"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

domingo, 10 de março de 2019

Gravadora Paulinas-COMEP abre as comemorações dos 60 anos de existência



Neste mês de março, a gravadora Paulinas-COMEP abre as comemorações rumo aos seus 60 anos de existência que só serão completados no ano que vem.
A Paulinas-COMEP (Comunicação Musical Editora Paulinas) é uma gravadora e editora musical brasileira que foi fundada em 1960 em Curitiba, com o nome de Edições Paulinas Discos (EPD) pelas Irmãs Paulinas (Pia Sociedade Filhas de São Paulo). A gravadora é uma empresa fonográfica das Edições Paulinas que compreende a editora de livros e revistas, todas elas de caráter religioso, cultural e educativo.
Em 1964 foi transferida para São Paulo. O principal objetivo da mudança era transmitir programas de rádio produzidos pelas Paulinas desde o início da década.
Entre os anos de 1969 e 1970 passou a chamar-se Paulinas-COMEP, lançando o primeiro disco, ou melhor, compacto brasileiro de música católica, "Canção da Amizade" do Pe. Zezinho, scj., que desde 1969 está na mesma gravadora e difundindo cada vez mais a música cristã. Pe. Zezinho (José Fernandes de Oliveira, scj) foi quem se destacou entre as personalidades do catolicismo na gravadora.
O logotipo "COMEP" foi inaugurado em 1971, porém sua primeira atuação foi em 1975. Em 1972, a Paulinas havia lançado um novo selo, Panorâmico, extinto vinte anos mais tarde. O primeiro álbum do selo Panorâmico foi  "Estou Pensando em Deus" (1972) do Pe. Zezinho. Quatro anos depois, em 1976, foi lançado o compacto simples "Oração de São Francisco" com o cantor Francisco Sérgio como intérprete principal. O compacto contem a faixa-título (de Padre Irala, 1968) com o arranjo de Eduardo Assad e a canção "O Caminho", também conhecida como "Vem, Eu Mostrarei" (de Valdeci Farias e Josmar Braga, 1976) com arranjo de Hector Lagna Fietta. O compacto é uma raridade até hoje.

Vejam também as minhas postagens aqui no meu blog sobre ambas as músicas:
"Vem, Eu Mostrarei"
https://jotadejeane.blogspot.com/2015/09/a-musica-catolica-vem-eu-mostrarei.html

"Oração de São Francisco"
https://jotadejeane.blogspot.com/2015/10/a-famosa-melodia-da-oracao-de-sao.html

O selo "COMEP" ainda distribuiu LP's até 1997, quando se trocou a logomarca definitivamente pelo grande "P" talhado sobre um globo que hoje designa a editora Paulinas, como na foto acima nesta postagem. Foi neste mesmo ano em que a venda de discos de vinil perdeu a força devido ao consumo em massa de CD's.
No Brasil a Edições Paulinas tem 28 lojas-livrarias distribuidoras e está presente em mais de 50 países nos cinco continentes através da difusão da congregação fundada por Beato Tiago Alberione (1884-1971) e "Venerável" Irmã "Mestra" Tecla Merlo (1894-1964). Beato Tiago Alberione e Irmã Tecla Merlo foram os pioneiros da ideia da pregação do evangelho através dos meios de comunicação, razão pela qual são inspiradores da missão Paulinas-COMEP.



Passaram pela gravadora Paulinas-COMEP vários nomes da música católica, como Padre/Monsenhor Jonas Abib, Adriana Arydes, Pe. Irala, Pe. Fábio de Melo, Pe. João Carlos, Sílvio Brito, Ir. Míria Kolling (1939-2017) e Cidinha Olivetti. Dentre os que permanecem estão Antônio Cardoso, Cantores de Deus (grupo fundado por Pe. Zezinho), Pe. Joãozinho, Vida Reluz, Jonny Mendes e Walmir Alencar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil