"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

terça-feira, 26 de abril de 2022

As minisséries cristãs "A Última Semana" e "Ele Vive" (Associação do Senhor Jesus, 1996)

 





Toda a Semana Santa é de costume a Rede Século 21, uma das emissoras católicas a que eu particularmente amo assistir, exibir duas minisséries cristãs produzidas na década de 1990: "A Última Semana" e a sua sequência "Ele Vive" ambas exibidas originalmente pela CNT em 1996 e concretizadas pela Associação do Senhor Jesus, instituição católica fundada pelo Padre Eduardo Dougherty que criou a Rede Século 21. As duas sequências foram premiadas em 2001 no Festival de Filmes Católicos da Polônia como o prêmio de "História Mais Bem Contada".
"A Última Semana" foi exibida entre os dias 1 e 6 de abril de 1996 no horário das 17 horas e 20 horas. Foi escrita por Vicente Abreu, autor de "Repórter NT" da Revista Brasil Cristão que também faz parte da Associação do Senhor Jesus, com direção de Lucas Bueno. No elenco, estão Denis Derkian no papel de Jesus Cristo, Jonas Mello (1937-2020) no papel de Caifás, Jefferson Brito como Zadoque, o ator e dublador Luiz Carlos de Moraes como Pôncio Pilatos e Walter Forster (1917-1996).
A série revela o motivo pelo qual Judas traiu Jesus e o porquê que Jesus foi condenado e recebeu um castigo romano num país judeu. Como também demonstra o antigo costume na época de Páscoa de os religiosos sacrificarem um cordeiro de perfeita aparência, uma prática que durou justamente até o dia da crucificação do Verdadeiro Cordeiro sem pecado: Jesus Cristo.

Denis Derkian como Jesus Cristo


O ator Jefferson Brito como Zadoque.(foto do meu amigo Jean Dantas)

A seguir estão três vídeos (ironicamente faltando primeira parte) postados pelo próprio canal da Rede Século 21 no YouTube da minissérie "A Última Semana" ("La Última Semana"), todos dublados em espanhol.





 


 Já a minissérie "Ele Vive" foi exibida na semana seguinte, entre os dias 8 e 13 de abril do mesmo ano, que também foi escrita por Vicente Abreu e dirigida por Lucas Bueno. A produção mostra o que aconteceu nos cinquenta dias entre a Ressurreição de Jesus e sua Ascenção ao céu, a caminhada espiritual dos seguidores de Jesus e a transformação deles de "discípulos" em "Apóstolos", de pescadores profissionais em pescadores de homens. No elenco, Denis Derkian e Luiz Carlos de Moraes mantiveram seus personagens da primeira sequência da minissérie. Jonas Mello, porém, que fazia o Caifás, interpretou Anás, sendo que seu personagem anterior foi representado aqui por Valdir Ramos. Em seguida estão Cristiane Fischer (do Curso de Teatro Emílio Fontana) no papel de Maria de Nazaré, Luís Parreiras (1941-2020) como Simão Pedro e Níveo Diegues como Mateus.

O ator Níveo Diegues como apóstolo Mateus. (foto de Jean Dantas)


Vídeo: trecho da minissérie "Ele Vive" (postado pelo ator Níveo Diegues, o discípulo Mateus)

 


Vídeo: trecho da minissérie "Ele Vive" (postado por RS21 Play)

 


Veja também: por onde anda Denis Derkian, o ator que fez Jesus Cristo nas minisséries cristãs da Associação do Senhor Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil