"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

sábado, 17 de fevereiro de 2024

Portela conquista o quinto lugar e o Estandarte de Ouro!

 


Portela finalmente retorna às campeãs! (Foto: site Carnavalesco / Marlon Lamar e Squel Jorgea, casal de mestre-sala e porta-bandeira)

Um ano após o seu centenário infelizmente mal comemorado na Marquês de Sapucaí, a minha Portela deu a volta por cima e está novamente entre as campeãs do carnaval carioca de 2024, no quinto lugar, atrás de Viradouro, a campeã do ano, Imperatriz Leopoldinense, Grande Rio e Salgueiro e à frente de Vila Isabel. Além disso, o desfile com o samba-enredo "Um Defeito de Cor" (de Rafael Gigante, Vinicius Ferreira, Wanderley Monteiro, Bira, Jefferson Oliveira, Hélio Porto e André do Posto 7, 2023) ajudou a impulsionar a venda do livro homônimo de Ana Maria Gonçalves, no qual a escola se inspirou para o carnaval desse ano, tanto que os estoques se esgotaram nas lojas virtuais.
Por outro lado, o desfile também foi marcado pela polêmica do uso sem autorização de obras de artistas plásticos, porém, conforme o site da revista Veja, a LIESA (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) não punirá a escola de samba de Osvaldo Cruz e Madureira por isso.
Controvérsias à parte, outra boa notícia é que Portela conquistou o Estandarte de Ouro como melhor escola do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro. 


O LIVRO

"Um Defeito de Cor"  (Editora Record, 2006) narra a história de Kehinde, alter ego de Luísa Mahin (data de nascimento e morte incertas), uma mulher escravizada na África que viveu boa parte da vida no Brasil à procura de um filho perdido há décadas, que seria Luís Gama (1830-1882), abolicionista, jornalista, poeta e advogado brasileiro (Agência Brasil / EBC).  Ao longo da travessia, ela vai contando sua vida, marcada por mortes, estupros, violência e escravidão (sinopse / Google Books).


A escritora mineira Ana Maria Gonçalves e seu livro "Um Defeito de Cor"


VIVA A PORTELA!! 



"Um Defeito de Cor"
Escrita por Rafael Gigante, Vinicius Ferreira, Wanderley Monteiro, Bira,
Jefferson Oliveira, Hélio Porto e André do Posto 7.
Interpretada por Gilsinho
Presidente: Fábio Pavão
Vice-presidente: Júnior Escafura
Carnavalescos: André Rodrigues e Antônio Gonzaga
℗ 2023 Rio Carnaval - Edimusa



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil