"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Faleceu aos 79 anos o cantor e compositor Orlandivo

Catarinense de Itajaí, Orlandivo foi conhecido como o Rei do Sambalanço durante a década de 1960 e foi influência para o cantor Jorge Ben Jor.


Na madrugada desta quarta-feira, 8 de fevereiro, faleceu o cantor e compositor Orlandivo aos 79 anos, vítima de efisema pulmonar.
Orlandivo Honório de Souza é meu conterrâneo: nasceu aqui em Itajaí, Santa Catarina e se mudou com sua família para o Rio de Janeiro aos 9 anos de idade. Aos 6, travou contato com o primeiro instrumento musical, uma gaita dada pelo pai, que rodava o País e a Europa em navios da Marinha Mercante. Já no Rio, adulto, começou sua carreira com suas primeiras composições em parceria com Paulo Silvino.
No início dos anos 1960 atuou como crooner do conjunto de Ed Lincoln. Em 1962, gravou seu primeiro disco, "A Chave do Sucesso" cuja faixa título remete à sua personalíssima maneira de se utilizar de um molho de chaves como instrumento de percussão.
Autor de mais de 200 canções, Orlandivo teve como entusiastas de seu trabalho intérpretes do calibre de Jorge Ben Jor, este pra quem Orlandivo foi sua grande inspiração musical, Dóris Monteiro, Wilson Simonal, Claudette Soares, João Donato, Elza Soares e Ângela Maria. Entre essas duas centenas de músicas, cheias de suingue e irreverência, estão clássicos, como "Tamanco No Samba"(parceria com Helton Menezes), "Bolinha de Sabão" (parceria com Adilson Azevedo gravado primeiramente por Sônia Delfino e, posteriormente, pelo Trio Esperança), "Samba Toff", "Onde Anda o Meu Amor", "Vô Batê Pá Tu" (em parceria com Arnaud Rodrigues gravado pela dupla humorística Baiano e os Novos Caetanos formada por Chico Anysio e Arnaud Rodrigues, no programa Chico City)  e "Palladium". Apesar dessas obras e de ser considerado na boêmia carioca como o Rei do Sambalanço – sub-gênero musical de grande sucesso em bailes dos anos 1960, que fundia bossa nova, jazz e ritmos latinos – Orlandivo segue praticamente anônimo para o grande público do País.
Na década de 1970, compôs vinhetas para a Rádio Continental, Rádio Globo AM e Rádio Nacional FM. Recentemente eu fiquei sabendo através do extinto programa Dorina Ponto Samba da Rádio Nacional AM que foi ele quem compôs a vinheta para o programa "Alô Daisy" apresentado pela atriz e radialista Daisy Lúcidi na mesma emissora radiofônica.
Seu último álbum foi o CD "Sambaflex" em 2006, lançado pela Deckdisc e produzido por Henrique Cazes, no qual interpretou clássicos de sua carreira.



Capa do LP "A Chave do Sucesso" de Orlandivo (grafado na época como "Orlann Divo") lançado pela Musidisc em 1962.

fontes:
Brasileiros
Wikipédia
Dicionário Cravo Albin





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil