"O que é de verdade ninguém mais hoje liga: isso é coisa da antiga" - Ney Lopes e Wilson Moreira

Elsa (Frozen) ♥

segunda-feira, 24 de junho de 2013

O Vozeirão Incrível de Noriel Vilela



Eu nunca tinha ouvido falar no cantor Noriel Rosa (Rio de Janeiro, ? - 1974) até ouvir a canção "Só o Ôme" na reeleitura do Zeca Pagodinho em seu mais recente álbum, "30 Anos - Vida Que Segue" (Universal Music, 2013), no qual Zeca comemora seus 30 anos de carreira regravando grandes clássicos do samba. Aí, encantada com o arranjo empolgante da música, procurei pelas suas informações no meu amigo Google pra ver quem era o intérprete original, até que encontrei uma singela biografia do Noriel Vilela no Wikipédia e alguns videos seus de áudio postado por colecionadores de relíquias musicais no YouTube. Conclusão: fiquei maravilhada com seu vozeirão balançado de timbre baixo profundo, já que eu gosto muito de cantores com esse timbre considerado mais grave e mais pesado da voz masculina.
Noriel Vilela era integrante do grupo vocal de samba Cantores de Ébano durante a década de 1960. Em 1968, lançou o seu único álbum solo, "Eis O 'Ome' " pela extinta Copacabana Discos. O LP "é uma sucessão de faixas de sambalanço com forte tempero afro, não apenas na sonoridade, como também na temática, voltada para a umbanda" (Wikipédia). Além da música "Só O Ôme" (da autoria de Edenal Rodriges), um dos grandes sucessos do cantor foi a canção "Dezesseis Toneladas" (que não está no álbum), versão de um clássico norte-americano do pop-country-folk dos anos 1940, "Sixteen Tons", de Ernie Ford e Merle Travis, que foi gravado primeiramente pelo próprio Travis e, posteriormente, pelo cantor Tennessee Ernie Ford e pelo grupo vocal The Platters.
Noriel morreu em 1974 devido a uma reação alérgica à anestesia de seu dentista. Seu nome é sempre lembrado entre os admiradores do sambalanço e é facilmente encontrado nas redes de compartilhamento de arquivos da internet.
Nos anos 1990, o acervo de gravações da Copacabana Discos foi transferido para a EMI Music e, na década seguinte, através da sua série "100 Anos", a EMI relançou em CD o álbum "Eis o 'Ôme' " de Noriel Vilela, remasterizado pelo Charles Gavin, baterista dos Titãs e colecionador assíduo de discos de vinil.



"Dezesseis Toneladas"



http://www.youtube.com/watch?v=Beo_jHowU-I


"Só o Ôme" 



http://www.youtube.com/watch?v=am8NvEuEyb0


"Só o Ôme" (versão recente de Zeca Pagodinho)



http://www.youtube.com/watch?v=y2TqjxyXAvU






Um comentário:

Moderação de comentários ativada. Aguarde a publicação.

Festa de Lançamento do "Clube do Samba" (Fantástico, 1979)

"Meninos da Mangueira" - Ataulpho Jr. e Diogo Nogueira no programa "Samba da Gamboa" na TV Brasil