"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

LISTAS - As Minhas Vozes Preferidas da Música

***Vale lembrar que a postagem se baseia em apreciação pessoal e não em opinião popular ou midiática.***

Claro que quem não estuda música não vai entender o que eu digo, mas pelo menos só vai ver este post pelas gravuras. São as vozes que,na minha opinião, mais me encantam e que admiro, seja pela atitude ou apenas pela beleza vocal.

INTERNACIONAIS

Sarah Brightman



A soprano inglesa já vendeu mais de 40 milhões de cópias em álbuns e 8 milhões em DVD's. O gênero de Sarah é lírico, além de ter habilidade de cantar em várias línguas (incluindo inglês, espanhol, italiano e francês). Já foi a musa inspiradora do músico Andrew Lloyd Webber, com quem mais tarde se casaria, para se incorporar no papel de Cristina Daaé do musical "O Fantasma da Ópera". Também gravou um álbum fazendo reeleituras das canções de peças criadas pelo então marido, como "Don't Cry For Me Argentina" (do musical "Evita") e "I Don't Know How To Love Him" (de "Jesus Cristo Superstar"), mas só foi a partir do final dos anos 90, já divorciada de Webber, que mostrou ao mundo o seu tamanho talento cantando em dueto com Andrea Bocelli a música "A Time To Say Goodbye (Con Te Partiró)".



Amy Winehouse



Falar da voz de Amy Winehouse é chover no molhado, pois todos sabem que lembra bastante uma diva black americana graças ao seu poderoso e profundo contralto vocal. Seu último CD, o "Back To Black" (Island Records/ Universal Music Group, 2006), só no Brasil conquistou o disco de diamante: mais de 250 mil cópias vendidas.



Adele



Adele, assim como Amy Winehouse, é uma branca inglesa com voz de negra americana, cuja extensão vocal também é mezzosoprano. Em 2009, ganhou Grammy Awards de "Artista Revelação" e "Melhor Vocal Pop Feminino" pelo seu primeiro album, "19" (XL Recordings Ltd. / Columbia Records/ Sony Music Entertainment Group,2008). Adele ganhou reconhecimento mundial através do seu CD seguinte, o "21" (XL Recordings Ltd. / Columbia Records/ Sony Music Entertainment Group, 2011) com os hits "Rolling In The Deep" e "Someone Like You". No final do ano passado, seu selo Columbia Records havia anunciado que ela passaria por uma cirurgia nas cordas vocais e ficaria um longo período de repouso. A previsão é que ainda esse ano ela volte a cantar. Adele teve uma hemorragia nas cordas vocais e assume que, apesar de ter medo de prejudicar sua voz, consome cigarros constantemente, o que ela acredita que foi o motivo do problema. E os fãs só na torcida para que ela melhore e volte logo aos palcos.



"Rolling In The Deep"



http://youtu.be/rYEDA3JcQqw



Christina Aguilera



Em 1999,  quando ouvi "Come On Over Baby (All I Want Is You)" pela primeira vez, achei que era uma novidade da Whitney Houston, já que a voz da loira naquela época era bastante semelhante à da intérprete de "I Will Always Love You". Influenciada nas cantoras Whitney Houston e Etta James, seu estilo vocal é soprano com alcance de 4 oitavas (noooossa!!) .

"At Last"



http://youtu.be/fbgvlERKj9U



Beyoncé



Linda, negra, rica e dona de uma voz inigualável. Sua voz é considerada mezzosoprano dramático (o timbre mais pesado e mais potente dos mezzosopranos) , com um registro vocal de 3,6 oitavas. Só ouvindo como sua voz fica lindíssimas nas músicas "At Last", que ela gravou para o filme "Cadillac Records" (Sony Pictures, 2008) no qual ela fez o papel da cantora Etta James, que faleceu este mês, e "The Way We Were", que já foi cantada por Barbra Streisand para o filme "Nosso Amor de Ontem" ("The Way We Were", Columbia Pictures, 1973) estrelado por esta. Inclusive até a própria Barbra esteve na platéia pra vê-la ao vivo.

"The Way We Were"



 http://youtu.be/0roN1hlyRG4


"At Last"



http://youtu.be/Q8FHwsATN0E



Barbra Streisand 



Falando em Barbra, a cantora e atriz vencedora de 2 Oscar, além de ser a eterna diva do público gay e musa inspiradora da atriz Lea Michele na série musical "Glee", tem uma linda voz de mezzosoprano e é uma das poucas cantoras que usa o vibrato com perfeição e beleza.



Amy Lee (vocalista do grupo Evanescence)



Tem gótica na lista! A banda Evanescence, fez uma ótima combinação da voz firme e cristalina da Amy Lee com os solos pesados de guitarra, algo que não se vê desde o grupo Nightwish quando a vocalista ainda era Tarja Turunen. Amy Lee pode ser considerada como soprano, pois possui um incrível alcance, no total de 4 oitavas. Haja voz, hein?




http://www.youtube.com/watch?v=_RrA-R5VHQs



Shakira



Na infância, Shakira nunca tinha conseguido entrar num coral da escola, porque a professora não gostava de sua voz, chegando até a ser comparada com a de uma cabra! (clique aqui). Porém, depois de adulta, a qualidade de sua voz mudou. Colombiana, sua técnica vocal lembra a de cantoras folclóricas de países sul-americanos de língua espanhola, como a paraguaia Perla e a argentina Mercedes Sosa, talvez pelo uso tradicional do vibrato. Alguns classificam como contralto (onde?), mas eu diria que sua extensão vocal é mezzosoprano. A partir de 1996, a morena Shakira fez sucesso no continente com o álbum "Pies Descalzos" (Columbia Records/ Sony Music, 1995-1996). O álbum ganhou a edição brasileira com três faixas em português "Estou Aqui", "Um Pouco de Amor" e "Pés Descalços" (eu tinha esse CD, mas a enchente de 2008 o estragou =/ ). Em 2001, já com cabelos loiros, gravou seu primeiro CD em inglês, sua fama se espalhou ao mundo todo e hoje tem mais de 60 milhões de cópias vendidas,e é a primeira artista colombiana a ter sua estrela na calçada da fama em Hollywood e, só no Brasil, conquistou disco de ouro pelo seu último álbum "Sale el Sol" (Epic Records / Sony Music, 2010). É, professora, se você duvidava do sucesso de sua ex-aluna, só podia estar loca, loca, loca.





http://www.youtube.com/watch?v=XAhTt60W7qo



Nossa, já tô até com problema nas cordas vocais. Vamos para a suavidade brasileira?



NACIONAIS

Maysa


"Contemporânea da compositora e cantora Dolores Duran, Maysa compôs 30 canções, numa época em que havia poucas mulheres nessa atividade. Maysa interpretava de maneira muito singular, personalista, com toda a voz, sentimento e expressão, sendo um dos maiores nomes da canção intimista. Um canto gutural, ensejando momentos de solidão e de grande expressão afetiva." (Wikipédia)



Paula Fernandes



Além de ser linda e dona de uma voz doce, Paula Fernandes segue um estilo mais maduro da música sertaneja da atualidade. Seu contralto vocal é suave e, digo mais uma vez, doce só de ouvir canções como "Jeito do Mato" e a sua reeleitura de "Tocando em Frente".

"Tocando em Frente"



http://www.youtube.com/watch?v=0GVufKMLclo&feature=related



Vanessa da Mata



Sua voz lembra as divas da MPB Gal Costa e Marisa Monte, porém, diferentemente das vozes de ambas que são soprano dramático, a voz da cantora mato-grossense é mezzosoprano leggero, ou seja, é o timbre mais leve, mais suave e de pouca intensidade do grupo dos mezzosopranos. Antes do sucesso, Da Mata já compôs músicas pra Maria Bethânia e Daniela Mercury. Entre os grandes sucessos de sua carreira estão "Não me deixe só", "Ai, Ai, Ai" e "Boa Sorte/Good Luck", este no qual ela canta em dueto com o músico norte-americano Ben Harper.



Adriana Arydes



Pra quem não conhece, Adriana Arydes é cantora de música católica e frequentemente se apresenta nas TV's Canção Nova e Aparecida. Em 2009, lançou seu CD de coletâneas "Milagres" pela Som Livre (com a participação do Pe. Fábio de Melo na faixa-título) e, recentemente, lançou o álbum de inéditas "Coisas que Vivi" pela Paulinas COMEP. Com sua extensão vocal classificada como mezzosoprano, Adriana Arydes tem uma voz suave e potente e um lindo timbre. Tudo isso num dom que Deus lhe deu.

 "Minha Graça Te Basta"




http://www.youtube.com/watch?v=OLDX7zpRgqc


"Humano Amor de Deus" (com Pe. Fábio de Melo)



http://www.youtube.com/watch?v=PJnOGTCvbdk



Pe. Fábio de Melo



Ainda falando em música católica, vamos falar também do inteligentíssimo Pe. Fábio de Melo que também tem uma linda voz. Cantor, compositor, escritor e apresentador do programa "Direção Espiritual" da TV Canção Nova, o mineiro de Formigas tem um timbre belo e suave de barítono. A nota mais baixa que alcançou e que parecia difícil pra qualquer barítono foi fá2 (o mínimo que um barítono pode emitir é a partir da nota sol2 ) na performance ao vivo da canção "Humano Amor de Deus" como participação especial para o DVD "Adriana Ao Vivo" (Paulinas COMEP, 2007) da cantora Adriana Arydes e a mais alta foi fá#4 no seu mais recente sucesso, "No Meu Interior Tem Deus" do CD homônimo (Sony Music, 2011). Que Deus abençoe sua voz, padre!

"No Meu Interior Tem Deus"



http://www.youtube.com/watch?v=K4jkiiIlam8


Irmã Kelly Patrícia



Freira, cantora católica e fundadora do Instituto Hesed, sua voz lembra a sertaneja Paula Fernandes, porém seu registro vocal voz é mezzosoprano. Na música religiosa, Ir. Kelly Patrícia leva aos jovens suas mensagens e seus ensinamentos, na boa parte do repertório, em ritmo de pop e rock. Nos shows, seu nome é simplicidade, ou seja, ela não se preocupa com a presença de palco, mas a sua voz... ouçam que linda!



http://www.youtube.com/watch?v=2c4S9rhs4D8


Dorina



Cantora e apresentadora do programa "Dorina Ponto Samba" da Rádio Nacional AM do Rio de JaneiroDuas ocupações que provam que ela tem mesmo uma linda voz e um mezzosoprano forte. Ouça o video abaixo e aprecie!



http://youtu.be/nXreEBAhJkE



Maria Rita



Tinha que ser a filha da Elis Regina, mesmo! Apesar de que a sua voz seja idêntica a de sua mãe e que ambas tenham sua extensão vocal  como mezzosoprano, Maria Rita tem timbre mais suave que a da própria Elis. Cantando samba ou jazz, Maria Rita arrasa.



Diogo Nogueira



Mais um filho de peixe na área. Cantor, compositor, apresentador do programa "Samba na Gamboa" da TV Brasil e filho de João Nogueira, sua extensão vocal pode ser classificado como barítono, muito comum entre vários cantores. Com voz idêntica à de seu pai, Diogo tem seus lindos graves e muito talento de sobra.



Rildo Hora



Sim, ele mesmo! Arranjador, produtor, compositor e gaitista, Rildo Hora, mais conhecido por essas ocupações, raramente dá um de cantor, mas ele também tem muito talento pra isso e um belíssimo grave vocal. E a prova do crime está no LP "A Vez e a Hora de Rildo Hora" (RCA Victor, hoje Sony Music, 1971). O próprio produtor de grandes sambistas, como Zeca Pagodinho, Beth Carvalho e Martinho da Vila, disse que já havia gravado outro álbum cantando, mas eu ainda não sei qual foi. Apesar de ser talentoso como cantor e ter as mesmas extensão (baixo) e qualidade vocais que tinham os cantores Dick Farney e Wilson Simonal, Rildo Hora é o único "não-cantor, mas canta de vez em quando" aqui na lista. Pra quem é apreciador do trabalho de Rildo e sente falta dele como cantor, aí vai uma boa notícia: Rildo já gravou o CD em dueto com a filha cantora Patrícia Hora e vai lançá-lo logo, logo.





http://www.youtube.com/watch?v=MroPSzVC6co&feature=fvsr



Clara Nunes



Preciso falar mesmo sobre a belíssima voz de mezzosoprano da inesquecível Guerreira?



http://www.youtube.com/watch?v=drGewMyo00A&ob=av2n





7 comentários:

  1. Muito boa a matéria! Tenta escutar só Olívia Ferreira, Maíra Jaber e Davidson Silva, que são outras lindas vozes da Música Católica.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a matéria! Tenta escutar só Olívia Ferreira, Maíra Jaber e Davidson Silva, que são outras lindas vozes da Música Católica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pela recomendação, também. Eu já conhecia os trabalhos da Olívia e do Davidson. Um beijão!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. As cinco maiores cantoras do Brasil são:Angela Maria,Dalva de Oliveira,Elizeth Cardoso,Dolores Duran e a mais completa de todas Elis Regina.

    ResponderExcluir

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil