentando a perda:
"Um clima de profunda tristeza toma conta da quadra e do barracão da Portela nesta terça-feira , 6, quando perdemos uma das maiores referências da história da escola e uma figura importante na história do Carnaval carioca. Tia Dodô foi um exemplo de dedicação para todos os portelenses. Figura que frequentou a quadra até poucos dias antes de ser internada, Dodô irradiava energia, apesar da idade, e sempre foi uma grande conselheira de toda a Família Portelense. Estamos profundamente consternados e orando pela alma de nossa querida madrinha, que, ao nos deixar, abriu uma profunda lacuna no seio portelense.
Monarco – Presidente de Honra
Sérgio Procópio – Presidente
Marcos Falcon – Vice-presidente"

Dona Dodô deve ser homenageada no desfile deste ano, cujo o enredo remete aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro.

Fontes: Wikipédia, G1 e EBC - Agência Brasil





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil