"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

sábado, 23 de julho de 2011

Amy Winehouse (1983-2011)


Amy Winehouse:cantora conhecida pela polêmica e pela sua voz e visual marcantes agora virou mito da música mundial.



Internautas e fãs do mundo inteiro entram em choque:morreu a cantora inglesa Amy Jade Winehouse (Londres, 14 de setembro de 1983 - Londres, 23 de julho de 2011). Pra mim, foi o maior choque desde a morte dos Mamonas Assassinas. Amy foi encontrada morta em sua casa, em Camden, Londres, no dia 23 de julho de 2011, às 16 horas (horário de Londres), aos 27 anos ,coincidentemente a mesma idade que os também problemáticos Kurt Cobain, vocalista do Nirvana, Jim Morrison, do grupo The Doors, Janis Joplin e Jimi Hendrix . A informação teria sido divulgada pelo jornal The Daily Mirror e confirmada pela polícia inglesa. A cantora se apresentou em turnê pelo Brasil em janeiro deste ano, com shows em Florianópolis (aqui em Santa Catarina), Rio de Janeiro, Recife e São Paulo.
Amy Winehouse cresceu com a família que amava o jazz. Precoce, aos dez anos, montou um grupo de rap, ganhou sua primeira guitarra elétrica aos 13 e aos 16 anos já cantava profissionalmente. Sua voz era comparada com as divas da black music americana, uma das suas influências. Em 2003, gravou seu primeiro CD, "Frank" (Island Records/ Universal Music UK). Na época, foi lançado apenas no Reino Unido, mas só se espalhou ao mundo inteiro em 2008, no auge de sua carreira. Nesse mesmo ano, no Brasil, "Frank"vendeu 60 mil cópias, ganhando o disco de ouro, segundo o Wikipédia . O título é uma referência ao cantor Frank Sinatra.
Com "Back to Black", de 2008, CD bastante influenciado na black music da década de 60, Amy ganhou 5 Grammy's: Canção do Ano, Gravação do Ano, Artista Revelação, Melhor Álbum Vocal Pop e Melhor Performance Vocal Pop Feminina. Amy foi a primeira artista inglesa a ganhar mais Grammy's.Nesse álbum, Amy é acompanhada pela banda The Dap-Kings, conhecida por ter uma sonoridade similar a da décadas de 60 e 70 (inclusive foi o que mais chamou a minha atenção).
Como compositora, Amy Winehouse dividia com o público os seus dramas pessoais. Falava sobre seu sofrimento com o casamento com o músico Blake Fielder-Civil,seu problema com as drogas e com o álcool e a rejeição ao tratamento pra se livrar deles.

R. I. P. Amy Winehouse




A pequena Amy.


Amy adolescente e colegial


Amy Winehouse, no início de carreira.



















2 comentários:

  1. Jê! Lindo post! Praticamente uma homenagem pra ela :)
    Fiquei em choque, totalmente estarrecida com a notícia da morte da Amy!
    Ela era uma cantora brilhante e fará muita falta!
    Que pena que se foi tão cedo...
    RIP Amy =/

    Beijos Jê, bom find ;*

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por mais uma visita, Lary!!♥♥♥Beijos, Jê!!

    ResponderExcluir

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil