"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

segunda-feira, 13 de maio de 2019

A última gravação de Beth Carvalho (1946-2019)


Beth Carvalho e o jovem sambista Enzo Belmonte


Em uma terça-feira, 30 de abril de 2019, uma triste notícia pegou os fãs de samba de surpresa: morreu a cantora Beth Carvalho. Ela estava internada no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, desde janeiro de 2019. A causa da morte foi infecção generalizada, segundo o hospital, em comunicado. Há dez anos a cantora vinha tendo problemas na coluna, tanto que, no mesmo ano, chegou a cancelar sua apresentação no réveillon na praia de Copacabana por fortes dores. Em 2012, submeteu-se a uma cirurgia na coluna.
Em setembro de 2018 aconteceu um fato histórico. Mesmo com a mobilidade reduzida pelos efeitos do problema na coluna, Beth Carvalho cantou deitada ao lado do Grupo Fundo de Quintal em um show de comemoração dos 40 anos do álbum "De Pé No Chão" (RCA Victor/Sony Music, 1978). Foi com este disco que Beth Carvalho revelou o grupo de pagode até então desconhecido que fez a base instrumental do disco inteiro. Pelo fato de ela revelar nomes do samba, como Jorge Aragão, Almir Guineto (1946-2017) e Zeca Pagodinho, Beth é carinhosamente chamada de "madrinha do samba".


No dia em que a cantora faria 73 anos, 5 de maio, foi lançado no canal do cantor Enzo Belmonte no YouTube o clipe da música que será marcada como a última gravação de Beth Carvalho, "Trovador Urbano" (de André da Mata e Selma do Samba) que é uma homenagem a Nelson Cavaquinho (1911-1986). A gravação também conta com a participação de Nelson Sargento. O vídeo no qual a sambista aparece cantando deitada foi gravado no dia 22 de dezembro, pouco antes de uma das internações de Beth. O estúdio foi montado na casa da cantora que aconselhou Enzo Belmonte a transformar a música em um título do segundo EP do jovem sambista carioca de 17 anos e interprete oficial da escola mirim Mangueira do Amanhã. A direção musical é de ninguém menos que Rildo Hora e a filha do produtor Patrícia Hora também participa no coro.

Descanse em paz, Beth. Sucesso, Enzo Belmonte!


Trovador Urbano
escrita por André da Mata e Selma do Samba
interpretada por Enzo Belmonte
participação especial de Beth Carvalho (in memorian) e Nelson Sargento

Procurei as folhas secas
Que o meu poeta pisou
Não encontrei nem vestígios
O tempo ingrato levou
Retornei aquele templo
Fui atrás da tal Mangueira
Nem o fruto nem a flor
Alguém malvado cortou
Mas a estação primeira
Segue linda e magistral
Verde e rosa na avenida
Rainha do carnaval

Trovador urbano
Rei das madrugadas
Fez dos bares e calçadas
O seu jeito de viver
A morte benzeu o seu canto
Pro mundo do samba é santo
Ó! mestre você fez por merecer
E em qualquer roda de bamba
Seu nome é sempre exaltado
Viva Nelson Cavaquinho
Poeta imortalizado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil