"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

sexta-feira, 30 de março de 2018

Clássicos da Música Católica 01 - "Te Amarei, Senhor"

Postagem de Sexta-Feira Santa 




Quem é católico sente que pelo menos uma música executada na missa marca sua vida. Muitas delas marcou a minha e uma é da qual eu falarei agora: "Te Amarei, Senhor" (1992). Na minha adolescência, mesmo contra a vontade (além de ser a fase da "aborrecência", eu tinha tamanha dificuldade de aprender o sentido das coisas. Se eu já tinha dificuldade de aprendizado na escola, o que justifica o meu desempenho não muito bom nos estudos, imagine ao tentar entender as leituras e o Evangelho...), eu e meu irmão fomos levados pelos nossos pais à igreja do bairro onde moramos e a capela cantava muito essa música. Eu lembro que na noite da Sexta-Feira da Paixão de 1999, no dia 2 de abril (como eu lembro? Eu não lembro, procurei pelo calendário do ano no Google 😆), nós quatro,eu aos 17 anos, fomos para ver a encenação da Paixão de Cristo no Estádio Marcílio Dias daqui de Itajaí (naquela década todo ano havia encenação da Sexta-Feira Santa aqui na minha cidade) e uma banda carismática abria a encenação que era feita no campo e os espectadores ficavam na arquibancada. No repertório desta banda incluía a canção "Te Amarei, Senhor".Um momento engraçado daquela noite é que, enquanto a música estava sendo cantada pelo grupo, uns jovens atrás da gente certamente da minha idade faziam palhaçadas, uma delas era imitar as vozes em falsete da turma dos Teletubbies, uma série infantil anglo-americana que no Brasil era exibida nas manhãs da TV Globo e que era a sensação na época entre as crianças de até 6 anos (eu confesso que eu adorava). E eu cobria a minha boca com as mãos  e abaixava um pouco a cabeça para ninguém perceber que eu estava rindo das mocinhas e rapazes atrás.
"Te Amarei, Senhor" foi gravada originalmente por Antônio Kater Filho, teólogo, escritor e compositor (este que foi o professor do Padre Marcelo Rossi) e Maria do Rosário, cantora católica e apresentadora do programa "Brasil Cristão" que vai ao ar todas as terças-feiras às 20:30h na Rede Século 21. Este registro está no LP "Louvemos o Senhor Volume VII" (Paulinas/COMEP, 1992) e resgatado para o CD da coletânea "Louvemos o Senhor" lançado em 1997 (ouvi no Spotify e é realmente lindo). Eu não estou certa de quem escreveu a música. A internet diz que foi o Padre Zezinho. Um site em slideshare de cifras de cantos para missa diz que é do Frei Luiz Turra. Enquanto está dúvida a respeito do autor não se esclarece, a letra reflete como é essencial a presença de Jesus Cristo em nossa vida e faz com que fizéssemos uma autoanálise de como reagiríamos com o convite de Deus-Filho. Preciso dizer mais?
Recentemente a música foi regravada pela banda Santhuário com a participação da Irmã Kelly Patrícia. (clique aqui)

Fontes:
Revista Istoé - "O Marqueteiro dos Católicos" (Sobre Antônio Kater Filho)
https://istoe.com.br/3780_O+MARQUETEIRO+DOS+CATOLICOS+/

Slideshare - "Livro de Cantos da Congregação"
https://pt.slideshare.net/antoniarosacorrea/livro-de-cantos-da-congregao

Vídeo: gravação original de "Te Amarei, Senhor" (1992)

Me chamaste para caminhar na vida contigo,
Decidi para sempre segui-te, não voltar atrás. 
Me puseste uma brasa no peito e uma flecha na alma, 
é difícil agora viver sem lembrar-me de ti. 

[Refrão]
Te amarei, Senhor.
Te amarei, Senhor 
Eu só encontro a paz e a alegria bem perto de ti (2x) 

Eu pensei muitas vezes parar e não dar nem resposta. 
Eu pensei na fuga esconder-me, ir longe de ti, 
Mas tua força venceu e ao final eu fiquei seduzido. 
É difícil agora viver sem saudades de ti. 

[Refrão]

Ó Jesus, não me deixes jamais caminhar solitário, 
Pois conheces a minha fraqueza e o meu coração. 
Vem ensina-me a viver a vida na tua presença, 
No amor dos irmãos, na alegria, na paz, na união



ATUALIZADO NO DIA 6 DE ABRIL DE 2018
Eu fui ensaiar na casa de uma amiga para a missa e ao procurar por cantos em livros de músicas católicas vi que em um desses livros, o do "Deus Conosco", identificava os compositores de cada canção. Procurei por "Te Amarei, Senhor"(erroneamente intitulado como "Me Chamaste Para Caminhar") e finalmente descobri que o autor na verdade era ALFRED MERCIECA (no livro foi grafado com "Alfred Mercica")

2 comentários:

  1. Excelente Jeane, tudo o que você escreveu sobre o canto Te Amarei, Senhor. Muito bom mesmo. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Esse "Alfred Mercieca" era um padre Carmelita, padre Valerjan Mercieca, (religiosos podem tocar o nome de batismo) de origem maltense, que servia no Peru. Já trabalhou no Brasil (período em que provavelmente compôs essa música) , na Argentina e na Colômbia, e estava trabalhando no Peru, onde faleceu de COVID, em 01/08/2020. Vivia sempre entre os marginalizados e humildes
    Fonte:
    "Maltese missionary priest dies of COVID-19" https://timesofmalta.com/articles/view/maltese-missionary-priest-dies-of-covid-19-in-bolivia.809190

    ResponderExcluir

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil