"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

"Nossa Escola de Samba" (1965)

 
Cena do documentário de Manuel Horácio Gimenez


Eu vi esse documentário nesta sexta-feira de carnaval (8/02) na TV Justiça e achei bem interessante o desfile da escola de samba de antigamente no Rio de Janeiro: a simplicidade dos carros e o ritmo lento dos sambas, bem diferente de hoje em dia que é acelerado.

"Solo de pandeiro no meio da avenida não tem mais não malandro, nos carnavais atuais!!!"
Ciclo Natural, na descrição do video no YouTube


"Nossa Escola de Samba" é um média-metragem de 1965 que mostra a escola de samba Unidos de Vila Isabel naquele ano quando, ainda no Grupo 2, foi vice-campeã com o enredo "Epopéia do Teatro Municipal". O documentário faz parte da compilação "Brasil Verdade" de 4 médias realizados entre 1964 e 1965 e lançados em forma de longa de episódios em 1968, que se tornou um dos clássicos do documentário brasileiro. A produção geral dos filmes foi de Thomas Farkas (Thomaz Jorge Farkas, Budapeste, 17 de outubro de 1924 - São Paulo, 25 de março de 2011).

Com roteiro e direção de Manuel Horácio Gimenez, "Nossa Escola de Samba" é um documentário social sobre o bairro carioca onde surgiu a Escola de Samba Unidos de Vila Isabel: o cotidiano do morro, as transformações que ocorrem todo ano quando se aproxima o Carnaval, os preparativos, os ensaios e finalmente o desfile na avenida. O média venceu Prêmio Dziga Vertov no Festival Internacional do Filme no Rio de Janeiro em 1967 e a Menção Especial no VIII Festival de Cinema dos Povos Florença na Itália, também em 1967.



"Nossa Escola de Samba" (de Manuel Horácio Gimenez)
 



Video: http://www.youtube.com/watch?v=WZrr2vse7EY


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil