"Volta por Cima" é um samba-canção do compositor e zoólogo Paulo Vanzolini (1924-2013) gravado pela primeira vez em 1963 pelo cantor Noite Ilustrada (1928-2003). Foi regravada por vários artistas, como Beth Carvalho (1946-2019) para o seu álbum ao vivo "Beth Carvalho Canta O Samba de São Paulo" (Veals, 1993) e, recentemente, por Alcione em dueto com Ludmilla para o tema de abertura da novela homônima das sete da Rede Globo.
A seguir, uma análise evangélica com a letra da música feita pelo frei Gustavo Medella para a Folhinha do Sagrado Coração de Jesus.
"Volta por cima". É o título do samba-canção do compositor e zoólogo Paulo Vanzolini. Tornou-se célebre na voz de Beth Carvalho e, no refrão, traz um incentivo a quem caiu: "Reconhece a queda e não desanima. Levanta, sacode a poeira, dá a volta por cima". O mesmo título poderia ter a história de José, filho de Jacó e Raquel, narrada pelos capítulos 37 a 50 do Livro do Gênesis. Traído pelos irmãos, vendido como escravo a uma comitiva, o jovem sonhador se torna homem poderoso, governador no Egito, e, anos depois, é ele quem se torna o responsável por salvar os mesmos familiares que lhe fizeram tanto mal. Sua trajetória é marcada por quedas e reerguimentos.
Frei Gustavo W. Medella, OFM
@freigustavomedella
Verso da página do dia 22 de novembro de 2024 da Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Editora Vozes
Abaixo: Vídeo aúdio da gravação de 1962 de "Volta Por Cima" (intitulado erroneamente por "Maria Lúcia" pelo topic do Noite Ilustrada no YouTube).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.